quinta-feira, 2 de julho de 2009

Explicando o inexplicável.

A crise ainda come solta mas sempre tem gente que consegue aproveitar as oportunidades e ganhar dinheiro, dinheiro este que geralmente vai para aplicações financeiras, pois ninguém guarda dinheiro no colchão.

Se você é um deste privilegiados e ainda aplica suas economias em Fundos de Investimentos é bom saber que os rendimentos destes fundos estão perdendo, em rentabilidade, para a popular Caderneta de Poupança. Claro que estamos falando do pequeno investidor, aquele que tem entre 5 mil e 100 mil sobrando.

A algum tempo atrás era comum a pessoa comprar dólares para proteger seu rico dinheirinho, pois saiba que no semestre o dólar já perdeu mais que 12 % de seu valor.

Bom, então vamos comprar Ouro! Mau negócio. Também perdeu mais que 8 % no semestre. Caracas, então vamos para a Bolsa, comprar ações. Bom, aí depende de sua disponibilidade do dinheiro e sangue frio. No semestre a Bolsa rendeu 37 % para quem “agüentou” o sobe e desce, pois no mês de junho ela perdeu 3,25 %.

Isto mostra que no prazo médio e longo a Bolsa pode ser uma boa opção de investimento mas, seu dinheiro vai ficar preso pelo mercado. A curto prazo a coisa fica russa. Nos Fundos, além da taxa baixa os bancos cobram taxas de administração elevadas que corroem os lucros. A Poupança parece ser o porto seguro do momento. Nada de taxas administrativas, baixo risco, liquidez a qualquer momento, porém, há que se contentar com ganhos mais modestos.

Ah, mas a Bolsa bombando ! É fato, mas deve-se observar que este sobe e desce da Bolsa está afeto a entrada de dinheiro estrangeiro, dinheiro este que fica passeando pelo mundo atrás de oportunidades de ganhos e o Brasil é a bola da vez neste quesito.

Ocorre que esta dinheirama toda não entra para o setor produtivo, não gera riquezas, que gera poupança. Esta grana toda é arisca, ligeira. Entra, fatura alguns porcentos na alta da Bolsa e em seguida vendem tudo, fazem lucro e cai fora, vai cantar em outra freguesia. E quem pagou os ganhos deles ? Claro, os menos avisados, os sonhadores com grandes lucros que apostam na sua inteligência financeira.

Para o "gringo" a coisa é simples. Toma dinheiro lá fora a juros de 1 a 3 % ao ano. Trazem para o Brasil em dólares, que são vendidos para terem Reais, que serão aplicados na Bolsa. Vendem os dólares quando a cotação está alta. Entram na Bolsa aos poucos e vão levando para cima as cotações das ações. Quando sentem que a alta está no limite possível, vendem tudo e fazem um baita lucro. A Bolsa despenca e leva para baixo a cotação do dólar. Legal, agora eles pegam seus reais ganhos na Bolsa e compram dólares barato. Agora é só voltar para a terrinha, com os bolsos cheios de mais dólares.

Em pouco tempo ganham aqui o que levariam anos para ganhar em seu país. Culpa de quem ? De nossa linda taxa de juros, a segunda maior do mundo. Por aqui ainda pagamos 10 % AO MÊS em cheque especial ou cartão de crédito. Para o pequeno empresário descontar um borderô de cheques ou duplicatas não fica por menos de 5 % AO MÊS.

O problema é que temos mais de 30 milhões de brasileiros que não lê jornal, não entende nada de dinheiro, aliás, o único que ele vê é quando recebe seu Bolsa alguma coisa, mas vota. Eis a questão !

Nenhum comentário: