quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Extrema de hoje e de amanhã

Extrema tem a tempos a Bauducco, uma das maiores empresas no ramo de biscoitos e chocolates, além de panetones e ovos de páscoa. Recentemente foi inaugurada na cidade a fábrica da Barry Chocolates, grupo Belga que possui indústrias na Bahia. Trata-se de empresa produtora de chocolate in-natura, em escala industrial, que atende àquelas indústrias que produzem todo tipo de chocolates e confeitos para consumo no varejo.

Neste final de agosto a cidade recebeu a nova Kopenhagen Chocolates, que produz as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e DanTop.

Como se vê, Extrema vai se tornando um grande pólo produtor de chocolates. Logo deverão vir para a região as fábricas de biscoitos, balas e bombons porque é estratégico estar por perto dos fornecedores. Atrás deles virão os fabricantes de embalagens.

Trocando o doce pelo aço. Já se fala na chegada da Panasonic que viria fabricar a chamada linha branca ( geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, etc) e também já se ouviu dizer que há estudos a Hiunday para colocar aqui uma fábrica de tratores e máquinas de terraplanagem.

Por se tratar de processos produtivos que consomem muito material de transformação, tais como estampados, forjados e fundidos é de se esperar que vindo estas empresas virão também as de transformação. Fundições já temos na cidade e que produzem qualidade já aprovada pelas indústrias automobilísticas. As demais, virão, com certeza que irão. Podem até demorar mas será a lógica.

Nenhum comentário: