quarta-feira, 29 de julho de 2009

Troca de Plantão

Diz o " causo" que Jesus Cristo resolveu dar uma passadinha aqui na terra para ver como andavam as coisas na Saúde. Baixou em Extrema e foi direto para o atendimento do SUS. Usando um jaleco de médico passou pela fila foi direto ao consultorio onde um médico, já cansado de tanto atender as pessoas, se preparava para mais um atendimento. O pessoal que aguardava comentou: Vai trocar a plantão.

Disse Jesus : Olá colega, pode ir descansar que vou assumir teu lugar. O médico agradeceu e não pensou duas vezes. Foi !

Jesus assumiu o atendimento e já gritou: O próximo !

Lá veio um pobre coitado, paraplégico, em cadeira de rodas.
Jesus colocou a palma da mão sobre sua cabeça e disse: Levanta-te, e ande !
O surpreso homem levantou e saiu andando, puxando a cadeira de rodas.

Lá fora, no corredor de atendimento, um outro que esperava lhe perguntou: E aí,
como é que é este novo médico ?
E o homem respondeu: Igualzinho aos outros. Nem me examinou.

Moral da historia:

Tem gente que já recebeu o milagre, mas nem se toca, pois só vive para reclamar ou botar defeito em tudo e em todos nesta vida !

terça-feira, 14 de julho de 2009

Muito incomum

Texto nosso publicado no Estadão, 14/07, Fórum dos leitores, pag. A2.

A cada dia que recebo o Estadão e leio as manchetes vou dando
mais e mais razão ao Presidente Lula quando disse que Sarney não era uma pessoa comum.
Comum somos nós que trabalhamos e vivemos com o suor de nosso trabalho e nosso salário.
Comum são todos os brasileiros honestos.
Comum são todos aqueles que respeitam o bem alheio.
Comum seria o político que honra o voto que recebeu e sabe respeitar o bem público.
É lendo estas manchetes que vou acabar tendo um infarto de "raiva política".
Odair Picciolli
Extrema-MG
RG 4940803

Mensagem recebida de um leitor nesta mesma data.

Como é satisfatorio ver brasileiros que se rebelam contra esta podridão que vive o senado da republica.
Quando penso que nosso presidente chamou Sarnei de grileiro e ladrão , e hoje o defende, e que falta de carater e vergonha na cara deste tipos de políticos.Meus cum primentos Sr.Odair Picciolli; No Brasil temos carencia de politicos como sua índole.
Estiva, 14/0709 as 12,3o hs.


quinta-feira, 2 de julho de 2009

A MINHOCA ESPERNEOU !

Já fazem alguns dias que escrevi aqui no blog aquele "causo" " O Vereador Minhoca", que também foi publicado no Registro do Sul de Minas. Muita gente gostou, riu, elogiou. Disseram que tinha muito a ver com o folclore de nossa política por este Brasil sem fim. Mas também teve gente que não gostou. Teve alguém que até se julgou ser a tal minhoca. Fazer o quê? Como dizia meu avô, enquanto carapuça existir sempre haverá alguém a vestir.

Mas vamos voltar à minhoca. Meu "cumpadre" Milton que leu o "causo" resolveu fazer a prova lá na sua chacrinha. Horta boa, terra fértil. Ele conta:

" Peguei a enxada e fui para a horta. Foi dar umas boas enxadadas e as minhocas já apareciam,
saltitantes, espertas. Uma me chamou a atenção. Pequena, mas gordinha e como pulava. Parecia até que queria ser mais minhoca que as outras. Então peguei ela e coloquei no chão duro, embaixo de sol forte. Pronto. Ela parou, quietinha, desconfiada. E eu só observando. Desconfiei que ela já sentia o problema, adivinhava que ia sofrer. Deixei ela alí, esquentando o sol.

De repente a danada começou a pular, rebolar, espernear. Ops! minhoca tem perna ? Acho que
devia ter. Curtinha, mas devia ter. De repente me imaginei um reporter, entrevistando a minhoca sofredora. Viajei ! E aí seo minhoca, como está se sentindo ? E a minhoca: Tô mal !
Perdi minhas companheiras, me tiraram do minhoqueiro. Não entendo porque me colocaram aqui. Que mal eu fiz ?

Caí na real. Pra quê judiar da bichinha, né mesmo ? Peguei ela e coloquei de volta no minhoqueiro. A danada logo se enfiou na terra junto com suas amigas e parece que estava feliz novamente.

Moral da historia: Causo é causo, mas minhoca esperta volta para seu minhoqueiro ou morre seca. O "cumpadre" tava certo.

Explicando o inexplicável.

A crise ainda come solta mas sempre tem gente que consegue aproveitar as oportunidades e ganhar dinheiro, dinheiro este que geralmente vai para aplicações financeiras, pois ninguém guarda dinheiro no colchão.

Se você é um deste privilegiados e ainda aplica suas economias em Fundos de Investimentos é bom saber que os rendimentos destes fundos estão perdendo, em rentabilidade, para a popular Caderneta de Poupança. Claro que estamos falando do pequeno investidor, aquele que tem entre 5 mil e 100 mil sobrando.

A algum tempo atrás era comum a pessoa comprar dólares para proteger seu rico dinheirinho, pois saiba que no semestre o dólar já perdeu mais que 12 % de seu valor.

Bom, então vamos comprar Ouro! Mau negócio. Também perdeu mais que 8 % no semestre. Caracas, então vamos para a Bolsa, comprar ações. Bom, aí depende de sua disponibilidade do dinheiro e sangue frio. No semestre a Bolsa rendeu 37 % para quem “agüentou” o sobe e desce, pois no mês de junho ela perdeu 3,25 %.

Isto mostra que no prazo médio e longo a Bolsa pode ser uma boa opção de investimento mas, seu dinheiro vai ficar preso pelo mercado. A curto prazo a coisa fica russa. Nos Fundos, além da taxa baixa os bancos cobram taxas de administração elevadas que corroem os lucros. A Poupança parece ser o porto seguro do momento. Nada de taxas administrativas, baixo risco, liquidez a qualquer momento, porém, há que se contentar com ganhos mais modestos.

Ah, mas a Bolsa bombando ! É fato, mas deve-se observar que este sobe e desce da Bolsa está afeto a entrada de dinheiro estrangeiro, dinheiro este que fica passeando pelo mundo atrás de oportunidades de ganhos e o Brasil é a bola da vez neste quesito.

Ocorre que esta dinheirama toda não entra para o setor produtivo, não gera riquezas, que gera poupança. Esta grana toda é arisca, ligeira. Entra, fatura alguns porcentos na alta da Bolsa e em seguida vendem tudo, fazem lucro e cai fora, vai cantar em outra freguesia. E quem pagou os ganhos deles ? Claro, os menos avisados, os sonhadores com grandes lucros que apostam na sua inteligência financeira.

Para o "gringo" a coisa é simples. Toma dinheiro lá fora a juros de 1 a 3 % ao ano. Trazem para o Brasil em dólares, que são vendidos para terem Reais, que serão aplicados na Bolsa. Vendem os dólares quando a cotação está alta. Entram na Bolsa aos poucos e vão levando para cima as cotações das ações. Quando sentem que a alta está no limite possível, vendem tudo e fazem um baita lucro. A Bolsa despenca e leva para baixo a cotação do dólar. Legal, agora eles pegam seus reais ganhos na Bolsa e compram dólares barato. Agora é só voltar para a terrinha, com os bolsos cheios de mais dólares.

Em pouco tempo ganham aqui o que levariam anos para ganhar em seu país. Culpa de quem ? De nossa linda taxa de juros, a segunda maior do mundo. Por aqui ainda pagamos 10 % AO MÊS em cheque especial ou cartão de crédito. Para o pequeno empresário descontar um borderô de cheques ou duplicatas não fica por menos de 5 % AO MÊS.

O problema é que temos mais de 30 milhões de brasileiros que não lê jornal, não entende nada de dinheiro, aliás, o único que ele vê é quando recebe seu Bolsa alguma coisa, mas vota. Eis a questão !

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vamos acordar ? Vamos agir ?

Muitas cidades brasileiras, principalmente aqui do Sudeste, tem tomado atitudes consideradas até radicais, mas na verdade, drástica, para coibir a presença de menores nas ruas e praças públicas depois das 22,00 horas. Isto porque o uso e abuso dos jovens nos que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas tem causado sérios danos à sociedade, como um todo.

Pergunta-se: Onde estão os pais deste jovens que lhes permitem tanta liberdade ?

Onde está nossa Policia que permite tal farra em praça pública ?

Onde estão nossos legisladores e nossos juízes que não fazem e não aplicam as leis ?

Enquanto não se tem respostas para estas perguntas alguns prefeitos e vereadores, através das Câmaras Municipais, fazem, votam e aprovam leis municipais para coibir os abusos.

Pode parecer radicalismo. Podem alegar que todos estariam pagando por alguns. Mas a verdade
é que se não retiramos as frutas podres todas as demais apodrecerão juntas.

É preciso, sim, demonstrar a estes jovens que desrespeitam a tudo e a todos, que a vida é feita para viver, mas que o seu direito termina onde começa o direito dos outros.

É preciso que estes jovens que perderam a noção de família, a noção de sociedade , que a cidade pertence a todos e que todos devem saber respeitar-la.

Não é justo vermos as praças emporcalhadas porque um grupo de jovens resolveu beber e atirar nas ruas e praças suas sujeiras, fazer algazarras até altas horas impedindo o descanso dos demais, quebrar e destruir lixeiras, telefones públicos e tudo que encontram pelo caminho.

Não é justo que tenhamos medo de atravessar uma praça a pé, quando a praça seria um lugar para descanso, para conversar. E porquê ? Porque algumas pessoas resolveram transformar a praça em praça de guerra.

Já é tempo de nossa Câmara Municipal tomar a iniciativa. Chamar para o debate nossa sociedade, e os jovens. Encontrar uma solução que atenda os interesses de todos.

E enquanto conversamos, que se determine o toque de recolher de menores.

Se tantas cidades já o fizeram, e com bons rsultados, porque não fazermos ?

Não vamos esperar que nossos jovens se transformem em bandidos, alcoólatras, drogados
para depois chorarmos o leite derramado. Acordem, papais e mamães. Procurem saber onde seu filho está, com quem está e o que está fazendo. Acredite que as coisas não acontecem só com os filhos dos outros.
A ORIGEM DA EXPRESSÃO "QUINTO DOS INFERNOS"
Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal.
Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% da produção.
Essa taxação altíssima e absurda, era chamada de "O Quinto". Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro.
O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos".
A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez,
no episódio conhecido como "Derrama". Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado
de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento do líder
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT - a carga tributária brasileira
deverá chegar ao final deste ano de 2009 em 38%, praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.
Atualmente, a carga tributária é praticamente o dobro daquela à época da Inconfidência Mineira,
ou seja pagamos hoje "dois quintos dos infernos"!
Salve nossos políticos, o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal com o dinheiro público!