sexta-feira, 24 de agosto de 2012

COMEÇARAM AS PROMESSAS. VOCÊ ACREDITA ?


Começou a campanha pelo rádio e tv. Como em Extrema só temos a propaganda pelo rádio, é por alí que a coisa vai pegar. E já começaram os absurdos.

Esta ouvi hoje. Disse um candidato.

As casas do Bairro Bela Vista foram pintadas por fora, mas por dentro parecem favela.

Pronto. O candidato já mordeu a lingua.

O cidadão humilde, trabalhador, faz o que pode para ter um lar digno, de acordo com suas possibilidades, mas limpo e com o conforto possível.  O importante é que sua família está protegida.

Aí vem um candidato para dizer que sua casa, por dentro, parece uma favela.
Ora, para pedir um voto não precisa esculhambar com a casinha do cidadão.

Este é o mesmo candidato que disse, à época do evento Extrema na Copa, que se Extrema recebesse a seleção da Inglaterra, após 9 meses nasceriam um monte de inglesinhos na cidade. Ou seja, chamou nossas mulheres de prostitutas, e, por tabela, de corno seus maridos e namorados.

Ouvi também uma promessa de transformar o Bolsa Estudantil em integral, pagando toda a mensalidade do estudante. Mas faltou dizer de onde viria o dinheiro, ou de onde iria tirar, pois seria necessários mais de 1,5 milhões de reais.

E o mesmo candidato que faz esta promessa recentemente deixou de comparecer à sessão da Câmara que votava o quê ? O aumento da verba para o Bolsa Estudantil.

Mas as promessas vão surgindo. Logo teremos praia em Extrema, Hotel 5 estrelas para recuperação de drogados,  Salário de 10 mil reais para os professores,  Demissão de centenas de funcionários da administração ( coitado dos chefes de família que hoje estão trabalhando honestamente), cabidão para outras centenas de apaniguados, correligionários, cabos eleitorais, etc.
Talvez um Hospital Albert Eistein para atender gratuitamente toda a região.
Aliás, vendo outras promessas, a cidade vai ficar coalhada de Hospitais. Teremos hospital pra crianças, hospital para gestantes, hospital para idosos, hospital para pobres, hospital para ricos, hospital para oposição, hospital para situação. Para com isto !

De repente nossa cidade passou a ser a pior coisa no Estado de Minas Gerais. Está tudo errado, tudo ruim. Falta tudo. Mas aos olhos de quem enxerga, a cidade é a mais premiada do Estado.

O eleitor deve ficar atento. Prometer é fácil. Fazer é que são outros quinhentos.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

AINDA DÁ TEMPO !


Claro que a eleição para o Executivo ocupa o maior espaço na campanha e a atenção do eleitor está mais concentrada nos candidatos a prefeito, mas os candidatos ao Legislativo não podem deixar-se acomodar.

Até a eleição temos ainda mais de 40 dias. Seja pela maior dimensão de campanha, maiores valores envolvidos, mais atenção da mídia  e do eleitor, temos que entender que as eleições para o Executivo deverão sempre provocar maior interesse. Mas não seria por causa disto que os candidatos  à Câmara deixariam  de “correr atrás” do eleitor.

Ainda há tempo e quem fica parado é poste. O negócio é gastar a sola, ir para o corpo-a-corpo e acreditar na propaganda boca a boca.

Para aqueles que não querem jogar a tolha vai aí algumas dicas.

1 – Quem é você ?

O eleitor não vai votar em você se ele não te conhecer. Portanto, gaste seu tempo para  que o eleitor saiba quem é você. Torne-se conhecido.

2 -  Forme uma corrente de interesses.

Use ao máximo seus amigos, colegas, parentes e conhecidos. Peça a eles que convidem pessoas para um encontro em suas casas e você se fará presente para falar de suas propostas. É a oportunidade de você conversar com o maior número possível de pessoas.

3 – Seja Diferente.

Procure se diferenciar dos demais candidatos. Afinal, são quase 100 candidatos e o eleitor fica meio perdido. Então, o negócio é ser diferente, para marcar na mente do eleitor quem é você.
Fixe sua “marca”, seu “jeito”. O importante é gravar na mente do eleitor seu nome, seu número, de tal forma que ele próprio fará a transferência disto para outros eleitores, formando uma corrente positiva.

4 – Seja Humilde e Sincero.

Você é apenas um candidato. Não creia que por isto seja uma pessoa superior ou diferente. Procure o contato direto com o eleitor, olho-no-olho, fale de suas idéias, de duas propostas. Não prometa nada que não tenha certeza que poderá fazer. O eleitor não é bobo e irá perceber se você falar apenas de promessas.

5 – Esteja pronto para vencer.

Todo candidato está pronto para perder uma eleição, pois a disputa é grande. Poucos estão prontos para vencer. Prontos no sentido de saberem um pouco sobre suas futuras ações, quando eleito. Procure conhecer um pouco sobre as funções do vereador.

6 – Seja um otimista.

Não descanse, não pare antes do último instante. Só vence quem acredita.

13 dá sorte !

Hoje, 20 de agosto de 2012 é uma data história para nosso blog.

Registramos 13.000 acessos desde a abertura dele, o que para nós é uma vitoria.

Temos registrado uma média mensal de 600 a 800 acessos.

Queremos agradecer a todos que acessaram e que nos prestigiam, dando-nos a certeza de que estamos sempre no caminho certo.

Estamos em plena campanha eleitoral em nossa cidade e o blog segue sua linha de respeito para com os candidatos, seja do executivo ou do legislativo, não tomando partido, mas apenas comentando os fatos.

Nossos sinceros agradecimentos. Esperamos continuar merecendo este privilégio.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Saiu o resultado do IDEB-2011 a Extrema está de parabéns, como também todos os professores e as pessoas envolvidas na Educação da cidade.
Aqui cabe o velho ditado: Quem planta colhe !



Extrema, MG. Rede municipal, 4ª série.
Visão geral do município.
Distruibuição de IDEB das escolas
67%
5.106.10

39%
0.901.00
39%
5.536.53
IDEB
6.1 acima da meta em 13%
Fluxo
0.95 fluxo adequado
Proficiência
6.42 proficiência adequada
IDEB = Fluxo × Proficiência
2011 6.1 0.95 6.42
2009 5.4 0.91 5.94
20074.7 0.89 5.25
20054.70.855.46
Metas projetadas
200520072009201120132015201720192021
IDEB4.74.7 5.4 6.15.76.06.26.46.7
→ Entenda os elementos visuais e qualitativos
Fonte: MEC/INEP 2012. Sistematizado pela Meritt.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PRONTO (A) PARA A ENTREVISTA ?


Para quem está procurando emprego  o momento mais importante é , sem dúvida, a entrevista.  Manda-se o Curriculum e fica-se na ansiedade de um convite para uma entrevista.

Chega o convite e a ansiedade aumenta. Sobe a adrenalina. Vai para a entrevista e na hora “h” amarelou ? Nenhuma comparação com nossa seleção olímpica, certo ?

O que significa “amarelar” na entrevista ? A resposta é; O comportamento.

O entrevistador selecionou seu C.V. Ótimo, o primeiro passo foi dado. A entrevista será o segundo passo. Vencida esta etapa o resto serão detalhes a serem discutidos.

O UOL publicou um trabalho muito interessante sobre comportamento em entrevista. Apesar de estar direcionado para as mulheres, praticamente tudo que está ali serve também para o homem. Interessante conhecer. Acesse este link:


E boa sorte !

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

“Oh ! glória de mandar, oh! Vã cobiça...”,


“Oh ! glória de mandar, oh! Vã cobiça...”, 

Assim já dizia Camões, porém, não podemos deixar de lembrar que quando o poder é usado com sabedoria, com justiça e com visão futura, ele realiza maravilhas, seja pelo progresso, pelo desenvolvimento, pela cidadania e por cada um de nós.

Por isto, neste momento, é preciso cuidar para que não se pratique uma oposição destrutiva ou uma campanha negativa. Todos os políticos buscam o poder, e, na maioria dos casos, o Executivo, apesar de que no Legislativo também existem disputa pelo poder de uma presidência, ou de uma liderança. E também não pode negar que um olho está no peixe e o outro no gato. Uma prefeitura pode ser o degrau para a Assembléia Estadual, ou a Câmara Federal, ou até mesmo o Palácio do Governo.

Existem  dois tipos de político; O do tipo Estadista, orientado, teoricamente para o bem, e o “delinqüente”. Ambos desejam o poder para então poderem mandar, fazer, executar. Os métodos podem ser diferentes,  mas o objetivo é sempre o mesmo, e ambos, em sua passagem, deixam rastros bem visíveis a quem tem bons olhos.

Mas o tempo é padrasto e as diferenças irão se manifestar. A campanha para a próxima eleição é permanente e não para nunca. Da mesma forma,  governar passa a ser uma rara oportunidade para se marcar pontos políticos, ou se desgastar.

Para marinheiros de primeira viagem, é bom saber que exercer um cargo político e governar são ações de elevado risco , pois existe uma grande dependência de normas e leis que tolhem muito da vontade e do desejo pessoal de realização. Mas falando da campanha, surge o momento em que se fazem acusações, denuncias, tentam mostrar escândalos, criam os chamados “pelo em ovo”. Tudo para tentar derrubar o adversário, ou até mesmo excluí-lo da eleição. Geralmente o acusado acaba por ser muito mais prejudicado que aquele que acusa. Principalmente se a acusação foi bem “montada”.

Para o acusado sempre será difícil e complexo explicar-se e mais difícil ainda fazer o eleitor entender suas explicações. Para o simples eleitor tudo parecerá “enrolação”.
Em cidades pequenas, como a nossa, tudo gira em torno do “Pop News”, ou seja, a boca do povo. E ali um traço pode se transformar em uma reta. Em época de eleição e de campanha o “Pop News” precisa ser diariamente alimentado, seja por boatos ou por explicações, ou ele engole o candidato. Como o povo não dispõe de meios para formar uma opinião definitiva, ele toma por base aquilo que lhe chega como informação, incluso aí os boatos e falsas acusações. É difícil para ele decidir quem seria o culpado. O acusado ou o acusador ? O povo ouve, debate, discuti, mas não consegue chegar a nenhuma conclusão, até porque ela não existe, e aí quem paga o pato será sempre o acusado.

Existe a Justiça, claro, mas ela tem seus ritos, seus prazos e sua dinâmica de funcionamento. A Justiça jamais vai se submeter à pressa e a urgência dos candidatos. Ela vai permitir que se cumpram prazos, que se façam provas, que acusação e defesa se manifestem,  e que todas as instâncias recursais sejam utilizadas. Portanto,  nem sempre uma acusação terá efeito sobre uma candidatura imediata. Poderá ocorrer até de um candidato cumprir seu mandato na íntegra antes que possa sofrer alguma condenação, e se absolvido terá sua honra preservada, mas o estrago político foi feito lá atrás, quando disputava a eleição. Sua carreira política foi prejudicada, sua reputação arranhada, com perdas pessoais e econômicas irrecuperáveis.

Cabe um alerta. A política mudou, e muito, e para pior. Pessoas honestas, qualificadas e que poderiam ser muito úteis à sua cidade acabaram por desistir da carreira política, abrindo espaço, ou deixando espaço, para os desonestos e de mau caráter, resultando no  atual nível de corrupção que graça pelo nosso país, onde até o maldito Caixa Dois já é considerado como algo normal e que todos praticam.

Mas estas coisas não acontecem apenas no Brasil. Ocorre  em todo país que esteja passando por uma  transição política para que  a democracia realmente esteja acima das relações políticas e os oportunistas sejam expulsos de vez. É preciso que se acabe com a política da mentira, da falsa acusação, do boato, do tapetão, ou transformaremos nosso país em um covil de falsos políticos ou de políticos bandidos.

Mas nem tudo é perdido. Vem aí uma nova geração de políticos, principalmente no interior do país, nas pequenas cidades. A internet trouxe a comunicação rápida, o conhecimento ao alcance de todos, a informação e a educação. É uma geração que rejeita o mau político, o político bandido, o político mal formado. A juventude está ficando mais politizada, mais informada. Ela já não quer pedaços ou metades. Ela quer o inteiro e vem luta por aí. No passado os jovens pegavam em armas para defender suas idéias. Hoje apegam-se em argumentos. Deixamos há muitos anos o reino das armas e entramos para o reino das palavras.

Bem vindo jovens políticos. O mundo é de vocês. Não permitam que a corrupção e a bandidagem política dominem  nosso país. Se hoje nossos filhos e nossos netos são vitimas deste sistema sujo e traiçoeiro a culpa cabe a nós, os mais velhos, que assim permitimos.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

PARAÍSO INDUSTRIAL E NÃO PARAÍSO TRIBUTÁRIO


exame.abril.com.br

Muita gente tem colocado este link no Facebook como forma de denegrir  o sucesso que a cidade está obtendo em sua política industrial, mas uma leitura apurada logo mostrará que o título tem apenas o sentido midiático de chamar a atenção. Explico.

O que poderia atrair uma empresa para qualquer Estado seria a diferença de ICMS, um tributo Estadual, que não cabe ao município qualquer tipo de intervenção. Como Extrema está localizada no Estado de Minas Gerais, cujo ICMS é de 12 % e muito próxima a São Paulo, oferece vantagens, porém...

Quem vai avaliar o Projeto da empresa interessada no que se refere a alguma vantagem em termos de ICMS é o INDI-INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE MINAS GERAIS, um órgão do Governo Mineiro. Nenhuma empresa toma qualquer decisão antes de consultar este órgão. Uma vez conseguida alguma vantagem de ICMS, cabe a empresa escolher a cidade onde pretende se instalar dentro do Estado. E aí é 
que começam a aparecer as vantagens de Extrema.

Benefícios Fiscais : Qualquer cidade cobra IPTU e Imposto Sobre Serviços (ISSQN) e, dentro do Estado, as taxas são iguais.

Para quem vem para produzir, fabricar, o ISSQN nada representa, pois este imposto grava quem presta serviço. Para uma Bauducco, Panasonic, etc este imposto não tem a menor importância. Ele traz algum custo às empresas que constroem a fábrica, pois tem que recolher o imposto aqui. Então, é possível que a cidade conceda uma redução parcial e para o período construtivo. Para isto a Câmara Municipal precisa aprovar uma Lei específica.

O IPTU, que vai gravar a propriedade vai representar um custo, muitas vezes elevado, dependendo do projeto e que deverá ser pago eternamente. Então é possível que o município conceda também uma isenção parcial e temporária para ajudar no período de implantação do projeto. Neste caso também é necessário a aprovação pela Câmara Municipal.

Mas a soma de ISSQN e IPTU, em termos de concessões, representa muito pouco se comparada às vantagens obtidas com um ICMS menor que o Estado oferece e que é válido para todos os municípios. Alguns projetos podem até conseguir alguma redução temporária também.

Então, porque a empresa escolhe Extrema ?

Muito bem. O Capital não tem bandeira e procura sempre um porto seguro. Nenhuma empresa quer se instalar em um município onde não haja estabilidade política, estrutura, logística e qualidade de vida. E Extrema tem tudo isto. Só a presença de tantas grandes empresas já é um cartão de visitas que recomenda o investimento. O que pode pensar um empresário e investidor ? Se a Panasonic, a FIAT, a Bauducco, a Kopenhagen, a Frum, a Fagor, a Multilaser, a Johnson & Johson , a Dello, a Barry Calebaut e outras decidiram-se por Extrema é porque vale a pena.

Em resumo, a matéria da Exame é mais para falar da guerra tributária entre Estados. Extrema apenas serviu de “gancho”, como poderia ser Jaguariuna, em São Paulo, Vitoria, no Espírito Santo, São José dos Pinhas, no Paraná, Sobral, no Ceará, etc.

Aqui,  no Extremo Sul de Minas, qualquer cidade poderia oferecer as mesmas vantagens tributarias que Extrema oferece e mesmo assim não conseguem atrair industrias. Talvez seja por alguma carência em termos estruturais falta de estabilidade política.  Mas muitas delas já se beneficiam, mesmo que indiretamente, do progresso e desenvolvimento de Extrema. Diariamente centenas, ou até milhares, de pessoas chegam a Extrema,  vindas das cidades vizinhas para trabalhar. Então, pode-se dizer que Extrema está exportando salários e com isto ajudando o comércio das outras cidades e ajudando em seu crescimento. E para Extrema isto seria ruim ? Estaria perdendo renda ?

Vejamos. Uma nova empresa produzindo em Extrema vai significar um aumento na arrecadação de ICMS e IPI. Impostos Estaduais e Federais, que voltarão, em parte, em função da contribuição do município. Independente do fato de o trabalhador que produziu morar ou não na cidade.
Aquele trabalhador que mora em outra cidade , mas que trabalha em Extrema, recebe seu salário e vai gastar em sua cidade, porém,  não tudo. Sempre irá gastar alguma coisa em Extrema. Então, ele produz, gera impostos, deixa aqui parte de seu salário,  mas não faz uso da estrutura da cidade. Não usa a Saúde, as escolas, as creches, deixando de sobrecarregar o serviço público e o mercado imobiliário.

Extrema não é o paraíso tributário, como diz a revista Exame, pois desta forma todas as cidades do Estado de Minas Gerais também seriam. Extrema é o paraíso industrial, onde as empresas tem tranqüilidade para produzir, estabilidade política, uma população pequena e ordeira, logística ideal e estrutura organizacional, além de qualidade de vida para os trabalhadores. A concentração de grandes empresas acaba por criar mão de obra qualificada e na seqüência virá a valorização profissional, gerando mais renda.

Nada acontece por acaso. Tudo tem sua lógica e Extrema tem.
  

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MALDADES E BONDADES


Com esta crise financeira que graça pelo mundo todo o governante vai vendo seu orçamento minguar, encolher. E aí não vai ter jeito. Medidas amargas, as chamadas “maldades” precisarão ser tomadas, pois a Lei de Responsabilidade não permite gastar mais do que se arrecada.

Com a conjuntura atual, e o encolhimento do orçamento, as lições de Maquiavel acabam sendo muito importante. A dosagem de medidas, impopulares e populares,  precisa estar calibrada no sentido de manter em alta a imagem de quem governa, sem colocar em risco toda a administração.
Em sua obra “ O Príncipe” (1513/1514), Maquiavel alertava sobre a necessidade de se manter a estima do povo e isto exigiria muita generosidade. Porém, o excesso de generosidade logo deixaria o povo mal acostumado e seria difícil mantê-lo sempre satisfeito ( alguma comparação com Extrema ? ).

Então Maquiavel recomendava que medidas impopulares, as chamadas “maldades” precisam ser levadas a cabo de imediato, com profundidade e objetividade, para que o problema seja resolvido de vez e o governante não tenha que ficar repetindo-a.

Enquanto que as chamadas “bondades” devem ser aplicadas em doses homeopáticas, para irem surtindo os efeitos desejados no decorrer do tempo e com isto o governante mantém-se sempre querido e admirado.

Esta posologia é o segredo de uma administração de sucesso. Eficiência na aplicação das “maldades”  e gradualidade na aplicação das “bondades”, que devem ser reservadas para aplicação, preferencialmente, no último ano de mandato, pois isto fará com que se encerre um trabalho com chave de ouro e a simpatia dos eleitores seja conquistada.

A Política não pode ser vista apenas como a arte em saber escolher as pessoas, mas também  saber misturar. Como na Medicina, é preciso diagnosticar o mal e depois determinar o remédio a ser usado e sua quantidade correta, em alguns casos misturando mais de um medicamento, e tudo em doses planejadas, para não matar o paciente em vez de curá-lo.

A Posologia das “maldades” e “bondades” é que fazem o segredo do político de sucesso. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

EXTREMA NATUREZA


Sempre achei que o cara que inventou o Helicóptero estava mesmo de olho no beija-flor e na libélula. Mas observando o pouso de um Jumbão ficava imaginando no que o seu inventor, ou construtor poderia ter se inspirado, pois parecia-me mesmo um grande bicho pousando.

Hoje pela amanhã, ao sair do sítio, fui surpreendido por uma bela visão. Um casal de siriemas decolou do alto de uma mata e veio baixando vôo ate aterrisarem no pasto. E aí vi que o perfil dos dois bichos em pleno vôo e de pouso parecia-se muito mesmo com um Jumbo com o trem de pouso baixado. Como se sabe, a Siriema tem a perna longa, e neste vôo apareciam dobradas, parecendo mesmo um par de rodas.

Sempre vejo as Siriemas por ali, mas no chão. Nunca havia visto em vôo. Foi realmente interessante. Aprecio observar a natureza, pois ela nos ensina muita coisa, como o amor de um casal de maritaca, que anualmente volta ao mesmo ninho, e que se um morrer o outro fica sozinho até morrer também. Ou um “condoninho”. Ninho que está sempre no mesmo lugar, bem conservado, mas que é freqüentado por pássaros diferentes, em épocas diferentes, ou uma turma de sapos que moram no mesmo buraco e de lá só saem à noite para caçar bichinhos, principalmente os que voam em torno da lâmpada até caírem, como que embriagados pela luz. Sem falar na grande família de morcegos que moram sob um beiral do telhado e à noite, logo que escurece, começam seus rasantes na piscina para beberem água e seguirem sua busca de alimentos.

Uma enorme coruja branca, que com asas abertas deve ter quase 2 metros de abertura, vive no mesmo lugar há anos, já tendo nos dado dois lindos filhotes, que decidimos olhar de longe, com o binóculo, para não afugentá-los.

Três, ou quatro, famílias de macacos Saa, com seus filhotes nas costas, freqüentam a mata há muitos anos e já nos servem  de guardas, pois fazem um barulho enorme se algum estranho se aproximar. Durante a manhã é comum se ver uma grande família de Jacús, com seus colarinhos vermelhos e penas negras. Para quem não conhece pode parecer urubus, mas são menores, mais bonitos e mais elegantes.

Antes das sete da manhã, por volta das 6,30 vejo sempre um casal de sabiás caçando bichinhos no gramado. Chova ou faça sol e lá estão os dois trabalhando.
À tarde, um pouco antes do por do sol, as andorinhas azuis dão o espetáculo. Quando vai escurecendo a Juriti canta o seu canto triste avisando que a noite chega e aí é a vez do Curiango voa rasante na escuridão, dando sustos nos menos avisados e o Mãe da Lua que nos faz arrepiar ao ouvir seu canto lúgubre.

Assim é a natureza. Rica em detalhes, que com um pouco mais de atenção fazem a vida mais interessante.

A GRANDE CHANCE

Artigo nosso no Estadão de hoje, 03 de agosto, no Fórum dos Leitores:

A GRANDE CHANCE

"O STF e todos os seus juízes têm a grande oportunidade de mostrar que o Brasil não aceita mais a corrupção, condenando todos os 38 personagens que ousaram contra nossas leis, contra a ética e os bons costumes. Caso contrário, eles nos jogarão na vala comum dos piores países onde ditadores e tiranos mantêm controle sobre o Poder Judiciário. Chegou a hora da verdade e só os corajosos vão enfrentá-la. Os covardes e vendilhões se farão presentes, sem dúvida, e oxalá sejam minoria.

Que a Justiça nesta hora retire sua venda para enxergar que o povo está acima de tudo e de todos e os "ajustes" políticos não cabem mais num país que há muito tempo se internacionalizou e hoje tem os olhos do mundo sobre esse julgamento. Boa sorte Brasil ! "




quarta-feira, 1 de agosto de 2012

BORDÕES 2012 - PARTE II


BORDÕES 2012 – PARTE II

Em 2008 escrevi um artigo sobre os bordões que haviam sido criados para as campanhas.

Terminava o artigo com este parágrafo:

Como se vê, partindo dos bordões dos candidatos, seja quem for nosso Luiz, a lógica é que nossa cidade vá continuar crescendo e a vida melhorando, se renovando.
Os bordões era: Extrema não pode parar e Vida para todos.

Nesta eleição de 2012 já temos os bordões dos três candidatos.

Extrema, cada vez melhor.

Extrema, para viver.

Extrema, coragem para renovar.

E agora, vendo os bordões desta eleição não posso deixar de concluir que mais uma vez eles se relacionam, parecendo até que a lâmpada da idéia foi a mesma, senão vejamos:

CORAGEM PARA RENOVAR
Isto já aconteceu lá atrás, em 1.989 e desde então nunca parou de acontecer até os dias atuais. A cidade toda foi renovada.

EXTREMA, PARA VIVER
Desde os anos 90 a cidade foi melhorando em sua estrutura, permitindo que as pessoas tivessem condições de viver, e bem, na cidade que escolheram. Quem mora na cidade a mais de 20 anos sabe que ela ficou melhor para se viver, sob todos os aspectos.

EXTREMA ,CADA VEZ MELHOR
É a afirmação dos outros dois bordões. Houve a renovação, a cidade ficou ótima para se viver e agora vai ficando cada vez melhor.

Como se percebe, um é conseqüência do outro. A diferença é que os dois primeiros estariam desfocados da atualidade , pois representam situações já passadas e já vividas pela cidade,  enquanto que o terceiro está focado na realidade atual e no futuro.

Mas todos os três tem tudo a ver com a cidade.

A VIDA. COMO ELA É, EM TODOS OS TEMPOS.

Texto publicado no Facebook e que republico pela sua singeleza e realidade, pela sua poesia simples da vida e pela forma como nós acabamos sempre voltando ao passado para podermos entender o presente. É como uma casa com duas janelas. De um lado, o passado voltando a nossa memória. Na outra, o presente nos assustando.


Enquanto a mamãe preparava um almoço com tanta dedicação e isso transcendia ainda mais o cheiro da boa refeição que ela preparava, onde o tempo era aquele que a felicidade era ver o sol nascer, ouvir o galo cantar e descalço caminhar s
obre o orvalho molhado em volta da nossa casa.

Papai cuidando da casa, do trabalho e dos afazeres e isso nos trazia segurança, paz e fortaleza de ter um braço forte para nossos cuidados. Mamãe cuidando das roupas, de nossa abençoada refeição e de nós. Ah! E nós como sempre nos divertindo aos arredores da casa com a natureza, com os animais, com a alegria e pureza de estarmos felizes.

Nos finais de tarde, papai sempre vinha com doces e travessuras. Mamãe um pouco cansada sentava para tricotar enquanto ouvia o som de seu pequeno rádio a pilha.

O tempo passou, nós crescemos e as rotinas se repetiam e já mais velhos participávamos da vida do papai e da mamãe. As meninas ajudando à mamãe, e os meninos ajudando o papai cuidando de tudo àquilo que tínhamos e mesmo assim bastava um simples olhar do papai e uma careta da mamãe e nós já ficávamos preocupados com que fizemos de errado.

Crescemos papai e mamãe já não se fazem mais presentes entre nós e hoje não vemos mais o sol nascer, o galo cantar e não caminhamos descalços sobre a relva molhada. Ainda acordamos cedo, mas nossas rotinas são tão diferentes e muitas vezes chatas.

Não temos filhos ainda, mas observamos os filhos dos outros e achamos tão diferente, como se comportam, como cuidam da natureza e dos animais... Isso sem contar de suas próprias vidas, à maneira que falam e se vestem. Às vezes nos perguntamos: Será que evoluímos? Está tudo tão diferente, as pessoas não conversam mais, não entendem mais as outras, e nem dizem oi, quanto menos um bom dia...

É realmente os tempos mudaram a natureza parece cansada e triste, as pessoas mal humoradas e ranzinzas. Sem contar que as crianças, já não respeitam mais os pais, ou será os pais que não respeitam mais as crianças? É que saudade daquela época onde a felicidade estava em olhar as crianças brincando no quintal...

By Bruno Souza Martins !