terça-feira, 14 de abril de 2009

Noticia ruim ? Depende do ponto de vista !

O Jornal Folha de São Paulo traz em sua edição de hoje, 14-04, a notícia de que a Kopenhagen, fábrica de chocolates sediada em Barueri, São Paulo, estará transferindo sua produção para sua nova fábrica em Extrema-MG dado que a atual fábrica já não comporta mais suas necessidades de produção. O Sindicato dos trabalhadores na Industria de Alimentos em São Paulo diz que poderá haver 600 demissões, enquanto a empresa informa que os atuais trabalhadores terão prioridade na transferência de seus postos de trabalho.

Então vamos peneirar para ver o que sobra na peneira.

A empresa busca seu crescimento e desenvolvimento, a ampliação de seu negócio e de suas instalações. Muitas vezes isto já não é possível onde ela se encontra. Como muitas, busca o espaço necessário em cidades do interior, onde as prefeituras lhes oferecem áreas enormes para suas novas instalações. Foi o que fez a Kopenhagen.

Em Extrema, dizem, a empresa deverá abrir vagas para cerca de 700 funcionários. A cidade mais que agradece. Se considerarmos um salário médio, desde o topo da administração até o posto mais modesto, da ordem de, digamos, R$ 1.000,00 per capita, Extrema receberá em seu comércio cerca de 550 a 650 mil reais todos os meses. 7,2 a 7,5 milhões por ano.

Barueri vai perder este dinheiro todo. Mas a fila anda e todos acabarão conseguindo novo emprego. Outras empresas chegarão por lá.

Se a empresa trouxer metade daqueles 600 funcionários, Extrema terá uma explosão no setor imobiliário ( locação), além do crescimento natural de seu comércio. Os novos extremenses conhecerão uma qualidade de vida que nem sonham ter lá onde vivem. Porque aqui em Extrema a vida corre tranquila. Barueri perderia 300 moradores, ou, uns 1.000 habitantes. Extrema ganharia estes novos habitantes, o que significa também mais dinheiro do Governo Federal por habitante.

Uma empresa do porte da Kopenhagem tem um faturamento respeitável e isto gera arrecadação de ICMS, IPI, PIS, COFINS, I.R. Enfim, toda a cadeia tributaria que beneficia muito o município.
Barueri vai perder esta arrecadação mas Extrema vai ganhar.

Em seu processo de industrialização muitas matérias primas, embalagens e produtos acessórios são adquiridos em outros Estados e trazem consigo créditos de impostos. Mais um pouquinho para Extrema, além de outras empresas satélites que logo irão se aproximar.

Exemplo: Uma única empresa, fabricante de chocolate industrial ( fornecido para a industria do chocolate comercial) quer se instalar em Extrema e investir, acreditem, 25 milhões de dólares nos próximos 6 meses ( Cerca de 53 milhões de reais). Sabem o que é isto ? O Orçamento da cidade está na casa dos 60 milhões de reais ao ano.Como eu disse. A fila anda.

Extrema tem a Bauducco, que emprega centenas de pessoas. E nesta esteira de produtos já vem chegando a Juliana, do Grupo SADA e a PANCO com investimentos de mais alguns milhões de dólares e que irá oferecer também mais algumas centenas de empregos e alguns milhões de impostos.

A Fiat já inicia no segundo semestre as obras para a construção de seu entreposto , recepção, adaptação e distribuição de automóveis importados, em Extrema. Não serão tantos empregos, mas a arrecadação de impostos ! ! Afinal, serão milhares de carros faturados a partir de Extrema.

Isto sem contar a Medabil, que será inaugurada no próximo dia 23 de abril. Mais algumas centenas de empregos e milhões em impostos. Então ? Quem disse que aquela notícia era uma má noticia ? Tudo depende do ponto de vista. De nosso ponto, tudo isto é notícia boazuda.

Que nos desculpem o povo de Barueri e de outras cidades. Mas Extrema é atualmente a cereja do bolo no Sul de Minas. E temos que saber tirar proveito disto. É o futuro da cidade que está em jogo. Sejam bem vindos caros empresários.

4 comentários:

Unknown disse...

parabens pra esta cidade tão maravilhosa, que é a cidade de extrema, eu sou maceió-al e nunca fui á esta cidade, mas istou indo morar nela e buscar uma qualidade de vida, melhor pra.
e o governo municipal dessa cidade tem toda razão de atrair empresas pra extrema já que outras cidades de grande porte não suporta mais agromerado de empresas onde não se tem mais terrenos pra se colocar novas fabricas...!
Davi gonçalves
e-mail: pato.lindo.Dv@hotmail.com

Camilo IBOPE disse...

Camilo Elesbão
Sou de Bragança Paulista-sp, Parabenizo a cidade de extrema pelo crescimento no pólo industrial, o governo estadual de minas fazendo parceria com os munícipios mineiros estão fazendo um ótimo trabalho atraindo os empresários pelos baixos impostos entre outros,...........
Mas lamento muito, em vista dos baixos impostos, isso se retrata nos BAIXOS SALÁRIOS oferecidos nessas empresas de grande porte, a falta de mão-de-obra qualificada na cidade,impede as reinvindicações!!!
E que o povo mineiro abrem os olhos e corram atrás dos seus ideais!
Pq

And disse...

Odair,
Depende do ponto de vista mesmo. Eu considero uma coisa péssima para a minha cidade, que cresce de forma desordenada, com um custo de vida que não corresponde com o salário mínimo que a maioria dos extremenses e não extremenses ganham, destas grandes empresas que recebem tantos benefícios e que pagam tão mau seus funcionários.
Não considero uma boa notícia, pois nossa cidade, que como você diz, tem uma qualidade de vida ímpar, está crescendo de forma descontrolada, e nem um plano diretor digno temos, pois a população não é chamada para discutir sobre o crescimento de nossa cidade, não somos chamados, porque o interesse aqui é o progresso burro e desordenado, que destrói a história de um povo, a origem de uma gente. E digo mais, a cidade ganha muito mesmo com tantas empresas vindo pra cá, mais o que vejo acontecendo aqui é o seguinte: pequenos grupos beneficiados, e muita gente na mesma situação de pobreza, e com isso quem ganha de verdade são os políticos que fazem disso um instrumento para a manutenção do poder e o fortalecimento de uma política assistencialista burra e injusta.
Enfim é isso que eu pobre mortal e mera extemense penso.
Namastê
Andréa

camilinha sex disse...

Boa noite, me chama Sandy e faço o curso de Gestão de Recursos Humanos na instituição FAEX, faço parte do grupo que está fazendo uma pesquisa para a publicação de um artigo cientifico,o nosso tema é "O Perfil dos Trabalhadores de Extrema", então gostaria de pedir a você que me envie todos os dados possíveis relacionados ao tema, como por exemplo a facha etária dos trabalhadores,o grau de escolaridade,a origem se são somente da cidade ou de outras regiões,ficarei muito grata se poderem nos ajudar, caso tenham alguma dúvida sobre as reais intenções do projeto entrem em contato com a FAEX, peso mais uma vez que mandem todas as informações, e já agradeço antecipadamente.
Obs: qualquer informação será muito bem vinda, desde informações exatas a sites.
Obrigada.