terça-feira, 29 de março de 2011

ENDOMARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O sucesso de qualquer empresa ou de uma instituição pública está intimamente ligado ao envolvimento real dos funcionários com os objetivos traçados. Não existem realizações individuais. Tudo é fruto da participação das pessoas.
Vamos falar de nossa Prefeitura Municipal e de seus objetivos e suas dificuldades.
Claro que todo Prefeito quer realizar o máximo durante sua gestão. Construir novas estruturas, reformar as existentes, ampliar e modernizar, além de prestar o melhor serviço para a população, principalmente nos setores básicos de Saúde e Educação.
Mas uma cidade como Extrema, que nos últimos 10 anos cresceu e se desenvolveu 10 vezes mais que qualquer outra cidade de seu porte, exige muito mais. É uma cidade turística também, com mais de 700 kms de estradas rurais e mais de 6.000 propriedades rurais, a maioria delas de veraneio. Também é uma cidade festeira, e em suas principais festas traz para a cidade milhares de turistas, caso da Festa do Peão, Carnaval e Festa de Santa Rita.
Este movimento todo de gente pelas estradas exige manutenções constantes, principalmente em épocas de chuvas. E aí entra toda uma estrutura departamental de obras, máquinas e equipamentos.
A Educação atende mais de 5.000 alunos, que são transportados de todas as partes por veículos da municipalidade. Ônibus, Vans, Kombis precisam de estradas em condições o ano todo. Ambulâncias precisam atender em qualquer ponto onde se fizer necessária, como também veículos da Polícia Militar, da Bragantina e outros.
A cidade está crescendo, os bairros vão se ampliando e novas construções brotam com incrível rapidez. Logo surgem novas ruas, novas comunidades e o asfalto precisa ser levado até lá. E vai também rede de esgotos, rede de água, iluminação pública, transporte.
Muito bem. Por traz de todo este barulho está o funcionário municipal. Muitas vezes esquecido pela população, outras até maltratado, estigmatizado como alguém que pouco faz.
Mas não fosse o funcionalismo municipal Extrema jamais estaria onde está agora. Considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Estado de Minas Gerais, uma cidade onde não falta emprego, não falta escola e creche, PSF´s em todos os bairros, 1º lugar em atendimento bucal.
Falhas podem existir, mas como conseqüência de tentativas para acertar, e é nesta direção que a administração trabalha. Acertar o máximo possível, sem perder o foco que é o cidadão.
Bem, aqui entramos com aquele conceito que abre o nosso artigo; Endomarketing.
Simplificando, é o marketing feito para dentro da administração. É a valorização do funcionário público. Na iniciativa privada o marketing é feito sobre um produto para um provável cliente e para gerar lucro.
Na Administração Pública o produto é o serviço a ser prestado e o cliente é o cidadão. Não seria preciso convencer o cidadão a consumir o serviço, porque isto é uma necessidade, mas convencer o funcionário a prestar um bom serviço , que é uma obrigação e, geralmente insatisfatório. É importante empregar sempre a atenção, o respeito e a cortesia no tratamento dispensado ao usuário dos serviços, e algumas prioridades precisam ser observadas, como por exemplo, tempo de espera para ser atendido, prazos para cumprimentos dos serviços oferecidos, a boa comunicação com os usuários, os procedimentos para atender as reclamações através de uma Ouvidoria Pública, as formas de identificação dos servidores ( é importante você saber com quem está falando), e as condições de limpeza e conforto de todas as dependências públicas.
A agilidade e a dignidade no atendimento ao cidadão é que demonstra a eficácia da gestão pública. E tudo isto depende exclusivamente do funcionalismo.

É partir daí que se passa a considerar o trabalhador municipal como parte integrante de um grupo, e não mais como indivíduo isolado. Não se considera mais apenas suas necessidades materiais e financeiras, mas também as necessidades psicológicas e de estima de cada indivíduo e de cada grupo. Parte-se da premissa que um ambiente de trabalho amistoso e integrado reflete diretamente na comunicação interna e na imagem da organização, sendo um dos elementos principais para o alcance de bons resultados, e que as ações do endomarketing devem fazer parte do planejamento estratégico organizacional.
Enquanto na iniciativa privada o marketing está direcionado para o lucro através do atendimento das expectativas do consumidor do produto, na Administração Pública o endomarketing está direcionado para qualificar o funcionário e motivá-lo, para através de seu trabalho atender a expectativa do cliente cidadão.
A motivação, a integração e o reconhecimento passam a ser ferramentas importantes na administração. Acrescente-se o envolvimento de todos com os objetivos da administração e se terá a receita certa para o sucesso.
Como é popular dizer, a fila anda. E na Gestão Pública não poderia ser diferente. Os tempos mudaram e novas técnicas administrativas se fazem necessárias. Os funcionários serão os mesmos, mas os resultados é que farão a diferença.

segunda-feira, 28 de março de 2011

NOSSO TRÃNSITO

Extrema vai crescendo, vai se desenvolvendo. Aumenta a população, aumenta o número de veículos que transitam pela cidade e a coisa vai ficando complicada.

Muitas pessoas se deixam contaminar pelo "poder" de ter nas mãos um carro e esquecem as regras básicas de cidadania, de respeito ao pedestre e as regras da boa convivência.

E surgem os primeiros atropelamentos, as constantes batidas de veículos, logos vem as brigas de trânsito e pronto !

segunda-feira, 21 de março de 2011

INCOERÊNCIA

Nunca aquele velho ditado “ Sentar no próprio rabo e falar mal do rabo do vizinho” esteve tão à mostra como o faz o exnobre vereador euizer. Semanalmente, quando comparece à reunião da Câmara, vai lá na Tribuna para falar do salário do Ouvidor. Picuinha antiga.
Insiste em dizer que o Ouvidor não trabalha e que ganha um grande salário. Mas tem muita coisa que o povo não sabe. Por exemplo:
No ano de 2.010 a Ouvidoria atendeu mais de 1.500 pessoas, seja por protocolos, e-mails, telefone ou pessoalmente em visitas do Ouvidor. No período de chuvas, o Ouvidor trabalhou em conjunto com a Defesa Civil visitando locais de riscos e procurando auxiliar famílias necessitadas ou atingidas por acidentes naturais.
Para quem quer conhecer os relatórios da Ouvidoria basta acessar o site da prefeitura:
www.extrema.mg.gov.br Lá estão todos os relatórios de protocolos emitidos.

Agora vamos falar do tal vereador.
Saibam aqueles que votaram nele, e os que não votaram, que o vereador + seu assessor custam juntos, para a Câmara, mais de 6.000 reais por mês, ou 72 mil por ano, ou 288 mil por mandato. Juntando-se férias e diárias podem passar de 300 mil por mandato.
Lembrando que o Ouvidor não tem assessor. Trabalha sozinho.
Agora a informação mais importante. Durante todo o ano de 2.010 o Gabinete deste vereador atendeu a apenas 41 cidadãos Outros gabinetes de outros vereadores atenderam entre 500 a 700 cidadãos.
E durante este mesmo período o tal vereador não apresentou nenhuma indicação ou projeto.
Ou seja, sua atividade parlamentar foi inócua.
Fazendo as contas: 72 mil reais divididos por 41 atendimentos, temos que o atendimento a cada cidadão pelo seu gabinete custou para a Câmara a bagatela de R$ 1.756,00 cada um.
Por aí se pode ver o “quanto” trabalha o pobre vereador. Isto sem considerar que o vereador falta constantemente às reuniões, pois mora e trabalha em São Paulo.

Então, o que interessa mais ao cidadão extremense ? Um vereador e seu assessor que em 1 ano atendeu apenas 41 pessoas em seu gabinete e não fez nenhuma indicação ou projeto, ou um Ouvidor que no mesmo período, e trabalhando só, atendeu mais de 1.500 pessoas ?
2012 virá e o povo saberá corrigir estas coisas.

SENTA NO RABO PARA FALAR DOVIZINHO

Nunca aquele velho ditado “ Sentar no próprio rabo e falar mal do rabo do vizinho” esteve tão à mostra como o faz o exnobre vereador euizer. Semanalmente, quando comparece à reunião da Câmara, vai lá na Tribuna para falar do salário do Ouvidor. Picuinha antiga, que já deu até processos.

Insiste em dizer que o Ouvidor não trabalha e que ganha um grande salário. Mas tem muita coisa que o povo não sabe. Por exemplo:

No ano de 2.010 a Ouvidoria atendeu mais de 1.500 pessoas, seja por protocolos, e-mails, telefone ou pessoalmente em visitas do Ouvidor. No período de chuvas, o Ouvidor trabalhou em conjunto com a Defesa Civil visitando locais de riscos e procurando auxiliar famílias necessitadas ou atingidas por acidentes naturais.
O Ouvidor trabalha todos os dias, em tempo integral. Para quem quer conhecer os relatórios da Ouvidoria basta acessar o site da prefeitura:
www.extrema.mg.gov.br Lá estão todos os relatórios de protocolos emitidos.

Agora vamos falar do tal vereador.
Saibam aqueles que votaram nele, e os que não votaram, que o vereador + seu assessor custam juntos, para a Câmara, mais de 6.000 reais por mês, ou 72 mil por ano, ou 288 mil por mandato. Juntando-se férias e diárias podem passar de 300 mil por mandato.
Lembrando que o Ouvidor não tem assessor. Trabalha sozinho.
Agora a informação mais importante. Durante todo o ano de 2.010 o Gabinete deste vereador atendeu a apenas 41 cidadãos Outros gabinetes de outros vereadores atenderam entre 500 a 700 cidadãos no mesmo período.
E durante este mesmo período o tal vereador não apresentou nenhuma indicação ou projeto. Ou seja, sua atividade parlamentar foi inócua. Um zero a esquerda.

Fazendo as contas: 72 mil reais divididos por 41 atendimentos, temos que o atendimento a cada cidadão pelo seu gabinete custou para a Câmara a bagatela de R$ 1.756,00 cada um. Por aí se pode ver o “quanto” trabalha o pobre vereador. Isto sem considerar que o vereador falta constantemente às reuniões, pois mora e trabalha em São Paulo.

Então, o que interessa mais ao cidadão extremense ? Um vereador e seu assessor que em 1 ano atendeu apenas 41 pessoas em seu gabinete e não fez nenhuma indicação ou projeto, ou um Ouvidor que no mesmo período, e trabalhando só, atendeu mais de 1.500 pessoas ?

O povo não é cego nem trouxa e saberá corrigir estas coisas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

ENERGIA NUCLEAR

Artigo do Blog publicado no Estadão de hoje, 16-03, no Forum dos Leitores.

Energia Nuclear

Mais de 1/3 do consumo energético do mundo depende do petróleo e do gás natural, e a tragédia nuclear japonesa mostra que por muito tempo ainda haverá, ou até mesmo crescerá, o consumo destas duas fontes de energia.

O Brasil é privilegiado: conta com enormes recursos hídricos para a geração de energia elétrica; com o advento do pré-sal terá suas necessidades de petróleo satisfeitas; e com território imenso e clima favorável,pode ampliar a geração de energia da biomassa, retirando dos vegetais um gigantesco volume energético. Além disto, existe a possibilidade de geração eólica, uma boa alternativa de geração de energia limpa.

Será que nosso país precisa realmente de energia nuclear ? Não seria mais seguro investir este dinheiro na energia eólica e na biomassa ? Estaria o Brasil em condições de enfrentar um problema como o do Japão ?



E pensar que ainda nem conseguimos explicar os nossos apagões.

terça-feira, 15 de março de 2011

FORÇA JAPÃO !

A catástrofe que se abateu sobre o Japão entristece todo o mundo, e particularmente a nós, brasileiros, pois o Japão é uma Nação amiga e seu povo é nosso irmão por natureza. É no Brasil que vive a maior colônia de japoneses fora do Japão.

As imagens e as informações que nos chegam são terríveis e a força e disciplina do povo japonês causam-nos emoção profunda e passamos a desejar, do fundo da alma, que Deus dê-lhes ânimo para retomar a vida o mais rapidamente, e força espiritual para suportar as dores das perdas de filhos, pais, mães e parentes.
Em Extrema temos nossa querida colônia nipônica que neste momento está sofrendo muito. Quero apresentar meus pesares a toda esta comunidade, desejando que encontrem forças espirituais para orarem pelos seus irmãos.
Todos nós, Extremenses, estamos rezando por aquele povo neste momento tão trágico.
Força Japão !

FORÇA JAPÃO !

A catástrofe que se abateu sobre o Japão entristece todo o mundo, e particularmente a nós, brasileiros, pois o Japão é uma Nação amiga e seu povo é nosso irmão por natureza. É no Brasil que vive a maior colônia de japoneses fora do Japão.

As imagens e as informações que nos chegam são terríveis e a força e disciplina do povo japonês causam-nos emoção profunda e passamos a desejar, do fundo da alma, que Deus dê-lhes ânimo para retomar a vida o mais rapidamente, e força espiritual para suportar as dores das perdas de filhos, pais, mães e parentes.
Em Extrema temos nossa querida colônia nipônica que neste momento está sofrendo muito. Quero apresentar meus pesares a toda esta comunidade, desejando que encontrem forças espirituais para orarem pelos seus irmãos.
Todos nós, Extremenses, estamos rezando por aquele povo neste momento tão trágico.
Força Japão !