terça-feira, 29 de março de 2011

ENDOMARKETING NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

O sucesso de qualquer empresa ou de uma instituição pública está intimamente ligado ao envolvimento real dos funcionários com os objetivos traçados. Não existem realizações individuais. Tudo é fruto da participação das pessoas.
Vamos falar de nossa Prefeitura Municipal e de seus objetivos e suas dificuldades.
Claro que todo Prefeito quer realizar o máximo durante sua gestão. Construir novas estruturas, reformar as existentes, ampliar e modernizar, além de prestar o melhor serviço para a população, principalmente nos setores básicos de Saúde e Educação.
Mas uma cidade como Extrema, que nos últimos 10 anos cresceu e se desenvolveu 10 vezes mais que qualquer outra cidade de seu porte, exige muito mais. É uma cidade turística também, com mais de 700 kms de estradas rurais e mais de 6.000 propriedades rurais, a maioria delas de veraneio. Também é uma cidade festeira, e em suas principais festas traz para a cidade milhares de turistas, caso da Festa do Peão, Carnaval e Festa de Santa Rita.
Este movimento todo de gente pelas estradas exige manutenções constantes, principalmente em épocas de chuvas. E aí entra toda uma estrutura departamental de obras, máquinas e equipamentos.
A Educação atende mais de 5.000 alunos, que são transportados de todas as partes por veículos da municipalidade. Ônibus, Vans, Kombis precisam de estradas em condições o ano todo. Ambulâncias precisam atender em qualquer ponto onde se fizer necessária, como também veículos da Polícia Militar, da Bragantina e outros.
A cidade está crescendo, os bairros vão se ampliando e novas construções brotam com incrível rapidez. Logo surgem novas ruas, novas comunidades e o asfalto precisa ser levado até lá. E vai também rede de esgotos, rede de água, iluminação pública, transporte.
Muito bem. Por traz de todo este barulho está o funcionário municipal. Muitas vezes esquecido pela população, outras até maltratado, estigmatizado como alguém que pouco faz.
Mas não fosse o funcionalismo municipal Extrema jamais estaria onde está agora. Considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Estado de Minas Gerais, uma cidade onde não falta emprego, não falta escola e creche, PSF´s em todos os bairros, 1º lugar em atendimento bucal.
Falhas podem existir, mas como conseqüência de tentativas para acertar, e é nesta direção que a administração trabalha. Acertar o máximo possível, sem perder o foco que é o cidadão.
Bem, aqui entramos com aquele conceito que abre o nosso artigo; Endomarketing.
Simplificando, é o marketing feito para dentro da administração. É a valorização do funcionário público. Na iniciativa privada o marketing é feito sobre um produto para um provável cliente e para gerar lucro.
Na Administração Pública o produto é o serviço a ser prestado e o cliente é o cidadão. Não seria preciso convencer o cidadão a consumir o serviço, porque isto é uma necessidade, mas convencer o funcionário a prestar um bom serviço , que é uma obrigação e, geralmente insatisfatório. É importante empregar sempre a atenção, o respeito e a cortesia no tratamento dispensado ao usuário dos serviços, e algumas prioridades precisam ser observadas, como por exemplo, tempo de espera para ser atendido, prazos para cumprimentos dos serviços oferecidos, a boa comunicação com os usuários, os procedimentos para atender as reclamações através de uma Ouvidoria Pública, as formas de identificação dos servidores ( é importante você saber com quem está falando), e as condições de limpeza e conforto de todas as dependências públicas.
A agilidade e a dignidade no atendimento ao cidadão é que demonstra a eficácia da gestão pública. E tudo isto depende exclusivamente do funcionalismo.

É partir daí que se passa a considerar o trabalhador municipal como parte integrante de um grupo, e não mais como indivíduo isolado. Não se considera mais apenas suas necessidades materiais e financeiras, mas também as necessidades psicológicas e de estima de cada indivíduo e de cada grupo. Parte-se da premissa que um ambiente de trabalho amistoso e integrado reflete diretamente na comunicação interna e na imagem da organização, sendo um dos elementos principais para o alcance de bons resultados, e que as ações do endomarketing devem fazer parte do planejamento estratégico organizacional.
Enquanto na iniciativa privada o marketing está direcionado para o lucro através do atendimento das expectativas do consumidor do produto, na Administração Pública o endomarketing está direcionado para qualificar o funcionário e motivá-lo, para através de seu trabalho atender a expectativa do cliente cidadão.
A motivação, a integração e o reconhecimento passam a ser ferramentas importantes na administração. Acrescente-se o envolvimento de todos com os objetivos da administração e se terá a receita certa para o sucesso.
Como é popular dizer, a fila anda. E na Gestão Pública não poderia ser diferente. Os tempos mudaram e novas técnicas administrativas se fazem necessárias. Os funcionários serão os mesmos, mas os resultados é que farão a diferença.

segunda-feira, 28 de março de 2011

NOSSO TRÃNSITO

Extrema vai crescendo, vai se desenvolvendo. Aumenta a população, aumenta o número de veículos que transitam pela cidade e a coisa vai ficando complicada.

