Ver e chorar !
Vendo as tantas fotos da tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro, onde pedras e restos de árvores restam sobre casas e ruas, nos vem à mente a noticia de que a casa onde morou Tom Jobim e onde compôs uma de suas mais famosas músicas foi destruída pelo deslizamento do morro e nos deixamos levar um pouco para o sobrenatural quando cantarolamos uma pequena parte da musica: “É pau, é pedra, é o fim do caminho....” Estaria o grande poeta antevendo esta desgraça ?
Vendo tantas fotos da tragédia e as declarações de políticos responsáveis pela falta de ação, seja no socorro imediato das vitimas ou na falta de prevenção para que tragédias deste tipo pudessem ser evitadas, ficamos na dúvida: Dizer que Deus quer assim não dá para aceitar. Afinal, Deus não seria tão ruim para punir tantos inocentes. Creditar à natureza ? Pode ser, porém, a tecnologia atual já permite antever muito do que a natureza nos reserva.
Vendo tantas fotos desta tragédia difícil de a gente entender, ficamos a procura de culpados. Afinal, alguém tem que levar a culpa. Nada acontece de graça. Rapidamente chegamos a duas constatações lógicas. Ah, mas agora é tarde. Muita gente já morreu! Não. Nunca será tarde para se corrigir erros e já que a tragédia está aí, melhor tentar aprender com ela para não errar novamente.
Vendo as fotos terríveis daqueles morros machucados, parecendo feridas sangrando, fica fácil entender que o homem não respeitou a natureza. Construiu onde não devia, sem nenhuma técnica, sem nenhum planejamento. Foi vitima de seu livre arbítrio.
Vendo aquelas casas destruídas, as cidades abaladas, e o tamanho da tragédia, fica a pergunta que não se cala: Onde estavam as autoridades que permitiram a ocupação irregular de áreas de riscos, que permitiram as construções sem nenhuma fiscalização.
Houvesse justiça neste país e todos os prefeitos daquelas cidades estariam responsabilizados por todas aquelas mortes. Que fossem, pelo menos, responsabilizados por improbidade administrativa com cassação dos mandatos dos que estão no poder e cassação de direitos políticos dos que já deixaram o poder, mas deixaram também sua marca da irresponsabilidade.
Que se varressem do mapa político todos aqueles que, seja por omissão, incapacidade, interesse político, estupidez, ignorância, ou seja lá que diabos o moveram, nunca mais venham a cuidar da coisa pública.
Que a morte de tantos inocentes sirva-nos de exemplo, e a todos os governantes, para que de uma vez, definitivamente, faça-se uma lei simples de ser aplicada, com um só artigo:
Artigo 1º - Fica desde agora proibida a construção em áreas consideradas de risco, tais como topos de morro, encostas, pé das montanhas, aterros sanitários, lixões, beira de rios e córregos, brejos e áreas alagadiças. O descumprimento desta lei acarretará multa a quem construir e a quem permitir a construção e as autoridades deverão imediatamente destruir o que for construído, sem direito a qualquer tipo de indenização.
Claro que muitos políticos dirão que a medida é impopular, mas se não se colocar um freio nesta situação a cada ano iremos chorar por mais mortos. Se a preocupação é manter alguns votos podem esquecer. Qual político teria coragem hoje de ir lá pedir um voto ?
Por isto precisamos de políticos íntegros, realmente interessados no bem estar de cada cidadão, ousados nas suas ações e comprometidos com o meio ambiente.
Difícil ? não creio ! Para fazer uma lei precisamos de... um político. Para aprovar esta lei precisamos de.... alguns políticos. Para aplicar esta lei precisamos de.... muitos políticos.
Então, minha gente, é só saber escolher o cara, ou chorar depois, como estamos fazendo agora.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário