terça-feira, 31 de julho de 2012

QUALIFICAÇÃO E MEDALHAS DE OURO


Muito se tem falado sobre a qualificação profissional como caminho para se obter sucesso na vida. 

Nas Olimpíadas que começaram a pouco em Londres já começam a surgir os “milagres” da tal qualificação. São atletas que se aplicam aos treinamentos e aprendizado tendo como objetivo a conquista de uma medalha de ouro.

Surgiu uma chinesinha, Ye Shiwen, de apenas 16 anos e 1,70 de altura, que vem quebrando recordes atrás de recordes. Conseguiu o absurdo de quebrar o recorde masculino nos 400 mts.
Como atletas chineses estão conseguindo, desde a Olimpíada anterior, obter estes resultados ? A explicação vem da qualificação. O Governo chinês enviou, e continua enviando, levas de jovens chineses para a Austrália, onde professores especializados treinam e preparam estes jovens para a natação competitiva. Ao retornaram ao seu país, estes jovens iniciam uma série de competições, mais treinamentos, alimentação diferenciada, acompanhamento médico, enfim, tudo que um atleta precisa.

O resultado aparece agora. Medalhas de ouro em diversas competições.
Então, este é um tipo de exemplo que pode ser útil aos jovens extremenses. Estudar e capacitar-se. 

A Prefeitura disponibiliza o programa Bolsa Estudantil e com ele os jovens podem participar de cursos no SENAI e no SENAC, qualificando-se profissionalmente tanto para a indústria como para o comércio e o turismo.

Podem também cursar faculdades, ou universidades em outras cidades, buscando, preferencialmente, os cursos profissionalizantes e técnicos, de onde já saem em condições de disputar um bom emprego no mercado de trabalho.

Se aquela chinesinha não tivesse sido levada a aprender e treinar, poderia estar até agora colhendo arroz ou trabalhando como ajudante geral em alguma das milhares de fabricas chinesas.

Da mesma forma, se os jovens extremenses não buscarem aprender e se formarem profissionalmente, passarão seu tempo como ajudantes gerais, sem jamais conquistar a sua “medalha de ouro”.

A administração municipal faz a parte dela, dentro do que é possível. Oferece escola em todos os níveis e depois ajuda no pagamento da formação profissional. Centenas de jovens já participam deste movimento,  que busca levar todo jovem a conquistar sua medalha, representada pela sua formação profissional. Mas é preciso que, como a chinesinha, o jovem esteja disposto a isto. 
Certo ?

segunda-feira, 30 de julho de 2012

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.



A chamada oposição usou e abusou em dizer que o prefeito é corrupto, que houve um conluio na desapropriação de um terreno. Houve até uma pessoa que escreveu na Comunidade Virtual que o vereador era ladrão. A maioria gritava aos ventos que o prefeito seria cassado. Mas ninguém atentava para o fato de que processos na justiça precisam ser julgados e as pessoas condenadas para depois poderem se manifestar. Muitos já colocando em dúvida nossa Justiça.

Vejo o julgamento do Mensalão. Muitos dizem que são culpados, outros, que não, e toda a sociedade está aguardando a justiça se manifestar.

Pois bem, nesta mesma trilha, fiz referencia ao processo sobre salários recebidos indevidamente por alguns vereadores e que ainda tramita pela Justiça, a espera de um julgamento final. Fui claro, não citei pessoas nominalmente, usei até um sentido figurado para não comprometer pessoas, citei fatos que estão nos autos. E deixei novamente claro que seria preciso esperar a justiça se manifestar.

E para não cometer injustiça sempre usei o verbo em tempo de dúvida. Futuro-mais-que-perfeito, no Condicional. Seria, teria, poderia, e por aí vai. Dando mostra de que sempre haveria uma condição.

Mas isto foi suficiente para despertar a ira da oposição. Para eles, o prefeito e o vereador são culpados e pronto. Mas os vereadores que receberam salários indevidamente aprovados e que tiveram seus pagamentos autorizados seriam vitimas do sistema.

Ora, gente, campanha política é como luta de box. Tomar o soco, respirar fundo, se recuperar e partir para o ataque para também socar o adversário.

Toda a oposição resolveu me eleger o maior puxa-saco porque defendo o prefeito. Defendo ele,  e defenderei qualquer pessoa que possa ser injustamente acusada de alguma coisa.

Para os desatentos, vejam isto:
Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:
Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa.

Vejam que esta Lei data de 1.940 e ainda está em vigor, porém desatualizada. Ela diz: quando o funcionário está em seu local de trabalho e é ofendido pessoalmente.
Ocorre que agora temos a internet e a pessoa pode ofender um funcionário, em seu horário de trabalho, através de palavras postadas na internet, ao vivo e a cores, em tempo real. E isto a Justiça saberia diferenciar, ou atualizar.

Quando o cidadão está fora de seu horário de trabalho, usando a internet, é um cidadão como os demais, sujeito às Leis Comuns que protegem, ou condenam, cada cidadão. Mas, estando no seu horário  de trabalho, alguém fazer-lhe uma ofensa pessoal, caberia um processo. E chamar de puxa-saco seria ofensa, difamação, humilhação. Se isto acontece pela via virtual é conseqüência dos novos tempos e a Justiça Brasileira já admite esta realidade.

Como vivemos em plena democracia e campanha política é opção para quem gosta e quer participar , levar algumas coisas na brincadeira sem achar que tudo deve ser alvo de processos é o melhor a fazer. Claro que devem existir limites, mas a Justiça já tem muito com o que se preocupar. 

Mas voltando ao “Dois Pesos e Duas Medidas”. Ok. Por estar na administração e defender ela o cidadão seria um puxa-saco ?  E na remota hipótese de um candidato de oposição se eleger, todas as pessoas que viriam a ser nomeadas para os cargos de confiança seriam, então, puxa-sacos ?

Ora, mais uma vez ! Quem faz parte da administração, aprova a administração do prefeito, gosta da cidade como ela está, porque  não  elogiar e defender isto tudo de ataques que só buscam denegrir as pessoas, e  que nada oferecem de construtivo para a comunidade ?

Cada um pode tecer elogios a seus candidatos, que são honestos, que são isto e aquilo. Ótimo. Então, todos seriam os puxa-saco deles, ou não ?

Falem de seus candidatos, das qualidades deles, de seus programas e projetos e deixem o adversário fazer a mesma coisa. Deixem as pessoas em paz, ou aceitem  o troco, sem resmungar. Afinal, tudo é festa. A eleição passa logo e depois  todos irão cuidar de suas vidas.

Se você não provocar, não será provocado. Se você não atacar, não será atacado. Mas se tudo isto acontecer, melhor seguir a recomendação da Marta do PT: "relaxar e gozar".

terça-feira, 24 de julho de 2012

EXTREMA DE ONTEM, DE HOJE E DE AMANHÃ.


Quero falar um pouco da Extrema de ontem para poder mostrar a Extrema de hoje e projetar a Extrema de amanhã. E assim podermos, nas próximas eleições, decidir nosso voto com maturidade e responsabilidade.

Podemos dizer que Extrema  projeta-se no tempo em três estágios. Até 1.989, quando era uma típica cidadezinha do interior mineiro, com as expectativas da época em termos de crescimento e desenvolvimento. Tendo a sua frente excelentes administradores que souberam administrar a cidade de acordo com  suas características e suas condições daquele tempo.

Depois de 1.989 até os dias atuais  podemos dizer que foi o 2º estágio, o mais importante.   A cidade despertou para um novo período de desenvolvimento através  de uma nova visão administrativa e política. Passou a ter um planejamento e um projeto de crescimento. Vieram as primeiras indústrias e com ela novos habitantes, e desde então não parou mais de crescer.

A cidade ganhou estruturas típicas de cidades grandes.  Saúde, Educação e Empregos deixaram de ser problemas  e se transformaram em soluções. Não existem crianças fora das escolas por falta de vagas e nenhum cidadão deixa de ser atendido na Saúde. A cidade oferece PSF´s em todos os bairros, inclusive na zona rural. Escolas para todos os níveis, tendo a maior Escola Rural do Estado de Minas Gerais e Creches para todas as mamães que precisam trabalhar deixar suas crianças. 

Recentemente recebeu a EMETI de V. Esperança, a maior escola em tempo integral do país. Uma escola moderna para 600 alunos em tempo integral. Nossos jovens podem cursar Faculdades e Universidades com a ajuda do Programa Bolsa Estudantil. O SENAI, em conjunto com as empresas prepara nossos futuros profissionais e o SENAC oferece capacitação para profissionais da área de turismo e comércio.

Podemos dizer sem medo de exagerar. Em Extrema só não estuda e não trabalha se não quiser. Vivemos praticamente uma situação de pleno emprego e estamos preparando nossa gente para capacitação profissional e melhor renda familiar.

Extrema tem hoje mais de 10.000 pessoas trabalhando na industria e no comercio, e já recebe mais de 2.000 pessoas de outras cidades que para cá viajam todos os dias para trabalhar. 


O terceiro estágio está por vir, dando-nos a certeza de que será auspicioso, pois tudo foi feito e continua sendo  feito, para que a cidade possa seguir seu ciclo virtuoso gozando da musculatura político-administrativa adquirida e do desenvolvimento planejado e  implementado, tendo sempre como foco o cidadão e sua família. O cidadão extremense está colhendo os frutos que foram plantados.

Em 10 anos Extrema cresceu e se desenvolveu  10 vezes mais que qualquer outra cidade do seu porte e sem  perder suas características  naturais. Dezenas de grandes empresas se instalaram em nossa cidade sem machucar suas paisagens, sem interferir em sua qualidade de vida. Extrema foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Estado de Minas e a 1ª em Meio Ambiente tendo  em  conta seu mundialmente conhecido Projeto Conservador das Águas.

Quando em quase todos os Estados, por questões de distâncias,  cidades de fronteira  tendem a estagnação, aqui a situação é diferente. Extrema não é mais a saída de Minas Gerais, mas o Portal de Entrada do Estado.  Com uma localização geográfica privilegiada que proporciona  às empresas a Logística ideal e com uma administração política eficiente e continuada, a cidade tem as características ideais para o investidor e passou a ser porto seguro para o capital e para a produção.

Somos uma cidade pequena, com uma população de menos de  30 mil habitantes. Mas já temos em solo extremense grandes empresas que nos enchem de orgulho e outras que estão chegando  e trazendo mais investimentos, como a Panasonic que daqui a pouco iniciará sua produção. É por isto que Extrema tem hoje   filiais dos 5 maiores e mais importantes bancos do país; Bradesco, Brasil, Santander e Caixa, tendo recebido por último  a filial do Banco Itaú, que vem completar esta representatividade econômica.

Posso afirmar que não temos no Estado de Minas Gerais,  e talvez no Brasil, uma cidade  do porte de Extrema com uma  rede bancaria tão importante.  A presença destas grandes empresas e destes grandes  bancos nos dá  a certeza de que Extrema será sempre uma cidade cada vez melhor.  Capital não tem bandeira. Se estes bancos se fazem presentes na cidade é porque a cidade lhes oferece o retorno esperado. Um PIB Per Capta em torno de R$ 47 mil reais e um PIB geral de mais de 1,2 bilhões de reais explicam este fenômeno.

O Denatram registra mais de 12.000 veículos no município, o que dá uma fantástica média de 1 veículo para cada dois habitantes, fora as motos. Mais uma demonstração de poder econômico. Vem aí a primeira revenda de veículos de fábrica. Em breve será inaugurada uma concessionária Fiat e logo atrás virão outras marcas, com certeza.

O grande número de novas construções dá o tom de como está a economia geral. O Capital não está dormindo em aplicações financeiras, mas sendo investido e criando empregos, Seja para venda, ou para locação, o investimento na construção civil traz para a cidade não só o crescimento físico, mas também melhores condições de vida e estabilização do mercado de locação, ora inflacionado pela grande demanda.

A inauguração da nova loja do Supermercado Tetra levou outras lojas a também investir em novas estruturas para oferecerem mais conforto ao consumidor. A continuar este crescimento da cidade logo teremos novas lojas e o maior crescimento de nosso comércio.

Se olharmos ao nosso redor veremos que os extremenses podem se sentir privilegiados por estarem vivendo nesta cidade. Hoje o cidadão tem orgulho ao dizer: Eu moro em Extrema. Uma cidade cada vez melhor !

segunda-feira, 23 de julho de 2012

VAI COMEÇAR DE NOVO.

Parece que a coisa engrenou e as campanhas foram disparadas. No último sábado a primeira carreata de política de Extrema. Organizada pelo PSDB local e pelo candidato Dr. Luiz, a carreata, dizem todos, foi um sucesso. Mais de 1.000 veículos participaram.

Fazendo uma comparação. Se São Paulo colocasse na rua, entre carros e assistentes, 1% da população em uma carreata, estaria colocando cerca de 200 mil pessoas.

Extrema, colocando 1.000 veículos em uma passeata, mesmo que se tome apenas 2 pessoas em cada veículo, somados às pessoas que estavam nas ruas assistindo, nos portões de suas casas, nas janelas, chega-se tranquilamente a mais de 5.000 pessoas envolvidas, ou, mais de  15 % da população. É impressionante como o povo extremense gosta de política.

Comparando com a passeata de 2.008, o interesse mais que dobrou. Seria isto já uma dica de como será a próxima eleição ?

Bem, em seguida virão os comícios nos bairros rurais e nos bairros urbanos e centro. Mais uma oportunidade para se avaliar como estão as perspectivas dos candidatos.

Tão logo a chamada oposição, e a oposição da oposição,  realizem suas passeatas já se poderá ter uma ideia do que será esta eleição. Se é que passeata ganha eleição.  O eleitor é assim mesmo, Precisa ser envolvido, conquistado.

Faltam ainda as plataformas, as propostas, e muitas novidades ainda virão. As cartas estão lançadas. Façam suas apostas senhores!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

DOIS EXEMPLOS, DUAS HISTORIAS.


Pedro Canário, pequeno município do Estado do Espirito Santo, com uma população de 24 mil habitantes. PIB geral de R$ 172 milhões, PIB per Capta de R$ 7 mil e IDH 0,673.
A cidade tem um Hospital municipal, mas a maior parte da população tem no “ônibus da madrugada” a única esperança para  cuidar de seus males de saúde.
É um ônibus que vai passando desde a 01,00 hora da madrugada por alguns pontos da cidade para levar os moradores até a Capital do Estado, a 250 kms,  em busca de atendimento médico.

Extrema, pequeno município do Estado de Minas Gerais, com uma população pouco maior que 24 mil habitantes. PBI geral de R$ 1,25 bilhões. PIB per Capta de R$ 47,6 mil e IDH 0,781.
Extrema tem um Hospital Municipal em fase de construção e a população faz uso de Hospital Particular da cidade através de convênios com o SUS. Onde todos são atendidos.
A população toda tem atendimento médico nos PSF´s dos bairros, no Pronto Atendimento, no Materno Infantil, e dos médicos de família,  por conta da municipalidade, além da Farmácia Municipal que atualmente custeia 50% das necessidades de remédios das pessoas carentes.

O Hospital local, uma unidade público-privada, atende praticamente a todas as emergências, através do SUS, direcionando casos mais complexos para cidades próximas, com mais recursos médicos, transportando os pacientes em ambulâncias municipais para pacientes do SUS.

Está prevista a inauguração ainda este ano do Pronto Atendimento Hospitalar, ampliando as condições de atendimento emergencial, pois contará com Centro Cirúrgico. Já existem 2 UTI móveis para transporte de pacientes com segurança e acompanhamento médico. O Hospital público-privado inaugura este mês uma UTI completa para atender convênios e SUS.
Enquanto em Pedro Canário faltam creches e escolas, Extrema acaba de inaugurar a maior EMETI-escola em tempo integral,  do Brasil, para 600 alunos e ainda este ano vai inaugurar mais uma creche para 250 crianças e uma nova escola para 500 alunos.

É sabido que transferências federais levam em conta o nº de habitantes. Logo, por esta ótica os dois municípios estariam recebendo valores parecidos. Onde estaria então a diferença ?
A resposta está no PIB geral. Extrema tem um PIB nove vezes maior que Pedro Canário. Isto se origina do grande número de indústrias e empresas instaladas em Extrema que geram uma arrecadação imensa de ICMS e IPI.

Coloco estas comparações apenas para que se entenda que estes benefícios só são possíveis quando a cidade se desenvolve e cresce. Enquanto lá, naquela pequena cidade,  faltam empregos, em Extrema sobram vagas e cargos. Enquanto naquela cidade muita gente viaja horas para chegar a um emprego, em Extrema mais de 2.000 pessoas chegam diariamente de outras cidades próximas só para trabalhar.

Extrema tem uma renda per Capta de cidade grande, só perde para Betim. É maior do que da própria capital, com R$ 17,3 mil.

Se existe esta renda Per Capta é porque existe dinheiro circulando na cidade. A prova disto é a existência dos 5 maiores bancos do país com agencias na cidade. Itaú, Bradesco, Santander, Brasil e Caixa mantém suas agências diariamente lotadas.
O Denatram indicava, ano passado, 12.000 veículos licenciados em Extrema, o que daria a fantástica média de 1 veículo para cada 2 habitantes, isto sem falar em motos, em grande quantidade. Muitos reclamam de baixos salários, mas esquecem de falar da falta de capacitação profissional. Uma empresa não poderia pagar 800 reais para um engenheiro ou gerente, pois ele não viria trabalhar, como também não iria pagar 3.000 reais para um ajudante geral. Tudo tem seu valor, tudo tem seu tempo. O fato é que não se compra carros e motos com salário mínimo.

Uma rápida passagem pelo novo conjunto habitacional, com casas populares, para assalariados, já dará o tom deste argumento. Muitas casinhas com o carro estacionado na porta. Ou seja, para quem quer trabalhar e ganhar existem oportunidades.

E isto tudo a cidade conquistou em 20 anos. Tão rápido que os problemas começam a aparecer e exigem ações engenhosas para corrigir. A demanda por habitação está acima da disponibilidade de imóveis. Com isto preços de imóveis e de aluguéis crescem de forma anormal. Faz-se necessário planos habitacionais maiores e mais urgentes, além do incentivo à construções particulares agilizando as liberações de novos projetos.

A cidade já conta com mais de 5.000 crianças matriculadas nas escolas e creches. No hospital da cidade nasce, em média, mas de uma classe por mês, mais de 12 por ano. Há que se construir mais escolas e mais creches na mesma velocidade do crescimento. É impossível fazer parar de nascerem  crianças.

Estima-se que 25 % da população seja formada por idosos e outros 25 % por crianças de até 10 anos. Com isto a demanda por Saúde é imensa. Cidades menores da região se utilizam da estrutura de Extrema para a saúde de seus habitantes e isto sobrecarrega o sistema local.
Um Hospital Municipal está em fase de construção e deve ter acelerado seu término. Paralelamente se constrói um Pronto Atendimento Hospitalar, que como diz o nome, terá características de Hospital, inclusive com Centro Cirúrgico, para atendimentos emergenciais.

O Hospital público-privado disponível hoje está assoberbado, seja pela grande quantidade  de convênios com as empresas, seja pela grande quantidade de atendimentos através do SUS.

Aquele enorme número de veículos existentes na cidade já causa transtornos nas horas de pico, pois as ruas centrais não dão conta do movimento. Logo se fará necessária a criação de zonas azuis regulamentando o estacionamento. Ruas antes tranqüilas, com raros carros passando por ela, passarão a ser corredores comerciais, valorizando os imóveis, mas expulsando seus moradores para regiões mais distantes do centro, se quiserem tranqüilidade. Talvez uma mudança interessante, que somará tranquilidade a uma independência financeira com o lucro obtido.

Isto é parte do que se ganha, ou perde, com o crescimento muito rápido de uma cidade.
Tem quem gosta, porque se ganha mais dinheiro, mais oportunidades, seja profissional ou comercial, mais qualidade de vida com boas escolas, Saúde, e tem que não gosta, pois perde-se o sossego, a segurança da convivência com as mesmas pessoas de sempre, a chegada de “forasteiros”.
  
Enfim, nunca todos estarão satisfeitos e quando uma cidade entra neste círculo virtuoso nada a fará mudar. Todos terão que se adaptar. São Paulo, há  100 anos era uma cidade pacata e tranqüila para se viver. Hoje é o que é.

O que Extrema precisa é agora encontrar seu ponto de equilíbrio e partir daí se organizar para ser uma das melhores cidades do país para se viver. E fazer isto o quanto antes.

Sugestões podem ser feitas, Quem as tiver, podem colocar. Eu já mando algumas.

- Ampliação da zona urbana para que mais casas possam ser construídas.
- Estruturar os novos bairros com rede de esgoto, asfalto, iluminação pública.
- Já temos Escolas, creches e PSF,s em alguns bairros rurais. Então, transformá-los em urbanos.
- Agilizar  a liberação e aprovação de projetos construtivos.
- Fiscalizar as novas construções para se evitar o favelamento.
- Asfaltar os acessos aos novos bairros para incentivar uma rápida ocupação.
- Renegociar e exigir da Copasa e da Bragantina o cumprimento do que foi contratado.
- Negociar com a Policia Militar a colocação de Postos Policiais nos bairros mais distantes,
  Podendo ser instalados ao lado dos PSF,s, já presentes em quase todos os bairros.
- Criar uma Empresa Municipal de Transporte Coletivo, operando com Kombis, ou Vans, com
   Tarifas subsidiadas, para atender  Bairros onde a Sul Mineira, por questões econômicas,
   Ainda não atende em função da baixa demanda.

Com todo respeito e consideração àquele povo Canarense, o povo Extremense vive, sem perceber, as melhores condições que uma pequena cidade deste país pode viver. E vai ficar cada vez melhor. É só querer continuar assim.
   

quinta-feira, 19 de julho de 2012

LULA É O CARA ?

LULA É O CARA ??

Este comentário recebi através de e-mail de um colega, que por sua vez deve ter pego no mundo da Internet. Cada um um que faça seu julgamento.


Repassando aos amigos. Este Lucas falou o que todos de bem gostariam falar / escrever.

 

 
"O Cara"...de pau !!!
Não há neste artigo uma só linha que não traga uma verdade incontestável.
Parabéns, Caio Lucas , seja lá você quem for.
Lula, você é o cara.

Você é o cara que esteve por dois mandatos à frente desta nação e não teve coragem nem competência para implantar reforma alguma neste país, pois as reformas tributárias e trabalhistas nunca saíram do papel, e a educação, a saúde e a segurança estão piores do que nunca. Você é o cara que mais teve amigos safados e aliados envolvidos, da cueca ao pescoço, em corrupção e roubalheira, gastando com cartões corporativos e dentro de todos os tipos de esquemas. Você é o cara que conseguiu inchar o Estado brasileiro com tantos e tantos outros funcionários tão vagabundos quanto você e ainda assim fazê-lo funcionar pior do que antes.
Você é o cara que mais viajou inutilmente como presidente inútil deste país, tão futilmente e às nossas custas. Você é o cara que aceitou passivamente todas as ações e humilhações contra o Brasil e os brasileiros diante da Argentina, Bolívia, Equador, Paraguai, estes paísinhos de mérda e outros.
Você é o cara que perdulariamente, irresponsávelmente e debochando da nossa inteligência,perdoou dívidas de paisecos também corrúptos, enviou dinheiro a título de doação para outros, se esquecendo que no Brasil também temos miseráveis que precisam de bons hospitais, de escolas decentes, de um lugar pra viver e que com esse dinheiro "doado" você poderia, pelo menos, diminuir o caos em que se encontram saúde, educação e segurança no Brasil...mas, como você mesmo costuma se expressar nesta sua maneira tão vulgar ..."o povo que se foda ...!!!", e se esquece que este povo "fodido" é o único responsável por te-lo feito presidente, posto que, quem pensa um pouco neste País e que mesmo com pouca inteligência jamais teria cometido tamanha irresponsabilidade.
Você é o cara
que, por tudo isso e mais um elencos de coisas imorais absurdas, transformou este país num chiqueiro libertino e sem futuro para quem não está no seu "grande esquema". Você é o cara que transformou o Brasil em abrigo de marginais internacionais cubanos, FARC'anos etc, negando-se, por exemplo, a extraditar um criminoso vagabundo como você, para um país democrático que o julgou e condenou democraticamente.Você representa o que mais nos envergonha pelo Mundo afora ...!!! Você é o cara que transformou corruptos e bandidos do passado em aliados de primeira linha.
Aliás, neste caso, você faz inverter uma das mais importantes  Leis da Física que é a Lei da Atração e repulsão;significa que força de idêntico sinais se repelem e as de sinais contrários se atraem".

VOCÊ INVENTOU QUE FORÇAS DO MESMO SINAL SE ATRAEM
por exemplo; VOCÊ SARNEY, COLLOR, RENAN, JADER BARBALHO
,GENOINO, GUSCHIQUEN, ZÉ DIRCEU, LEWANDOVSKI, ETC.,ETC.,ETC. Você é o cara que está transformando o Brasil num país de parasitas e vagabundos, com o Bolsa-Família, com as indenizações imorais da bolsa terrorismo, com o repasse sem limite de recursos ao MST, o maior latifúndio improdutivo do mundo e abrigo de bandidos e vagabundos e que manipulam alguns ingênuos e verdadeiros  colonos.

Para se justificar à estes novos vagabundo, você lhes mostra uma foto sua  lendo um livro de cabeça para baixo, afirmando ser desnecessário ESTUDAR e que para se dar bem neste País basta ser vagabundo, safado e esperto e que OUTROS POUCOS QUE NÃO SÃO TAMPOUCO
, CONJUGAM DA SUA CARTINHA, PAGARÃO AS CUSTAS, simples assim, "FAZER CARIDADE COM O DINLHEIRO ALHEIO"...!!!

Observe a esculhambação que você fez criar no sistema de ensino público no País, dominado por alunos inconsequentes, atrevidos, drogados e agressivos com os pobres dos PROFESSORES.

É, Lula! Você é o cara...
É o cara-de-pau mais descarado que o Brasil já conheceu.
BIS ...BIS...BIS ...BIS ...BIS...BIS...BIS...BIS...BIS... ... ...!!!
Voce é o cara que deveria apanhar na cara de todo brasileiro honesto e trabalhador." É, Lula... você é o cara que não tem um pingo de vergonha na cara, não tem escrúpulos, é "o cara" mais nocivo que tivemos a infelicidade de ve-lo parido aqui na terrinha ...

Mas ...como diz o velho ditado popular;
NÃO HÁ MAL QUE TANTO DURE E NEM BEM QUE NUNCA SE ACABA ...SUA HORA ESTÁ CHEGANDO ...PARA ALÍVIO DO MUNDO ...

Caio Lucas Macedo
Advogado-OAB 4536-SPBR

Não sei quem é Caio Lucas , nem por quais vias este seu escrito admirável veio parar no meu email. O que não posso é deixar de repassar sua mensagem, na qual os devotos desse presidente encontrarão as respostas objetivas aos seus arrebatamentos retóricos de bravatas compulsivas.

terça-feira, 17 de julho de 2012

VENDO O VOTO.


Com certeza você veio ler este artigo atraído pelo título. São coisas de nossa rica língua Portuguesa. Palavras  com grafias iguais,  mas com sentido totalmente diferente.

Eu estou vendo o voto nesta eleição como instrumento democrático para poder diferenciar o político que realmente trabalha daquele que apenas cuida de seus interesses pessoais. Daquele que passa 4 anos escondido e aparece na eleição em busca de oportunidade.

Eu estou vendo o voto como a única arma que o cidadão tem para lutar contra aqueles que querem se preocupar com os bens da cidade, e não com o bem da cidade.

Vendo o voto como a oportunidade de escolher as pessoas certas para cuidarem de nossa cidade, o eleitor poderá, no silencio daquele momento exclusivo, demonstrar sua máxima vontade, seus desejos, sua gratidão, sua vingança, seu desprezo ou sua paixão. É o momento dele.

Vendo o voto como a grande oportunidade para se corrigir erros, para fazer mudanças, para mudar de idéia, para pensar no futuro, o eleitor chegará à conclusão que jamais deve vender seu voto, trocá-lo por qualquer agrado que seja.

Vendo o voto como uma bandeira e não como a camisa do clube, do time, o eleitor deve fazer dele o estandarte de sua vitoria, da vitoria da democracia, da vitoria de quem realmente está em condições de administrar sua cidade, sem amadorismo, sem ódio, sem desejos de vinganças pessoais.

Valorize seu voto. Pense no seu futuro, no futuro de sua família, no futuro de sua cidade. Se você quer o melhor em tudo deve escolher o melhor governante. Jamais venda seu voto, seja por dinheiro, seja por presentes ou por mentiras. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

VAI FAZER O QUE COM SEU VOTO ?

Esta é a questão que eu coloco e que muita gente também está colocando ao eleitor que tradicionalmente votava na oposição. Era eleitores fieis do Luizinho.

Talvez nem todos eram fiéis à oposição no que se refere ao voto para vereador, pois na última eleição Luizinho teve quase 8.000 votos mas os vereadores da oposição tiveram cerca de 5.000 votos. Tanto é verdade que elegeram apenas 3 vereadores. E destes 3, nesta eleição de agora, 1 não é mais candidato e 2 não estão mais juntos com o PT.

Voltando àquela questão, as pessoas a quem faço a pergunta respondem sempre quase que da mesma forma; Não sei. Acho que vou anular, pois não voto nestas "coisas" que estão aí. Alguns até me perguntam se eu conheço a nova candidata. Sendo eles, eleitores da oposição e declarando desconhecer a candidata, posso imaginar a confusão reinante.

Aquela oposição de antes, que o eleitor julgava uma família unida, esfarelou-se. Ruiu como um castelo de areia quando a maré sobe. E quando a água chega no queixo quem sabe nadar se salva, quem não sabe se afoga.

Agora temos 8.000, ou mais, eleitores órfãos, surpresos com os fatos, incrédulos e sentindo-se traídos. Fica aquela dúvida : O que fizeram com nosso candidato ? Porque a casa caiu ? Quais são as verdades ?

Tento entender. Teriam aqueles oposicionistas, políticos de fato, concluído que a tal continuidade administrativa seria mais interessante para a cidade do que uma aventura ? Ou teriam chegado a conclusão que havia muito oportunista para pouca oportunidade ? Ou ainda, que estavam querendo usar o partido e o eleitor em benefício próprio ?

A verdade é que a oposição deu mostras de como não se deve fazer política. Vejam este exemplo.

Na eleição passada Luizinho teve quase 50 % dos votos. Mas juntando,  nesta eleição, a oposição e a oposição da oposição não conseguem mais que 20 candidatos a vereador, dos quais menos de 25% são pessoas politicamente conhecidas.  Estariam os próprios oposicionistas afastando-se da oposição ? Seria a decepção total ?

Acredito que o eleitor, de modo geral, chegou a conclusão simples: Em time que está ganhando não se mexe. A oposição fala em alternância de poder. Mas o Lula, do PT, quer isto ? Já vamos para 12 anos de PT no poder, com grande chance de Dilma emplacar mais 4, se o Lula deixar e não enfiar na guela dos brasileiros sua própria candidatura. Aí já teríamos 16 anos. E a tal alternância ?

O negócio é esquecer este negócio de alternância e eleger o que de melhor possa existir para a cidade. Você está feliz, está satisfeito ? Sente-se seguro? Está trabalhando, tocando sua vida com tranquilidade ? Então que se dane os partidos. Não se acanhe não e faça bom uso de seu voto. Lá, no momento de apertar o botão, será você e sua consciência. Não pense em partido. Pense em sua família. Quem precisa de oportunidades é você.

Então, vai fazer o que com seu voto ?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

JÁ COMEÇOU SUA CAMPANHA ?


JÁ COMEÇOU SUA CAMPANHA ?

Muito bem, já passamos a fase das convenções e do registro de candidaturas. Vamos começar a campanha ? Quando? , me perguntaria o novo candidato e eu respondo: Ontem, meu amigo.

Não se deve perder um dia de campanha. E em nossa pequena cidade o negócio é mesmo a famosa “boca a boca”, pois não temos campanhas pela TV nem pelo rádio, salvo para prefeito. Fazer campanha através de jornais é caro e limitada. Carros de som, folhetos, santinhos e muita, mas muita sola, é o que resta.

Para a eleição de prefeito ainda caberão as famosas pesquisas, que irão colocando a campanha no eixo, mas para vereador a coisa muda. Como fazer uma pesquisa para vereador em uma cidade como Extrema ? É possível, claro, mas inviável, economicamente falando.

Então é importante ir conhecendo o que se falam pelas ruas, colher opiniões de amigos, conhecidos, vizinhos, cabos eleitorais, quando tem. O importante é o candidato se fazer muito conhecido. Quanto mais conhecido, mais lembrado será.

As técnicas de marketing indicam que para um nome ficar memorizado pelo eleitor será preciso que ele ouça aquele nome pelo menos 7 ou 8 vezes. Quanto mais, melhor.

Muito se fala de Plataformas de Governo, Programas, Projetos e aí o candidato resolve sair por aí prometendo mundos e fundos. É preciso lembrar que o eleitor não é bobo e saberá distinguir, daquilo que está sendo prometido, o que realmente pode ser feito. Tanto o candidato a prefeito, como o candidato a vereador, devem ter em conta uma plataforma crível, viável, mesmo que alguma coisa necessite de mais de um mandato. Uma plataforma é um conjunto de idéias, planos e objetivos. O compromisso deve ser na direção de que tudo será feito para se conseguir realizar aquilo.

Os candidatos a vereador devem ter a exata noção de como poderá ser sua atuação na Câmara Municipal para não prometer o que jamais poderá fazer.

Os candidatos devem, sim, elaborar uma agenda para sua campanha, planejando as datas de comícios, carreatas, reuniões de trabalho com a equipe de campanha, reuniões com os cabos eleitorais e reservar um tempo para as caminhadas de campanha. Falo daqueles passeios pelo centro da cidade para um contato estreito com o eleitor.

É neste momento que o candidato “mostra a cara” e o eleitor aprecia isto. Pode parecer  bobagem,  mas o eleitor gosta de ser cumprimentado por um candidato. Sente-se valorizado, politicamente falando. Importante que neste “passeio” o candidato se faça acompanhar de assessores para atenderem solicitações e sugestões, registrando tudo, anotando tudo. Se possível, leve junto um fotógrafo/filmador. Convide amigos, parceiros e eleitores para te acompanhar. É importante passar desde o início a impressão de apoio popular.
Sempre que ocorrer uma oportunidade de diálogo com um eleitor convença-o a levar sua proposta e seu nome para outras pessoas.

Em uma campanha o candidato pode pedir tudo.

Enquanto a propaganda sonora, visual ou verbal se espalha em busca do eleitor, o contato pessoal, “boca a boca” traz a proximidade, a intimidade, e a sensibilidade para perceber como está a imagem e a aceitação. A conversa “olho no olho” permite esta percepção. Enquanto a campanha para prefeito exige milhares de votos, para vereador se fala em centenas de votos.

Em Extrema a percepção atual é de que serão necessários no mínimo 500 votos para se eleger um vereador. Serão 90 dias de campanha para se conquistar pelo menos 6 votos por dia.

O candidato a vereador deve considerar que serão 93 candidatos para 23.399 eleitores registrados. Uma média de 250 eleitores para cada candidato. Alguém vai ter que “roubar” voto de alguém. Então, mãos a obra. Lembrando que o eleitor muitas vezes é infiel, ou ingrato e pode deixar-se levar por promessas e agradinhos.  

Campanhas com alto volume de investimentos e vasto time de cabos eleitorais também são uma excelente estratégia, porém cara e muitas vezes ineficazes, pois além de envolver salários, carros, combustíveis, logística, riscos e investimentos, implica em prováveis exclusões já que nem sempre todo território da campanha é alcançado.

O  trabalho “boca a boca” faz um similar, sem altos investimentos, com baixo risco trabalhista e alcançando desde as pessoas com alto grau de instrução até as mais simples e humildes. De qualquer modo, uma vez que o eleitor é conquistado, certamente terá um peso tremendo na decisão do voto. Porém, sempre é bom lembrar que a mente do eleitor não é estática e estará sendo, todos os dias, influenciada por uma enxurrada de informações formuladas e divulgadas com o objetivo de formar a opinião dele

Um lembrete a cada candidato. Um eleitor conquistado pode representar muito mais que apenas um voto porque ele, uma vez conquistado, fará a continuidade de seu trabalho.

Bom trabalho e boa sorte a todos os candidatos.




segunda-feira, 9 de julho de 2012

VAMOS DEBATER ?


Um debate político pode não ser algo que interesse a muita gente, mas para quem  realmente estão interessados na política. São os chamados “formadores de opinião”. É o tipo de pessoa que chega em casa falando sobre o que foi debatido, mostrando estar antenado nos problemas e nas soluções.

Segundo especialistas em Marketing Político,  o debate é um dos fatores que mais influenciam o voto entre amigos e familiares. Um debate não se esgota ao final das primeiras réplicas e tréplicas, mas funciona como uma pedra atirada em um lago. Como pequenas ondas, o efeito vai longe e pode influir até nos rumos das campanhas dos candidatos.

A internet é atualmente o maior campo para semear,  e colher rapidamente, opiniões e respostas políticas. É ali que irão acontecer muitos debates. Por ser uma eleição a nível municipal os “pegas” serão nas Comunidades virtuais, onde cada grupo tentará defender seu candidato e atacar o adversário.

Será preciso muito cuidado para que os limites do bom senso e das responsabilidades não sejam ultrapassados,  pois a Lei Eleitoral está pesada e os advogados de cada lado estarão mais atentos. Mas isto não vai impedir o agito natural da campanha e o engajamento dos partidários de um e de outro candidato, ou outros. Para que todos possam ter uma participação ativa, positiva e responsável, vai aí algumas dicas:

Pessoas raivosas, irritadas ou inseguras escrevem em letras maiúsculas, que na linguagem  virtual significa gritar. Portanto, mantenha a calma, a elegância e tente convencer pelos argumentos claros e objetivos.

Use sempre um tom amigável, mostre segurança e firmeza, mas passe a idéia de um bate-papo, e não de um debate agressivo.

Seja comedido em suas argumentações. Não deixe  a impressão de tensão.

Fique alerta. Se começar a lhe faltar idéias e argumentos é porque está perdendo o controle da conversa ou lhe falta informações. Então melhor encerrar e voltar mais tarde, melhor preparado.
Seja sempre elegante. Evite palavras chulas e nem pense em fazer qualquer ofensa pessoal.

Lembre-se que muitas pessoas estarão lendo o que está sendo escrito e debatido. Evite, portanto, qualquer comentário contrário à maioria. Tente manter o debate focado nos pontos comuns a todos. A recepção será maior e melhor.

Faça pausas. Deixe que as pessoas façam a digestão daquilo que você escreveu. Deixe que eles façam uma reflexão. Enquanto isto, recarregue as baterias, renove as informações, e quando voltar ao debate mantenha a firmeza.

Esteja sempre informado de números de seu candidato, de realizações, para poder preencher o tempo quando lhe faltar respostas ao adversário. Nesta hora procure mostrar interesse maior pelo assunto e não pelo adversário.

Ao perceber que o assunto está fugindo de seus conhecimentos procure trazer o debate para temas que sejam de seu domínio e procure colocá-lo em associação com aquilo que estava sendo debatido.

Quando o adversário fizer várias perguntas ao mesmo tempo escolha apenas uma para responder, preferencialmente aquela que você tem mais conhecimento. Assim fica a impressão de ter respondido a tudo.

Ao fazer um ataque, não seja agressivo, mas sim, irônico. Isto demonstra que você está mais preparado. Use a anáfora ( repetição da palavra em início de frase).

Lembrando que cada eleitor quer defender, e bem, seu candidato, procure ser o mais natural possível. Seja espontâneo, como se estivesse em um bom bate papo, e não como se estivesse sendo sabatinado em seus conhecimentos. Isto lhe dará mais credibilidade. Importante é unir naturalidade com a emoção em suas explicações, pois acabará demonstrando seu conhecimento sobre o tema.

Não caia em provocações. Ignore qualquer comentário sobre sua pessoa e não o faça sobre a pessoa  que debate com você. O objetivo são os candidatos e suas qualidades. Se o debatedor insistir na provocação, ignore-o.

Importante considerar que, geralmente, os objetivos de cada são comuns. Apenas os caminhos é que podem ser diferentes e que após 07 de outubro tudo estará definido e a vida continuará, e cada um cuidando da sua.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ASSESSOR, VOCÊ VAI TER UM.



Estamos nos aproximando das eleições municipais e logo teremos novos políticos eleitos, ou reeleitos e, por conseguinte, haverá necessidade da escolha de assessores.

Todo político que venha a ocupar um posto, ou já esteja ocupando, vai necessitar de um bom assessor, e em tempo integral. Este deve reunir algumas qualidades básicas atinente à confiança e qualificação necessárias para o desenvolvimento da função.

Praticamente é impossível ao político atual desenvolver seu trabalho sem ter um assessor ao seu lado. E dependendo do porte do político, mais de um. Porém, a função ainda não recebeu o devido valor e a importância que ele representa no dia-a-dia do político. Para alguns, o assessor é uma obrigação, é praxe. Para outros, uma necessidade, indispensável.

Mas afinal, o que faz um assessor ? Sua função é complexa e suas atribuições e responsabilidades serão sempre determinadas pelo chefe político, que de acordo com sua representatividade política exigirá mais, ou menos, de sua assessoria.

Geralmente, principalmente no nível da Câmara Municipal, o assessor é o “faz-tudo” do político e acaba se envolvendo em todas as  atividades, todos os problemas e soluções e às vezes até cuidando de assuntos particulares. Já no nível da administração municipal o assessor passa a ser uma “escada” para se chegar ao chefe e também um “pára-raios”, para evitar “saias-justas”, além de cuidar do relacionamento entre departamentos e os cidadãos. Neste nível existe também a assessoria técnica, consultada de acordo com os problemas e suas especialidades.

Independente de quais sejam suas funções, o assessor político será sempre um conselheiro, considerando sua lealdade, experiência, informações e sua melhor condição de orientar seu chefe com críticas, sugestões e alertas.

Maquiavel dizia: “ a única forma de um político proteger-se da bajulação é fazer as pessoas entenderem que não o ofendem por falar a verdade” A relação de lealdade e de confiança entre um político e seu assessor confirma Maquiavel. Mesmo que a verdade possa ser dolorosa ou causar desconforto o assessor não deve deixar de aplicá-la, porém, com cuidado para não ultrapassar o limite. Muitos assessores cometem este tipo de erro, com conseqüências até graves.

Muitas das tais verdades só devem ser ditas em conversas reservadas.
O assessor deve ter a correta percepção do momento ideal para dizer-las, considerando os problemas e os incômodos do momento na vida política do chefe.
Será sempre de bom tom que o assessor espere que o Chefe peça sua opinião ou que aborde determinado assunto.
Mais uma vez citando Maquiavel: “ quando todos podem dizer-lhe as verdades, perdem o respeito por ele”. Por isto existe a lógica de que será sempre do Chefe a iniciativa de levantar uma questão ou um tema. Cabe ao assessor esperar que seja consultado, salvo se, especialmente, tiver informações que possa de alguma forma afetar seu chefe. Aí sim, e de forma reservada, deverá levar ao conhecimento.

O político sempre buscará conselhos, mas o fará quando sentir que está precisando, e não quando outras pessoas o querem aconselhar. Qualquer assessor que agir diferente estará correndo o risco de ultrapassar os limites da boa assessoria. Mesmo que um relacionamento antigo e de muita confiança ofereça-lhe esta liberdade, deverá saber usá-la com muito critério e economia, ou acabará perdendo credibilidade.
Se o assessor concluir que é preciso tratar do assunto deverá escolher o momento mais adequado, a sós com o chefe e aí, então, colocar os fatos, sugestões e orientações. Mas o ideal é que a iniciativa seja sempre do chefe. Independente disto tudo, o assessor tem a obrigação de proteger sempre o político para o qual trabalha.
Ocorrendo alguma conversa com a participação de terceiros e, nela, sua opinião seja solicitada pelo chefe e você sentir que o assunto, ou a resposta, não deveria ser tratado ali, procure desviar-se da questão e depois, a sós com ele revelar seu ponto de vista e o porquê de ter evitado responder antes.
Lembre-se que atrás de um bom político sempre haverá um bom assessor. Então, você, que está prestes a ser eleito, já escolheu o seu ?

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Olá meus amigos. O Blog está passando por um período de "manutenção" e estará de volta no próximo dia 08 de julho. Estamos realmente impressionados pela interesse de vocês pois, mesmo estando fora do ar continuamos a receber mais de 40 acessos diários.

Entendemos que a maioria são de nossos amigos, que apreciam o blog e estavam preocupados porque ele ficou "mudo" de repente. A minoria seriam os eternos "perdigueiros", a caça de alguma coisa para iluminar suas idéias.

Mas aguardem pois vem por aí muitas novidades sobre nossa política. Um pouquinho de paciência e já estaremos de volta.