Muitas pessoas se deixam contaminar pelo "poder" de ter nas mãos um carro e esquecem as regras básicas de cidadania, de respeito ao pedestre e as regras da boa convivência.

E surgem os primeiros atropelamentos, as constantes batidas de veículos, logos vem as brigas de trânsito e pronto !

segunda-feira, 21 de março de 2011

INCOERÊNCIA

Nunca aquele velho ditado “ Sentar no próprio rabo e falar mal do rabo do vizinho” esteve tão à mostra como o faz o exnobre vereador euizer. Semanalmente, quando comparece à reunião da Câmara, vai lá na Tribuna para falar do salário do Ouvidor. Picuinha antiga.
Insiste em dizer que o Ouvidor não trabalha e que ganha um grande salário. Mas tem muita coisa que o povo não sabe. Por exemplo:
No ano de 2.010 a Ouvidoria atendeu mais de 1.500 pessoas, seja por protocolos, e-mails, telefone ou pessoalmente em visitas do Ouvidor. No período de chuvas, o Ouvidor trabalhou em conjunto com a Defesa Civil visitando locais de riscos e procurando auxiliar famílias necessitadas ou atingidas por acidentes naturais.
Para quem quer conhecer os relatórios da Ouvidoria basta acessar o site da prefeitura:
www.extrema.mg.gov.br Lá estão todos os relatórios de protocolos emitidos.

Agora vamos falar do tal vereador.
Saibam aqueles que votaram nele, e os que não votaram, que o vereador + seu assessor custam juntos, para a Câmara, mais de 6.000 reais por mês, ou 72 mil por ano, ou 288 mil por mandato. Juntando-se férias e diárias podem passar de 300 mil por mandato.
Lembrando que o Ouvidor não tem assessor. Trabalha sozinho.
Agora a informação mais importante. Durante todo o ano de 2.010 o Gabinete deste vereador atendeu a apenas 41 cidadãos Outros gabinetes de outros vereadores atenderam entre 500 a 700 cidadãos.
E durante este mesmo período o tal vereador não apresentou nenhuma indicação ou projeto.
Ou seja, sua atividade parlamentar foi inócua.
Fazendo as contas: 72 mil reais divididos por 41 atendimentos, temos que o atendimento a cada cidadão pelo seu gabinete custou para a Câmara a bagatela de R$ 1.756,00 cada um.
Por aí se pode ver o “quanto” trabalha o pobre vereador. Isto sem considerar que o vereador falta constantemente às reuniões, pois mora e trabalha em São Paulo.

Então, o que interessa mais ao cidadão extremense ? Um vereador e seu assessor que em 1 ano atendeu apenas 41 pessoas em seu gabinete e não fez nenhuma indicação ou projeto, ou um Ouvidor que no mesmo período, e trabalhando só, atendeu mais de 1.500 pessoas ?
2012 virá e o povo saberá corrigir estas coisas.

SENTA NO RABO PARA FALAR DOVIZINHO

Nunca aquele velho ditado “ Sentar no próprio rabo e falar mal do rabo do vizinho” esteve tão à mostra como o faz o exnobre vereador euizer. Semanalmente, quando comparece à reunião da Câmara, vai lá na Tribuna para falar do salário do Ouvidor. Picuinha antiga, que já deu até processos.

Insiste em dizer que o Ouvidor não trabalha e que ganha um grande salário. Mas tem muita coisa que o povo não sabe. Por exemplo:

No ano de 2.010 a Ouvidoria atendeu mais de 1.500 pessoas, seja por protocolos, e-mails, telefone ou pessoalmente em visitas do Ouvidor. No período de chuvas, o Ouvidor trabalhou em conjunto com a Defesa Civil visitando locais de riscos e procurando auxiliar famílias necessitadas ou atingidas por acidentes naturais.
O Ouvidor trabalha todos os dias, em tempo integral. Para quem quer conhecer os relatórios da Ouvidoria basta acessar o site da prefeitura:
www.extrema.mg.gov.br Lá estão todos os relatórios de protocolos emitidos.

Agora vamos falar do tal vereador.
Saibam aqueles que votaram nele, e os que não votaram, que o vereador + seu assessor custam juntos, para a Câmara, mais de 6.000 reais por mês, ou 72 mil por ano, ou 288 mil por mandato. Juntando-se férias e diárias podem passar de 300 mil por mandato.
Lembrando que o Ouvidor não tem assessor. Trabalha sozinho.
Agora a informação mais importante. Durante todo o ano de 2.010 o Gabinete deste vereador atendeu a apenas 41 cidadãos Outros gabinetes de outros vereadores atenderam entre 500 a 700 cidadãos no mesmo período.
E durante este mesmo período o tal vereador não apresentou nenhuma indicação ou projeto. Ou seja, sua atividade parlamentar foi inócua. Um zero a esquerda.

Fazendo as contas: 72 mil reais divididos por 41 atendimentos, temos que o atendimento a cada cidadão pelo seu gabinete custou para a Câmara a bagatela de R$ 1.756,00 cada um. Por aí se pode ver o “quanto” trabalha o pobre vereador. Isto sem considerar que o vereador falta constantemente às reuniões, pois mora e trabalha em São Paulo.

Então, o que interessa mais ao cidadão extremense ? Um vereador e seu assessor que em 1 ano atendeu apenas 41 pessoas em seu gabinete e não fez nenhuma indicação ou projeto, ou um Ouvidor que no mesmo período, e trabalhando só, atendeu mais de 1.500 pessoas ?

O povo não é cego nem trouxa e saberá corrigir estas coisas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

ENERGIA NUCLEAR

Artigo do Blog publicado no Estadão de hoje, 16-03, no Forum dos Leitores.

Energia Nuclear

Mais de 1/3 do consumo energético do mundo depende do petróleo e do gás natural, e a tragédia nuclear japonesa mostra que por muito tempo ainda haverá, ou até mesmo crescerá, o consumo destas duas fontes de energia.

O Brasil é privilegiado: conta com enormes recursos hídricos para a geração de energia elétrica; com o advento do pré-sal terá suas necessidades de petróleo satisfeitas; e com território imenso e clima favorável,pode ampliar a geração de energia da biomassa, retirando dos vegetais um gigantesco volume energético. Além disto, existe a possibilidade de geração eólica, uma boa alternativa de geração de energia limpa.

Será que nosso país precisa realmente de energia nuclear ? Não seria mais seguro investir este dinheiro na energia eólica e na biomassa ? Estaria o Brasil em condições de enfrentar um problema como o do Japão ?



E pensar que ainda nem conseguimos explicar os nossos apagões.

terça-feira, 15 de março de 2011

FORÇA JAPÃO !

A catástrofe que se abateu sobre o Japão entristece todo o mundo, e particularmente a nós, brasileiros, pois o Japão é uma Nação amiga e seu povo é nosso irmão por natureza. É no Brasil que vive a maior colônia de japoneses fora do Japão.

As imagens e as informações que nos chegam são terríveis e a força e disciplina do povo japonês causam-nos emoção profunda e passamos a desejar, do fundo da alma, que Deus dê-lhes ânimo para retomar a vida o mais rapidamente, e força espiritual para suportar as dores das perdas de filhos, pais, mães e parentes.
Em Extrema temos nossa querida colônia nipônica que neste momento está sofrendo muito. Quero apresentar meus pesares a toda esta comunidade, desejando que encontrem forças espirituais para orarem pelos seus irmãos.
Todos nós, Extremenses, estamos rezando por aquele povo neste momento tão trágico.
Força Japão !

FORÇA JAPÃO !

A catástrofe que se abateu sobre o Japão entristece todo o mundo, e particularmente a nós, brasileiros, pois o Japão é uma Nação amiga e seu povo é nosso irmão por natureza. É no Brasil que vive a maior colônia de japoneses fora do Japão.

As imagens e as informações que nos chegam são terríveis e a força e disciplina do povo japonês causam-nos emoção profunda e passamos a desejar, do fundo da alma, que Deus dê-lhes ânimo para retomar a vida o mais rapidamente, e força espiritual para suportar as dores das perdas de filhos, pais, mães e parentes.
Em Extrema temos nossa querida colônia nipônica que neste momento está sofrendo muito. Quero apresentar meus pesares a toda esta comunidade, desejando que encontrem forças espirituais para orarem pelos seus irmãos.
Todos nós, Extremenses, estamos rezando por aquele povo neste momento tão trágico.
Força Japão !

sexta-feira, 11 de março de 2011

FAZENDO AS CONTAS

Dizem que haviam na praça mais de 12 mil pessoas em cada dia do carnaval.

Só para arredondar as contas, vamos entender que eram 6 mil mulheres e 6 mil homens.

Também por praticidade, vamos entender que os banheiros químicos eram usados, quase que em sua totalidade, pelas tais mulheres.

Também vamos imaginar que cada homem tenha bebido 8 latinhas de cerveja, na média, cada um, o que representa aprox. 2 litros de xixi.

Aí, então, teriamos uns 12 mil litros de xixi por noite, que multiplicado por 4 daria então 48 mil litros em todo o carnaval.

Vamos ser otimistas e considerar que destes 12 mil litros, uns 3 mil tenha ido para os banheiros químicos e também imaginar
que nenhuma danadinha fez xixi agachadinha entre os carros. Mesmo assim, uns 9 mil litros foram despejados pela cidade.

Se a Polícia fosse prender quem mija pelas ruas seria necessário uns 100 policiais, que não temos. E prender este gente onde ?

Colocar banheiro químico em número suficiente para atender toda esta gente é inviável. Cada banheiro custa uns 500 paus de aluguel
por dia. Se cada marmanjo, depois das cervejinhas, mije 4 vezes por noite, teriamos 24 mil mijadas em cada noite. Se colocarem 100 banheiros químicos, mesmo assim, daria uma média de 240 mijadas por noite para cada banheiro. Ou seja, em média, 4 mijadas por minuto em cada banheiro. Não daria tempo. Então, 200 banheiros e 2 mijadas por minuto. Ainda ficaria difícil.

Não a toa pode-se ler nos jornais que todas as cidades que fazem carnaval de rua tem o mesmo problema.

O que fazer então ?

Esta é a questão. Manda aí suas sugestões.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Parlamentares - Aposentadoria

Artigo nosso no Estadão de 05 de março de 2.011.

Sobre a aposentadoria precoce de parlamentares.

Estou com 62 anos e ainda tenho que trabalhar mais três, isso se não alterarem a idade mínima para me aposentar. Se eu conseguir permanecer no atual emprego e ganhando o atual salário, terei sorte se me aposentar com R$ 2 mil - e já tenho 38 anos de contribuição. Já nossos parlamentares conseguem se aposentar aos 50 anos de idade e com um salário mínimo de R$ 6,9 mil reais. Tem alguma coisa muito errada neste país. Somos todos brasileiros, deveríamos ter todos o mesmo tratamento. Durante muitos anos recolhi INSS sobre 20 salários mínimos, tempos de minhas vacas gordas. Depois, mais um longo período recolhendo sobre 10 salários mínimos; depois, cinco salários mínimos, para conseguir uma aposentadoria máxima de 3 ou 4 salários mínimos. Justo seria pelo menos uma aposentadoria pela média das contribuições. Será que ainda tenho tempo para me candidatar a algum cargo no Congresso ?
Odair Picciolli
Extrema-MG

Como você pode ver, o assunto é sempre atual. Dizem que na Democracia todos são iguais mas na nossa parece que tem sempre alguns que são mais iguais.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ANTIGO MAS ATUAL

A seguir artigo que aparece no Blog Brasil Verdade que fizemos publicar no Estadão já a alguns anos mas cujo teor é atual pois até agora nada foi feito neste sentido e os trabalhadores e empresários continuam sendo vitimas da exploração do INSS que leva mais de 1/4 do valor do salário do trabalhador, oferece um mínimo em assistência médica e social, paga aposentadorias imorais a poucos e uma merreca a muitos, patrocina e acolhe desvios milionários que jamais são esclarecidos. Houvesse uma administração profissional e séria e poderiamos ter um dos melhores serviços sociais do mundo.

Odair Picciolli - A história de sempre

O Fórum da Previdência vai debater a desoneração da folha de pagamento com a mágica idéia de tirar da folha e colocar no faturamento. É morder e depois assoprar. Tanto faz, porque quem vai pagar é o povo. Vender sem nota ou com subpreço será sonegar a Previdência. Será que ninguém pensa nas possibilidades de diminuir os custos da administração, cortando o excesso de funcionários, as perdas de equipamentos, a má administração, fiscalizar a arrecadação, acabar com os famosos "rombos" na Previdência e os desvios de dinheiro? E por que não um sistema de cobrança eficiente que não permita um mês sequer sem que os recolhimentos sejam feitos? Afinal, vivemos na era da
informática. Na imensidão do sistema bancário, quando deixo de pagar um boleto, em pouco tempo meu nome é levado a protesto e ao Serasa. E as aposentadorias irregulares, duplas ou triplas, as superaposentadorias e tudo o mais que está irregular? Tenho certeza de que ações deste tipo poderiam permitir ao INSS diminuir de 20% para 10% o encargo sobre as folhas de pagamento. Aí, sim, as empresas e o povo seriam beneficiados. O resto é enrolação por falta de competência na solução.

Odair Picciolli - pedraseartes@suednet.com.br
Última Atualização ( 08 de maio de 2007 )