segunda-feira, 11 de junho de 2012

VAI SER CANDIDATO ? BOA SORTE !


O meio político é na verdade um constante campo de batalha.

Quem entra neste campo terá que disputar espaço no partido, no cenário político da cidade, nos meios de comunicação, e, claro, na preferência dos eleitores.

Neste ambiente tão competitivo surgem  dúvidas, que precisam ser solucionadas, cada uma em seu devido tempo, porém, com a brevidade que se faz necessária.

- Qual a posição a ser assumida onde o que não faltam são concorrentes ?
- Como levar até o eleitor sua atuação política, suas realizações e suas ações ?
- Quem seriam seus aliados, seus amigos e seus inimigos ? Como identificá-los ?
- Qual seria a imagem real que os eleitores teriam sobre você ?

Pois bem. Estas e outras respostas devem ser uma busca constante, que se você não consegue encontrar por conta própria deverá fazê-lo através da colaboração de quem tem o entendimento necessário para ajudá-lo. É nesta hora que conselho é bom, e se for de graça melhor ainda.

Para cada pergunta destas,  você deve ter a resposta certa, real. Uma conversa franca com você mesmo poderá trazer-lhe  muitas respostas. A isto se dá o nome de reflexão. Ninguém melhor do que nós mesmos para sabermos quem somos, o que fizemos, ou estamos fazendo, quem são nossos amigos e nossos inimigos políticos.

A imagem que o eleitor possa estar fazendo de você será captada através do trabalho, de visitas, de muita conversa com o eleitor. Levar até ele as informações sobre você, e seu trabalho político, é parte de sua campanha.

Então. Vai ser candidato ? Procure logo encontrar respostas para as questões acima, e soluções. E boa sorte, pois a luta se aproxima.

terça-feira, 5 de junho de 2012

RETA FINAL

Ninguém pode negar que a internet fará a diferença na próxima, e nas próximas, eleições. Nas pequenas cidades, como a nossa, a coisa vai pegar fogo nas Comunidades. Bom que os debates privilegiem os programas de governo, projetos, idéias e tudo que possa ser oferecido de bom para a cidade e o cidadão.

Mas como no futebol, com suas torcidas organizadas, na política tem também aqueles que defendem seus candidatos, participam de carreatas, comícios, e, claro, se atiram na internet para o combate das palavras.

Infelizmente ainda existem pessoas que, na falta de argumentos políticos, apelam para os ataques pessoais, acusações e até ameaças. Mas tudo isto logo passa, pois o que interessa mesmo são os candidatos.

Neste mês de junho, quando ocorrem as convenções dos partidos,entramos na reta final e nas oficializações de candidaturas, os últimos acertos e todos se colocam na linha de largada para o dia 07 de julho, quando oficialmente começa a campanha.

Para quem ainda não está familiarizado com a eleição, deixo abaixo alguma informação sobre como ocorre a distribuição das vagas para vereador, lembrando que Extrema irá eleger 11 vereadores nesta eleição.


Toma-se o nº de votos da coligação e divide-se pelo quociente = vagas conquistadas

O blog estima que teremos cerca de 17.000 eleitores, logo, teríamos um quociente eleitoral de 1.545 votos. Cada um pode fazer suas previsões e já irem concluindo quantas cadeiras seus partidos poderão conquistar.

Exemplo: A coligação "A" obtém 4.000 votos na soma de todos os candidatos dela.
Esta coligação conquistariam 2 vagas, com a média de 2,5889967.

Em seguida, para preencher as vagas que sobraram soma-se a este média + 1. Quem tiver a maior média conquista mais uma vaga e vai se repetindo a operação até que todas as vagas sejam distribuídas.

Claro que tudo são números e a realidade só virá no dia da eleição, as 17,00 horas. Até lá, o negócio é trabalhar pelo seu candidato e ir exercitando as expectativas.

Que venha a eleição e que tudo transcorra em plena democracia e na paz de Deus.

Temos certeza que todo extremense deseja o melhor para sua cidade e para sua família, não importando que partido ou que candidato seja o vencedor. Todos seremos vencedores quando nossa cidade crescer e se desenvolver.