sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS ENGENHEIROS ESTÃO CHEGANDO.


Lembro de já ter escrito um artigo sobre a preferência de nossos jovens pelos cursos de administração, direito, economia, e outros. E também comentei que na Europa, desde muitos anos, a preferência era por cursos técnicos, de formação profissional especializada.

O certo é que o jovem precisa, primeiramente, buscar uma formação que o qualifique para os mercados de trabalho mais em evidencia, e, posteriormente, buscar a formação cultural de seus ideais.

E o Brasil chegou neste estágio muito mais rápido do que eu imaginava.

Pesquisas mostram que entre 2011 e 2012 a procura por cursos de Engenharia foi a que mais cresceu, sendo a graduação em Engenharia Civil a primeira no ranking, com 49,2 % de crescimento, seguida de Engenharia de Produção, 26,5 %, enquanto que Direito, 5, 6 %  e Administração, 1 %, foram as que mais caíram.

Bem provável que isto seja reflexo da divulgação em massa da falta de engenheiros no país. Já se fala em um “apagão” da mão-de-obra de engenheiros e que o Brasil estaria importando engenheiros até da China.

E existe um fundo de verdade em tudo isto. Basta ver a quantidade de novas industrias que se instalaram no país, principalmente na área automobilística. Na área petrolífera já é de conhecimento geral que o país não atende suas necessidade em termos de profissionais e a “importação” destes já é corriqueira.

O desenvolvimento pelo qual o país passa faz com que o mercado da construção civil esteja necessitando cada vez mais de profissionais e as pesquisas para desenvolvimento de alimentos também precisam  da engenharia de alimentos.

Bons empregos e bons salários são os atrativos para estes cursos, mas nem tudo é rosa com bolinhas azuis. Muitos preferem os cursos de humanas por um certa aversão à Matemática e Física. De olho neste problema, as faculdades que estão recebendo esta enxurrada de novos alunos para Exatas tem disponibilizado aulas especiais de matemática e física para estes alunos, para que não ocorram no médio prazo uma elevada evasão.

Outra característica interessante é que empresas do sistema financeiro tem contratado com mais freqüência estudantes oriundos dos cursos de Engenharia, interessadas em seu raciocínio lógico.
Aqui em Extrema temos o SENAI que está formando centenas de técnicos, que já saem da escola qualificados para exercerem sua nova profissão, atendendo a demanda das industrias.

A Faex tem em sua grade vários cursos formadores de profissionais especializados, como Engenharia de Alimentação, de Computação, Mecânica, Civil, etc. para que nossos jovens possam estar se preparando para uma vida profissional rentável. No futuro, quando sua renda estiver garantida, poderá fazer cursos  como Literatura, Geografia, Arquitetura, Letras, Psicologia, e outros que irão enriquecer sua formação cultural.

A verdade é o Brasil tem hoje uma déficit de mais de 150 mil engenheiros. O Basil tem atualmente 6 engenheiros para cada 1.000 habitantes, enquanto que no Japão e EUA a proporção é de 25 para 1.000 habitantes. Estamos atrasados.

A SOCIEDADE NÃO DORMIU. APENAS COCHILAVA.


Tudo que está acontecendo no STF com o julgamento do mensalão atinge duramente o PT – Partido dos Trabalhadores. A história que o Partido criou para si como sendo um partido ligado à ética, defensor dos pobres, da Constituição e da independência política do país, foi definitivamente enterrada por este bando de malfeitores ora condenados.

Pode-se, agora,  entender as razões de seus lideres em  tentar, por todos os meios, impedir a realização do julgamento. Não queriam dar publicidade das práticas criminosas, das reuniões clandestinas, algumas delas ocorridas no interior do próprio Palácio do Planalto, caso único na história brasileira.

Mas quis o destino colocar no STF este personagem que ficará na historia jurídica do país; Joaquim  Barbosa. Ele ,e os ministros do STF,  acertaram no alvo  ao definir a liderança petista, em 2005, como uma sofisticada organização criminosa e que, no entender do ministro Joaquim Barbosa, tinha como chefe José Dirceu, ex-presidente do PT e ministro da Casa Civil de Lula.

Como disse o ministro Celso de Mello,  este processo criminal revela a face sombria daqueles que, no controle do aparelho de Estado, transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta de poder, concluindo que isto  é macrodelinqüência governamental. O presidente Ayres Brito foi mais direto: É continuísmo governamental. É golpe!

Este julgamento tirou a roupa do PT e deixou o rei nu. Só assim se explica  o ódio dos seus fanáticos militantes com a Suprema Corte e, principalmente, contra o que eles consideram os ”ministros traidores”, isto é, aqueles que julgaram segundo os autos do processo e não de acordo com as determinações emanadas da direção partidária.

Como estão acostumados a lotear as funções públicas, até hoje não entenderam o significado da existência de três poderes independentes e, mais ainda, o que é ser ministro do STF. Tanto que Lula, já um ex-presidente, ousou procurar um dos ministros para fazer pressão contra o julgamento.

Para eles, especialmente Lula, ministro da Suprema Corte é cargo de confiança, como os milhares criados pelo partido desde 2003. Daí que já começaram a fazer campanha para que os próximos nomeados, a começar do substituto de Ayres Brito, sejam somente aqueles de absoluta confiança do PT, uma espécie de ministro companheiro. E assim, sucessivamente, até conseguirem ter um STF absolutamente sob controle partidário.

A recepção dada pelos chamados líderes do PT  às condenações demonstra como os petistas têm uma enorme dificuldade de conviver com a democracia. Democracia que sempre defenderam, enquanto oposição, mas que,  uma vez no poder, trataram de enterrar.

Primeiramente, logo após a eclosão do escândalo, Lula pediu desculpas em pronunciamento por rede nacional. Reconhecia ali a existência algo errado, mas que ele, coitado, não sabia de nada. No final do governo mudou de opinião: iria investigar o que aconteceu, sem explicar como e com quais instrumentos, pois seria então um ex-presidente, e como tal, impossibilitado de qualquer tipo de investigação, salvo se continuasse a ser um presidente nas sombras.

Em 2011 apresentou uma terceira explicação: tudo era uma farsa, não tinha existido o mensalão. Agora apresentou uma quarta versão: disse que foi absolvido pelas urnas ? um ato falho, registre-se, pois não eram um dos réus do processo. Ao associar uma simples eleição com um julgamento demonstrou mais uma vez o seu desconhecimento do funcionamento das instituições . Registre-se que, em todas estas versões, Lula sempre contou com o beneplácito dos intelectuais chapas-brancas para ecoar sua fala.

As lideranças condenadas pelo STF insistem em dizer que o partido tem que manter seu projeto estratégico. Qual? O socialismo foi abandonado e faz muito tempo. A retórica anticapitalista é reservada para os bate-papos nostálgicos de suas velhas lideranças, assim como fazem parte do passado o uso das indefectíveis bolsas de couro, as sandálias, as roupas desalinhadas e a barba por fazer.

A única revolução petista foi na aparência das suas lideranças. O look guevarista foi abandonado. Ficou reservado somente à base partidária. A direção, como eles próprios diriam em 1980, “se aburguesou”. Vestem roupas caras, fizeram plásticas, aplicam botox a três por quatro. Só freqüentam restaurantes caros e a cachaça foi substituída pelo uísque e o vinho, sempre importados, claro.

O único projeto da aristocracia petista  conservadora, oportunista e reacionária ,  é de se perpetuar no poder. Para isso precisa contar com uma sociedade civil amorfa, invertebrada. Não é acidental que passaram a falar em controle social da imprensa e  do Judiciário. Sabem que a imprensa e o Judiciário acabaram se tornando, mesmo sem o querer, nos maiores obstáculos à ditadura de novo tipo que almejam criar, dada ausência de uma oposição político-partidária.

A estratégia petista conta com o apoio do que há de pior no Brasil.

É uma associação entre políticos corruptos, empresários inescrupulosos e oportunistas de todos os tipos. O que os une é o desejo de saquear o Estado. Como fizeram.

O PT acabou virando o instrumento de uma burguesia predatória, que sobrevive graças às benesses do Estado. De uma burguesia corrupta que, no fundo, odeia o capitalismo e a concorrência. E que encontrou no partido, depois de um século de desencontros, namorando os militares e setores políticos ultraconservadores, o melhor instrumento para a manutenção e expansão dos seus interesses. Não deram nenhum passo atrás na defesa dos seus interesses de classe.

Ficaram onde sempre estiveram. Quem se movimentou em direção a eles foi o PT.
Vivemos uma quadra muito difícil. Remar contra a corrente não é tarefa das mais fáceis. As hordas governistas estão sempre prontas para calar seus adversários.

Mas  as decisões do STF nos dão um alento, uma esperança  de que é possível imaginar uma república em que os valores predominantes não sejam o da malandragem e da corrupção, onde o desrespeito à coisa pública não se torne uma espécie de lema governamental,  e a mala recheada de dinheiro roubado do Erário não se tenha transformado em símbolo nacional.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

FAÇA O QUE DIGO, NÃO FAÇAS O QUE FAÇO.


No decorrer da última eleição em Extrema fui alvo de muitos ataques da chamada oposição, que, maldosamente, sempre alegavam que eu estaria fazendo propaganda do prefeito em horário de trabalho, quando na verdade eu estava gozando período de férias e, como qualquer cidadão, livre para expor suas opiniões, direito garantido pela nossa Constituição.

Não satisfeitos, fizeram uma representação ao Ministério Publico pedindo a cassação do prefeito eleito tendo em vista que o Ouvidor, então, funcionário municipal, teria feito propaganda eleitoral do candidato da situação.

Pois bem. Vamos imaginar que esta gente tivesse alguma razão. Que em algum momento, em meu horário de trabalho, eu tivesse cometido este deslize. Aí vem a minha questão:

A Presidente Dilma, estando Presidente da Republica, funcionária federal e empregada de todos os brasileiros, dedica-se, em seu horário de trabalho, a participar de comícios do PT para defender a candidatura de seus candidatos. Exemplo, São Paulo e Campinas, hoje, 23-10.

Ela pode ! Um simples funcionário municipal não poderia ?

O funcionário estava de férias. Ela está trabalhando.

Que visão é esta do PT de Extrema ? Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço ?

Se nosso prefeito eleito devesse ser cassado por este motivo, que se cassem primeiro a Presidente Dilma, só para dar o exemplo.

É por estas e outras que um bom time de petistas irão ver o sol quadrado e comer quentinhas.

domingo, 21 de outubro de 2012

O QUE OS OLHOS VÊ, O CORAÇÃO SENTE !


 Muitas vezes perdemos a oportunidade  de perceber as coisas ao nosso redor. A natureza é uma delas.

Lá no alto do morro, onde vivo, adotei o hábito de fazer caminhadas, devagar, e observando e ouvindo. 
Já aprendi a identificar vários pássaros pelo canto. Já entendo porque os macacos Saa gritam, alertando a chegada de estranhos, avisando que vai chover, marcando o espaço da família. Reconheço o canto da Juriti, avisando que o dia já acabou, assim como a farra das maritacas no final da tarde, quando voltam para casa. O bom dia do Sabiá e a harmonia do Pixarro.

O silêncio dos cachorros, que querem entrar na casa, com o rabo entre as pernas, é sinal de temporal chegando. Buscam proteção. Nestas horas os passarinhos desaparecem. Os macacos silenciam. A Mãe Natureza parece avisar. Guardai-vos porque vai água.

Um dos meus passatempos é sair com lupa, binóculo e máquina fotográfica. Do alto da montanha posso ver o mundo com o binóculo e sentir que a paisagem nunca é a mesma. As montanhas não saem do lugar, mas a cada momento vestem roupas diferentes.

Com a Lupa vou observando pequenas flores, pequenos insetos, seus ricos detalhes, o colorido, o desenho. Coisas que a natureza nos dá de graça. É só querer ver. A florzinha desta foto, que nem sei o nome, tem apenas 1 centímetro de tamanho, mas ampliada nos mostra uma riqueza de detalhes que o melhor pintor não conseguiria   colocar na tela. 
Uma Joaninha, uma pequena borboleta ou uma abelha, tudo nos mostra que existe um grande artista por trás destas maravilhas, que nos oferece sua arte sem nada nos pedir, apenas a nossa atenção. Obrigado Senhor !

 
                                                                       

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

BLOQUEIO OU DEDINHO ?

As Comunidades e Grupos virtuais são canais interessantes para a troca de ideias e opiniões, mas que muitas vezes se transformam em ringues de lutas ou rinhas de galos. Quando usadas com cidadania muito  colaboram, pois é através deste comunicação rápida que as autoridades tomam conhecimento de fatos, reclamações e solicitações e tomam as necessárias providencias .

É alí também que as pessoas trocam ideias, opiniões e impressões sobre os mais diversos assuntos, discutem, debatem temas, enfim, ajudam a construir uma sociedade mais culta, mais informada.

Porém, e sempre há um porém, existem pessoas que se divertem em atacar o caráter e a moral de outras, pessoas que não tem cultura suficiente para argumentar e partem para a ignorância, na acepção máxima da palavra. Mas esquecem que para tudo existe um limite e muita gente está respondendo processos na Justiça por terem ultrapassado este limite.

Mas a Internet é uma ferramenta e tanto. Se você quer manter uma diálogo com determinada pessoa, o que faz ? Convida ela para ser seu amigo ou, manda uma mensagem de amizade. E a partir daí é que vai se formando as Comunidades e Grupos.

O inverso é verdadeiro.  A Ferramenta é completa. Serve para fazer uma amizade e serve também para desmanchar. Se a pessoa que quis ser sua amiga ou amigo não está correspondendo às suas expectativas, basta Bloquear o diálogo, e pronto ! Vocês não podem mais ler e escrever um ao outro.  É o que antigamente se dizia: "Ficar de mal", "dar o dedinho".

Ah, mas se meu amigo, ou amiga, ficar legal de novo ? Tranquilo, usa a mesma ferramenta e "Desbloqueia", e tudo volta a ser como era antes, no quartel de Dantes. Fácil, né mesmo ?

Então, que tal dar uma olhada em suas amizades, ver o que estão escrevendo sobre sua pessoa ? Se a coisa degringolou e passaram para o campo pessoal e ofensivo, Bloqueie.

Na Internet, como em nossa vida do dia-a-dia, podemos escolher com quem queremos viver e conviver. Todos tem a obrigação de serem educados, gentís, cavalheiros e damas. Não seria pela impessoalidade de um teclado que perdemos nossas melhores qualidades, ou seja, ser humano.

E se você foi bloqueado por alguém, não reclame. Repense e reflita sobre teu comportamento. Com certeza fizeste algo desagradável, mesmo que sem querer fazer. Antes de digitar, faça seu texto no Word, releia, corrija e estando bem legal, "copie" e "cole" na caixa de comentario da Comunidade ou Grupo.

Vamos fazer a internet legal ?


terça-feira, 16 de outubro de 2012

APRENDEMOS A VOTAR ?


Passados os primeiros momentos pós-eleição, baixada a poeira e voltando a calma e bom senso, começo a tentar fazer uma análise dos fatos. De cara fica a pergunta: Teríamos aprendido a votar ?

Observei que nosso eleitorado deu mostras de maturidade e conservadorismo.

Não se deixou levar por falsas acusações, ataques pessoais, críticas destrutivas, factóides e todo tipo de cambalacho que candidatos ruins de votos procuram armar para enganar o eleitor.

Mas, por outro lado, deixou transparecer, pelo menos para mim, um certo “machismo”, pois apesar de termos várias candidatas à vereança, nenhuma foi eleita. Será que a única vereadora da ainda atual legislatura  teria  decepcionado ?  Uma pena, pois a presença da mulher em nossa Câmara sempre teria algo de muito positivo e de representatividade. As mulheres, sempre muito unidas, parecem que desta vez não se acertaram.

O eleitor queria, e conseguiu fazer, uma renovação da Câmara Municipal. Serão nada menos que oito novos vereadores e aqui ficou explícito o desejo de dar oportunidade aos jovens. Como ficou também uma certeza. O eleitor não perdoa. O artigo ‘NÚMEROS DE NOSSA CÂMARA “ neste blog mostrou exatamente quem trabalhou e quem deixou por fazer. Alí estava, nas entrelinhas, o nome dos vereadores que não iriam se reeleger.

Dos oito novos eleitos, creio que o mais velho seja o Renato, que ainda é um jovem. Os demais representam realmente a juventude de nossa cidade. Marcinho, Silvinho, Juninho, estes “inhos” já dão uma idéia de juventude, Danilo, Mantega, Sidney, Juliano e Renato dão o tom da renovação. 

Veremos os resultados com o passar do tempo.

Pelos lados da Prefeitura, definitivamente a maioria concluiu que a cidade está bem administrada e deu mais uma vez seu voto de confiança ao Dr. Luiz. Serão mais 4 anos de desenvolvimento e crescimento para a cidade. Mais de 11.000 eleitores fizeram a opção pela continuidade, que vai alcançar 24 anos. Depois desta vitoria e se fizer um mandato igual ou melhor, vai ficar difícil para qualquer oposição que queira disputar uma eleição.

Há oposição ? Claro que há. Tem gente contra ? Claro que tem. Democracia se faz exatamente quando não há unanimidade. Mas a votação dada aos dois candidatos para  prefeito pela oposição foi também uma demonstração de que aqueles não eram o que a oposição desejava, haja vista que os votos nulos, brancos e de abstenção, somados,  praticamente se igualam a soma dos votos dados aos dois candidatos.

Individualmente falando, a votação de cada um foi ridícula, se considerarmos as campanhas e as expectativas que faziam eles e seus apoiadores. Pior foi constatar que os candidatos a vereança, de ambas as coligações tiveram votações praticamente insignificantes. Dois candidatos da situação, somados, já tiveram votação maior que as coligações de oposição.

A soma de votos dos candidatos a vereador da situação é maior que a soma de votos dos dois candidatos a prefeito da oposição. Parece que desta vez o eleitor estava atento, não se deixou levar por promessas e comentários. Aprendeu a votar? Ou os candidatos é que não aprenderam a fazer campanha ?

Particularmente fico com a impressão que a cada eleição o eleitor extremense vai entendendo que sua cidade é realmente diferente e vai ficando mais difícil que ele vá entregar o futuro dela nas mãos de aventureiros, de gente sem experiência. Ele quer cada vez mais, e melhor.

Os próximos 4 anos nos darão a visibilidade exata sobre nossa decisão e nos dirá se aprendemos ou não a votar. Os números dizem que sim.

O histórico de cidades que tiveram alternância de poder entre partidos mostram retrocesso enquanto que cidades onde houve alternância de pessoas, mas não de partidos, as cidades sempre cresceram e se desenvolveram. Quem entra quer dar continuidade ao que vinha sendo feito, enquanto que a alternância de partidos faz com que o que estava sendo feito seja enterrado e esquecido, para se começar do zero. E 4 anos é pouco tempo para isto.

Parabéns, povo de Extrema. Quem semeia, colhe.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HABEMUS PREFEITUS

TUDO ESTÁ CONSUMADO ! " HABEMUS PREFEITUS"

Terminou a eleição e Extrema elegeu seu prefeito, ou melhor, reelegeu. Dentro de um processo Democrático o povo escolheu aquele que para ele deve ser o melhor. Não temos perdedores, pois todos nós saimos ganhando neste processo político. Ganhou o prefeito reeleito, ganhou o eleitor, que teve seu desejo atendido e ganharam aqueles que não se elegeram, pois depois de uma campanha tão disputada ficam as lições, o aprendizado. Para uns, é hora de jogar pétalas, para outros, é hora de recolher os cacos.

Mas para todos já é hora de reflexão. Para quem venceu, pensar em tudo que terá que fazer. Para quem não venceu, pensar em tudo que deixou de fazer, ou não fez como deveria ter feito

Deixo meus cumprimentos a todos que participaram deste processo democrático. A quem venceu e a quem não venceu. Parabéns pela disposição, dedicação e confiança nos objetivos. Como cidadão fico feliz pelo resultado,pois venceu o candidato que apoiei, mas também olho com cuidado os mais de 6.000 eleitores que não nos deram seu voto e que a partir de agora fazem parte de toda população extremense, para quem o novo prefeito deverá governar.

Parabéns Dr. Luiz pela vitória esmagadora.
Parabéns aos demais candidatos pela participação.
Parabéns Extrema e parabéns a todos nós por mais uma eleição em paz e em ordem.

Agora vamos tocar a vida pois ela continua amanhã.