quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMO PERDER GANHANDO, OU GANHAR, PERDENDO.


Você ganhou ou perdeu a eleição ? Se fizer uma boa reflexão irá descobrir que, se você “ganhou”, pode ter muito a perder, e se você “perdeu”, com certeza vai ganhar muitas coisas.

À primeira vista isto pode parecer uma baita abobrinha, mas é conversando que a gente se entende. Você, que venceu a eleição, precisa fazer sua reflexão de forma muito mais rápida, pois já chega a hora de tomada de decisões e seu governo, ou administração vai começar.

Você deve lembrar que sua nova campanha começa no primeiro dia de sua administração. Hora de lembrar dos compromissos, das promessas, dos planos e projetos. É agora que você vai começar a sentir como é fácil “perder” e tão difícil “ganhar”. Vai ter que matar um leão por dia. Por mais que realizar, sempre haverá insatisfeitos, críticos, acusadores.

Tradicionalmente, os mais freqüentes erros de pós-vitória são : Promessas não cumpridas, Declarações que comprometem e acusações graves e sem respostas, falta de compromisso com os parceiros de campanha e achar que a oposição morreu.

O político mais experiente sabe onde errou durante sua campanha, e onde acertou. E saberá administrar isto para que os erros não se repitam. Da mesma forma, o administrador experiente saberá focar-se naquilo que o eleitor deseja e espera.

Fazer um relatório da campanha, relembrar as falhas e acertos, as promessas e os compromissos e estar sempre atento para que se cumpram. Analisar as falhas da campanha para que não se repitam. Relembrar os equívocos e falhas pessoais e, tão logo seja possível, corrigir.

Lembrar que o eleitor tem memória sim, e muitas vezes se prendem a detalhes. Se você conseguir esclarecer as dúvidas que ficaram com ele, certamente o conquistará definitivamente. O contrário, porém, o fará relembrar, na próxima eleição,  que você falhou.

Como dito, você que acabou de vencer a eleição já está entrando em sua nova campanha. Boa sorte !

Falemos agora com você, que perdeu a eleição. 

Você terá agora 4 anos para suas reflexões, terá tempo para analisar como foi sua campanha, quais foram seus erros e seus acertos. Somente enfrentando esta avaliação agora é que você poderá lograr êxito em sua próxima batalha política. Muitas vezes deixa-se isto para o futuro, para quando se estiver já dentro da nova campanha. E aí se comete os mesmos erros.

Lembre-se. Você é uma pessoa especial, com sua personalidade, caráter e inteligência. Se ocorreram falhas, elas foram por obra e arte sua. Portanto, cabe exclusivamente a você “descascar” o abacaxi. E quanto mais rápido fizer isto, melhor.

São tempos para analisar e avaliar tudo que foi dito e feito durante a campanha, os argumentos, as promessas, os projetos, o marketing, as pessoas que colaboraram e trabalharam contigo. As parcerias políticas e os apoios.

Fazendo um balanço geral de campanha, com tudo de bom e de ruim que aconteceu, você estará aprendendo com sua derrota, para, no futuro, poder se apresentar candidato renovado, com novas idéias e mais conquistador de votos.
É tempo para ser humilde e observar o adversário governar, conhecer suas qualidades e seus defeitos. É tempo para questionar quais foram as razões de sua derrota e como corrigir as falhas.

Se você ainda tem pretensões políticas e sonha com uma nova eleição, sua campanha começa agora.

Entre uma vitoria ou uma derrota existe muitas lições e muito que aprender. Seja para quem venceu, seja para quem perdeu, pois na política a  cada dia sempre se aprende 
alguma coisa.

Então, mãos a obra e boa sorte !

Nenhum comentário: