sábado, 27 de setembro de 2008

AS TETAS MAIS DESEJADAS

Extrema deve estar beirando a uma população de 25.000 habitantes. Se tomarmos pela média habitual poderemos dizer que devemos ter uma população de 7.000 jovens ( de 0 a 18 anos ) que ainda não entraram no mercado de trabalho. Na outra ponta, podemos calcular que a cidade teria uma populaçã de idosos ( acima de 50 anos) por volta de 7.000, que já saíram do mercado de trabalho, pelo menos no que se refere à carteira registrada.

Então, sobrariam 11.000 pessoas profissionalmente ativas. Claro que são dados teóricos, mas não muito distante da realidade. Talvez até menos.

Muito bem. A maior empregadora do município é a prefeitura, com cerca de 1.100 empregados, ou 10 % da população profissionalmente ativa na cidade. Isto quer dizer que de cada 10 pessoas que trabalham na cidade, 1, com certeza, trabalha na prefeitura. Seria uma relação espantosa.

Esta conta é feita para responder a algumas pessoas de oposição que tem passado o tempo todo
acusando pessoas que apóiam a candidatura do Dr. Luiz, eu inclusive, de estarem querendo “mamar" nas tetas da prefeitura se o candidato ganhar a eleição.

Bem, só posso dizer a estas pessoas que se quiserem falar sobre política precisam aprender um pouco mais. Precisam entender como funciona uma administração pública e qual é a política de empregos adotada nela. Precisam entender o que é concurso, contratação e cargos de confiança.

Vamos voltar alguns anos atrás, lá no tempo em que o Sr. Waldomiro Rosa foi prefeito de Extrema. De acordo com informações, ele levou para a prefeitura toda a família, para “mamar nas tetas” como falam as pessoas a que me referi. Entre elas, o Luizinho, atual candidato da oposição. E tenho informações de que ele “mamava” e bem pois apenas recebia o salário e pouco comparecia ao trabalho. Foi demitido pelo Dr. Luiz.

Agora voltamos para os dias de hoje. Na hipótese de o Luizinho ganhar a eleição vai haver uma “limpa” na Prefeitura. Muita gente vai ser demitida. E isto me foi dito por gente da oposição. Também estão trabalhando na campanha do Luizinho mais de 100 pessoas. São os companheiros de batalha.

Aí pergunto para este pessoal radical de oposição: Para substituir aqueles que serão “limpados” e para preencher os tais cargos de confiança o Luizinho vai buscar gente onde ? Em São Paulo, Camanducaia, Itapeva ? Ou vai dar as vagas para o pessoal que o está apoiando em sua luta eleitoral ?

Então se poderia dizer que toda esta gente que vai entrar na prefeitura vai “mamar nas tetas” ? Ou alguns até voltariam a mamar nas saudosas tetas.

Uma moça deixou claro que as pessoas que estão apoiando o Dr. Luiz apenas para ter um cargo
na prefeitura não passam de urubus. Então, todos os que estão apoiando o Luizinho seriam também urubus ?

A grande verdade é que tem muita gente que gostaria de estar “mamando”. Gente que não conseguiu passar pelas provas de concursos, gente que não teve o reconhecimento profissional suficiente para ocupar uma vaga e, claro, gente de posição política contrária e que por isto não seriam os mais indicados para ocupar cargos de confiança.

Fazer este tipo de acusação é condenar todos os que estão ao lado do candidato de oposição, batalhando na campanha, a receberem, em caso de vitória, a pecha de os novos ocupantes das “tetas desejadas”. É chamar de urubus, os apoiadores do candidato de oposição.

Se não for assim, desafio o candidato de oposição a firmar um documento afirmando que não vai demitir um só funcionário da prefeitura e que também não colocará lá um só deste grupo que o está apoiando. E registrar este documento em cartório.

Porque ninguém pode negar. A prefeitura é hoje a “teta” mais desejada. Não fosse assim não haveria esta guerra pela conquista dela. Pelo menos que se coloquem lá, para mamar, bebês profissionais, gente competente.

Os que ficarem de fora reclamando, estes sim, serão urubus não contemplados, ou que não tiveram competência suficiente para serem escolhidos e que, fatalmente não encontrarão oportunidades na iniciativa privada onde só vale a competência, sem política.

Se a nossa administração funciona é porque lá dentro tem gente profissional, que trabalha e se dedica à nossa cidade. Se tem gente acomodada que sejam expurgadas a bem do serviço público.

O que não pode é usar o ódio político para prejudicar pais de família que trabalham honestamente. Não pode é fazer terrorismo ameaçando de demisssões quem nada tem a ver com a disputa política. Não pode impedir um prefeito eleito de montar sua equipe de governo com as pessoas que são de sua confiança.

Isto é puro ranço político de gente não preparada para a democracia.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Contando Extrema

A tempos estou pensando em um projeto que se chamaria “Contando Extrema”.
A Idéia surgiu depois de muitas conversas com o Bira Brito, um verdadeiro arquivo
vivo da cidade. Um projeto para se levar às escolas parte da historia de nossa cidade e de nosso povo.

Seria uma coleta de fatos, fotos, casos e “causos”, historias e folclore de nossa Extrema
para que nossos jovens pudessem adquirir o conhecimento do passado de nossa cidade
e para que ficassem registrado para o futuro e não se perdessem jamais.

Hoje esteve comigo um senhor: Jayme Morais. Prefeito de Extrema nos anos 70 e que, com aquela paciência dos antigos desfilou sua historia de vida e foi deixando eu tomar conhecimento das historias paralelas.

Que coisa linda. Conforme ele ia narrando eu tinha a impressão de estar assistindo um filme, em branco e preto e cheio de personagens e paisagens que só nosso subconsciente pode desenhar.

Me contou que saiu candidato a prefeito quase que na marra.
Não queria mas acabou aceitando por causa dos amigos e trazia como vice o saudoso Jamanta.

Entrou para perder. Tinha consciência da força e do poder do candidato oponente, dizia ele.

Na sua narrativa, Extrema tinha treze urnas. Até a de número 5 ele perdia. A partir da de número 6 foi ganhando a dianteira e de repente viu-se eleito prefeito por uma diferença de 159 votos. Foi hospitalizado pela emoção. Acabava de vencer a maior força política da cidade. Os Olivotti. Na verdade, o povo havia manifestado sua vontade.

Assumiu a prefeitura sem nem saber como funcionava aquilo e para completar tinha minoria na Câmara Municipal. Falou da chegada das primeiras industrias, Fagor, Frum, Granasa. De sua batalha com a Câmara para a instalação de telefones da Telemig, estaa uma historia muito intressante que nos leva a uma viagem ao tempo da ditadura, depois para trazer a Copasa. De sua luta para abrir arruamento depois da Rua Capitão Germano em terras do inimigo político. Da primeira biblioteca, paga pelo dono da Climp.

Contou a historia da construção do Ginásio Estadual de Extrema pelo seu pai, João Batista de Morais Filho. Escola que se chama atualmente Alfredo Olivotti. Da teimosia de seu pai em terminar esta obra com dinheiro próprio, teimosia esta que quase o leva a falência.

E esta narrativa toda foi cercada de pequenas histórias, fatos e “causos” que realmente me emocionou e me deu um pouco mais de conhecimento sobre as coisas da cidade. Mostrou-me
que política é uma tradição em Extrema. Ele foi prefeito, seu filho agora é candidato a vereador.

Isto nos faz lembrar que o candidato atual à prefeitura, Luizinho, também teve seu pai como prefeito da cidade. E temos outros candidatos a vereador cujos familiares fazem parte desta
historia.

Nossa cidade tem, sim, muita coisa para ser contada. O Bira Brito quando passa por aqui sempre deixa algum “casinho”, com seu jeito simples mas com uma narrativa invejável. Deus abençoe sua memória.

Com certeza devemos ter na cidade mais gente que poderia enriquecer um projeto como este.

Nossa juventude ia adorar, com certeza. Quem sabe um dia não acontece.

Obrigado, meus amigos.

Meus amigos blogueiros. Hoje quero agradecer. É aniversário do blog.

Meu antigo Blog chegou a alcançar mais de 5.000 acessos antes de ser
desativado pela empresa que administrava no Brasil. Abri este novo:

www.extremasemcensura.blogspot.com a pouco tempo e os acessos já ultrapassam a mais de 500, conforme informação do administrador.

Minha página no Orkut registra 2.089 acessos ao meu perfil desde 2.00 e só na última semana mais de 50 acessos. Tudo isto nos enche de orgulho e satisfação. Não importa se as pessoas
que acessam queiram elogiar ou criticar. O que importa é esta relação que podemos ter, pois assim crescemos como ser humano, melhoramos nossa cultura e nosso conhecimento, seja das coisas ou das pessoas.

Estamos vivendo um momento político em nossa cidade. Cada um apoiando democraticamente seus candidatos. Muitos limitam-se ao ato de votar, outros se dedicam as campanhas, ajudam seus candidatos, tomam partido mesmo.

Às vezes os debates beiram à paixão, surgem ataques, acusações, o passado é revirado, o futuro é ignorado. Mas os que militam na política sabem que tudo isto se acaba depois de 05 de outubro. Decidida a eleição, cada um retoma suas preocupações diárias, seus problemas, seu trabalho, seus negócios.

Oxalá, após as eleições, tudo seja esquecido, como fazem os jogadores de futebol após o fim de jogo pois a vida continua, independente do resultado.

Eu quero agradecer a todos os que acessam o blog e meu perfil e aos colegas da Comunidade Extrem que se dedicam a trocar idéias e debater nossa cidade e seus problemas. E pedir desculpas àqueles que por ventura não concordam com minhas palavras. Todos tem direito à liberdade de expressão e são responsáveis pelo que disser.

Obrigado mesmo. Participem mais. O blog está aberto a quem quiser. Apenas não damos espaço para manifestações anônimas porque quem escreve deve assumir.

Obrigado, meus amigos.

Meus amigos blogueiros. Hoje quero agradecer. É aniversário do blog.

Meu antigo Blog chegou a alcançar mais de 5.000 acessos antes de ser
desativado pela empresa que administrava no Brasil. Abri este novo:

www.extremasemcensura.blogspot.com a pouco tempo e os acessos já ultrapassam a mais de 500, conforme informação do administrador.

Minha página no Orkut registra 2.089 acessos ao meu perfil desde 2.00 e só na última semana mais de 50 acessos. Tudo isto nos enche de orgulho e satisfação. Não importa se as pessoas
que acessam queiram elogiar ou criticar. O que importa é esta relação que podemos ter, pois assim crescemos como ser humano, melhoramos nossa cultura e nosso conhecimento, seja das coisas ou das pessoas.

Estamos vivendo um momento político em nossa cidade. Cada um apoiando democraticamente seus candidatos. Muitos limitam-se ao ato de votar, outros
Se dedicam a campanhas, ajudam seus candidatos, toma partido mesmo.

Às vezes os debates beiram à paixão, surgem ataques, acusações, o passado

é revirado, o futuro é ignorado. Mas os que militam na política sabem que tudo isto

se acaba depois de 05 de outubro. Decidida a eleição, cada um retoma suas preocupações

diárias, seus problemas, seu trabalho, seus negócios.

Oxalá, após as eleições, tudo seja esquecido, como fazem os jogadores de futebol após o fim do jogo.

Eu quero agradecer a todos os que acessam o blog e meu perfil e aos colegas da Comunidade Extrema

que se dedicam a trocar idéias e debater nossa cidade e seus problemas. E pedir desculpas àqueles que por ventura não concordam com minhas palavras. Todos tem direito à liberdade de expressão e são responsáveis pelo que disser.

Obrigado mesmo. Participem mais. O blog está aberto a quem quiser. Apenas não damos espaço para manifestações anônimas.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vamos asfaltar Extrema.


Tenho o prazer de morar na região por onde passa a Estrada Extrema-Toledo, que está tendo seu asfaltamento praticamente terminado. Desde o início das obras sempre estive em contato com o D.E.R/Secretaria de Obras e com a empresa Conter que realiza as obras.

Tomei conhecimento das diversas dificuldades encontradas durante as obras e de seus custos. Disse-me o engenheiro que o custo para um asfalto com aquela qualidade é da ordem de R$ 700.000,00 ( setecentos mil reais ) por quilometro, considerando-se aquela largura.

Passei a imaginar o quanto será difícil nossa cidade ter todas as suas estradas rurais asfaltadas. Mesmo considerando que o asfalto rural não exige, e nem é viável, aquele tipo de obra. Na áreas rurais prepara-se a pista, aplica-se cascalho ou pedrisco e em seguida o asfalto. Isto é suficiente para o tipo de tráfego que as utilizam.

Qual cidadão que não gostaria de ter o acesso à sua casa, a sua chácara ou sítio todo asfaltado ? Sem se preocupar se chove ou não faça sol ? Estou tendo esta prazer agora.

As administrações dos últimos anos tem feito o asfalto em locais onde a dificuldade é maior, seja em dias de chuva ou de seca. Subidas íngremes, pontos de comércio, etc. E isto já é um grande alívio. Claro que todos queremos o asfalto total e ele virá, dentro das possibilidades do orçamento da cidade. Com o tempo.

Mas tem gente prometendo milagres. Vejam o que disse o candidato Luizinho em seu programa de rádio:

“ Em meu primeiro mandato vou asfaltar todas as estradas rurais do município”.

Então tá. Vamos ver.

Extrema tem 650 quilômetros de estradas rurais. Imaginemos uma largura média de 7 metros para estas estradas. 650 quilômetros X 7 metros = 4.550.000 metros quadrados. Isto mesmo. Quatro milhões e quinhentos e cinqüenta mil metros quadrados.

Aquela estrada Extrema-Toledo, oficial, padrão DER, custa cerca de R$ 50,00 o metro quadrado. Para asfaltar uma estrada rural, Incluindo aí a preparação da pista, obras para desvio de águas, etc. o custo estaria próximo de R$ 25,00 por metro quadrado.

Então, 4.550.000 mt2 X R$ 25,00 = 113.750.000,00. ( cento e treze milhões, setecentos e cinquenta mil reais)

Este valor corresponde a praticamente o orçamento de dois anos de Extrema. E o orçamento está comprometido com os compromissos da cidade: Folha de pagamento, secretarias, departamentos, encargos, etc.

O orçamento de 2009 está votado e aprovado. E comprometido.

Então, de onde sairiam estes milhões para se asfaltar todas as estradas rurais ano que vem ?

Asfaltando nossa cidade.

Tenho o prazer de morar na região por onde passa a Estrada Extrema-Toledo,
que está tendo seu asfaltamento praticamente terminado. Desde o início das
obras sempre estive em contato com o D.E.R/Secretaria de Obras e com a empresa
Conter que realiza as obras.

Tomei conhecimento das diversas dificuldades encontradas durante as obras e de seus custos. Disse-me o engenheiro que o custo para um asfalto com aquela qualidade é da ordem de R$ 700.000,00 ( setecentos mil reais ) por quilometro, considerando-se aquela largura.

Passei a imaginar o quanto será difícil nossa cidade ter todas as suas estradas rurais asfaltadas.
Mesmo considerando que o asfalto rural não exige, e nem é viável, aquele tipo de obra. Na áreas
Rurais prepara-se a pista, aplica-se cascalho ou pedrisco e em seguida o asfalto. Isto é suficiente para o tipo de tráfego que as utilizam.

Qual cidadão que não gostaria de ter o acesso à sua casa, a sua chácara ou sítio todo asfaltado ?
Sem se preocupar se chove ou não faça sol ? Estou tendo esta prazer agora.

As administrações dos últimos anos tem feito o asfalto em locais onde a dificuldade é maior, seja em dias de chuva ou de seca. Subidas íngremes, pontos de comércio, etc. E isto já é um grande alívio. Claro que todos queremos o asfalto total e ele virá, dentro das possibilidades do orçamento da cidade. Com o tempo.

Mas tem gente prometendo milagres. Vejam o que disse o candidato Luizinho em seu programa de rádio:

“ Em meu primeiro mandato vou asfaltar todas as estradas rurais do município”.

Então tá. Vamos ver.

Extrema tem 650 quilômetros de estradas rurais. Imaginemos uma largura média de 7 metros para estas estradas 650 quilômetros X 7 metros = 4.550.000 metros quadrados. Isto mesmo. Quatro milhões e quinhentos e cinqüenta mil metros quadrados.

Aquela estrada Extrema-Toledo, oficial, padrão DER, custa cerca de R$ 50,00 o metro quadrado. Para asfaltar uma estrada rural, incluindo aí a preparação da pista, obras para desvio de águas, etc. o custo estaria próximo de R$ 25,00 por metro quadrado.

Então, 4.550.000 mt2 X R$ 25,00 = 113.750.000,00.

Este valor corresponde a praticamente o orçamento de dois anos de Extrema. E o orçamento está comprometido com os compromissos da cidade: Folha de pagamento, secretarias, departamentos, encargos, etc.

O orçamento de 2009 está votado e aprovado. E comprometido.

Então, de onde sairiam este milhões ano que vem ?

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pesquisas : As moitas estão cheias.

Finalmente sairam as tão esperadas pesquisas registradas e publicadas. Quem esperava ter alguma definição deve também ficar esperando o papai noel no natal.

Infelizmente pesquisas encomendadas pelo partido ou pelo candidato só servem para convencer seus próprios partidários e simpatizantes, pois o adversário sempre dirá que é uma pesquisa falsa. Basta ler as duas pesquisas para entender isto. Como pode uma cidade tão pequena, ser pesquisada por duas empresas, que dizem ser especialistas no assunto, e apresentar resultados exatamente opostos ? Realmente fica difícil para o eleitor acreditar nelas.

Mas vamos procurar entender os resultados. Cada partido ou candidato tem a exata noção do resultado da pesquisa e suas ações nestes últimos dias dará este tom. O candidato que estiver certo de suas possibilidades deverá seguir sua programação e aguardar com tranqüilidade o dia da eleição. Aquele que não estiver certo de seus números tenderá a reagir, atacar o adversário, apelar ao povo. Enfim, correr atrás dos últimos indecisos.

Chama a atenção na pesquisa o percentual de eleitores que responderam que não votariam em nenhum dos dois candidatos. Cerca de 30 % na média. Gente, isto representa praticamente 5.000 eleitores. Na confrontação direta, a média entre as duas pesquisas foi de 11 % entre um e outro, ou cerca de 2.000 votos.

A se confirmarem estas diferenças estaremos tendo uma eleição bem diferente da anterior, quando a diferença foi de apenas 300 e poucos votos. Aqueles 5.000 indecisos irão votar. Em quem ? Eis a questão e serão eles o pêndulo da decisão.

Aquela diferença de 2.000 votos na confrontação direta está dentro de uma certa lógica de previsões de gente que entende da política da cidade. A questão é: Para que lado ?

Faltando menos de 15 dias para a eleição e ainda tendo, conforme as pesquisas, um quadro como este não dá para deixar de fazer uma pergunta: E as campanhas ? E as gigantescas carreatas, comícios e mini-comícios ? Seria como dizer que o eleitor está mentindo.

Será que se tivessemos um terceiro candidato estaríamos tendo uma eleição mais tranqüila ?

Será que as propostas dos candidatos não agradaram ? Não são críveis ?

Mas o tempo urge. Não dá para mudar os planos. Talvez um último ajuste nas estratégias.

Pela lógica, o objetivo dos candidatos agora é o indeciso. Tentar advinhar o que ele quer ouvir. Esta deveria ter sido a pesquisa: O que você precisa para acabar com sua indecisão ?

Então, vamos para os últimos comícios, últimas carreatas e que os cabos eleitorias descubram quem são estes indecisos e façam a cabeça deles. Alí está a vitória.

Como diria o mineiro; Nossa, as moita estão tudu ocupada.


Relaxa. Faltam só 13 dias.

Bem amigos, estamos falando diretamente do eleiçódromo de Extrema, no Sul de Minas, Brasil, onde será disputado mais um Grande Prêmio Eleitoral. As equipes estão ativas, acertam os últimos detalhes, Os pilotos estão ansiosos e público está dividido em suas torcidas.

Estamos a pouco tempo da grande largada e esta semana já estaremos tendo os treinos finais para a formação do grid de largada. O Grande Premio de Extrema, terá , como sempre, dois pilotos disputando diretamente o primeiro lugar e mais de 90 pilotos disputando as posições intermediárias.

Algumas avaliações indicam o piloto Dr. Luiz como o provável vencedor. Sua experiência e suas vitorias em outras corridas o credenciam como provável vencedor. Outras avaliações indicam o piloto Luizinho, que apesar de ainda não ter ganho uma corrida traz consigo uma grande torcida. As torcidas de ambos estão muito animadas, cada uma acreditando na sua festa final. Poucos torcedores estão interessados nos resultados dos demais pilotos que correm por outras equipes na busca dos postos intermediários. Um erro dos torcedores, pois é deste bloco que poderá surgir um futuro campeão.

Por enquanto o que podemos dizer é que os dois principais pilotos largam lado a lado. Os treinos dos próximos dias podem mudar alguma coisa, mas acho improvável.

O Eleiçódromo de Extrema tem um traçado curioso. É como um túnel do tempo onde os competidores entram em baixa velocidade, vão acelerando durante o dia e só saem dali após quase 12 horas de competição. Em seu interior existem curvas de alta e de baixa, subidas e descidas. Só que a torcida nada vê. O torcedor passa o dia abastecendo seus pilotos e confiando na vitória. O final da prova é apoteótico. De uma só vez aparecem no fim do túnel os primeiros colocados e logo atrás os demais classificados. Tudo organizado, em ordem decrescente e já informando os pontos de cada um.

Então amigos, estamos combinados. Dia 05 de outubro, as 8,00 horas da manhã nos vemos lá para a grande largada de mais um Grande Prêmio Eleitoral de Extrema.

A gente se vê.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Sua realeza, o indeciso.

A campanha eleitoral vai chegando aos seus últimos dias e o eleitor vai se definindo.

Cada candidato escolhe uma estratégia. O da situação prefere falar de seus projetos de suas propostas. O de oposição prefere falar do candidato de situação.

Todos nós estamos carecas de saber que a cidade já tem um eleitorado definido por um lado ou pelo outro. Aí no meio estão os ainda indecisos. São estes que precisam ser conquistados até o dia 05 de outubro. Tarefa difícil. Exatamente por ser indeciso, é o tipo de pessoa desconfiada, que ainda quer ter certeza do que um e outro candidato está prometendo e poderá de fato fazer.

Este eleitor indeciso não gosta de mentiras. Não aprecia um candidato que fala mal do outro. Ele quer na verdade ouvir boas propostas. Ele quer ser convencido por bons argumentos e não por acusações e picuinhas.

Basta ver as tais pesquisas. Uma dá 29% de indecisos. Outra dá 16 % de indecisos. Estamos falando de 5.000 ou 3.000 eleitores.

Serão estes indecisos que farão a diferença. Então gente, correr atrás deles e deixar
as pesquisas que servem para massagear egos de lado.

Qualquer eleitor mais politizado e que não se deixa levar por emoções, ou pelo “Dirce que disse” sabe que seja qual for o eleito, teremos mais 12 anos de Luiz. Por enquanto estamos naquela base dos 12 anos de vitórias do Dr. Luiz X 12 anos de tentativas do Luizinho. Mas estejam certos, amigos eleitores, quem ganhar vai querer fazer um belo mandato e, conseguindo, será reeleito Sem sombras de dúvidas. E já se vão então 8 anos. Depois, com facilidade, fará seu candidato vencer. E lá se vão 12 anos. E a história vai se repetir.

Por enquanto o povo deu preferência a entregar a administração de sua cidade ao Dr. Luiz e agora terá a responsabilidade de mostrar se está satisfeita com o que foi feito e poderá ser feito ou entregar Extrema nas mãos de um novo grupo político que também vai quer ficar no poder 12 anos, ou mais. Ou vai comer um pedaço do bolo e deixar a festa ?

E fica uma pergunta: O que fará o Luiz perdedor depois das eleições ?

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O que é virtual ?

O que é virtual ?

Entrei apressado no restaurante, escolhi uma mesa de fundo, sossegada. Tinha muita coisa para fazer no meu notebook. Correção de projetos, atualização de idéias, planejar minha viagem de férias, etc. Pedi um filé de salmão na manteiga com alcaparras, uma salada crocante e um suco de laranja. Afinal, fome é fome, mas regime é regime. Abri o notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim.

- Tio, dá um trocado ?

- Não tenho, menino !

- Só uma moedinha pra comprar um pão.

- Está bem. Compro um para você.

Para variar, minha caixa de e-mails estava lotada. Fico ali, distraído, lendo as mensagens, rindo das piadas. Um e-mail com música me transporta para a Itália. Ah, que belas lembranças.

- Tio, dá pra mandar passar margarina ?

- Tio, pede pra colocar um pedacinho de queijo.

Percebo que o menino ainda estava ali.

Ok. Mas depois me deixe em paz que preciso trabalhar. Não vê que estou ocupado ?

Chega minha refeição e junto com ela meu constrangimento. O garçon pergunta se quero que mande o menino embora. O resto de consciência que ainda tenho não me permite dizer nada. Ok., garçon, tudo bem. Deixe ele ficar. Traga o pão e mais uma refeição descente para ele.

Então o menino criou coragem e sentou-se a minha frente.

- Tio, o que o senhor está fazendo ?

- Estou lendo e-mails.

- O que é e-mails, tio ?

- São mensagens eletrônicas enviadas por pessoas na internet.

Sabia que ele não ia entender nada, mas para tentar encurtar a conversa disse:

- É uma carta, mas pela internet.

- Tio, você tem internet ?

- Tenho sim. É essencial no mundo de hoje.

- E o que é internet, tio ?

- Olha. É um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, informação, conhecer gente, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.

- Nossa, tio, e o que é virtual ?

Melhor dar uma explicação simples e me livrar dele para poder comer meu filé de salmão, sem culpas.

- Olha. Virtual é um local que imaginamos algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em algo como quase queríamos que fosse.

- Legal isto Tio. Gostei.

- Entendeu agora, garoto ?

- Sim, Tio. Eu também vivo neste tal mundo virtual.

- Não diga ? Você tem um computador ?

- Não, mas meu mundo é mais ou menos este virtual. Minha mãe sai de manhã e volta muito tarde. Quase não vejo e não toco nela. Eu fico cuidando dos irmãos menores que choram de fome. Aí eu dou água com açúcar e eles pensam que é mingau.

Minha irmã sai todo dia dizendo que vai vender o corpo. Mas não entendo. Todo dia ela volta com o corpo e com algum dinheiro. Vendeu como ? Acho que foi virtual, né tio ?

Meu pai está na cadeia a muito tempo. Mas sempre eu faço este tal virtual, tio. Fico imaginando toda nossa família junta em casa, muita comida, muitos presentes de Natal e eu indo pro colégio pra virar médico quando eu crescer.

Isto é virtual, não é tio ?

Fechei meu notebook, não antes que as minhas lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que ele “devorasse” sua refeição, paguei a conta e dei o troco para ele, que me retribuiu com um dos mais belo e mais sincero sorriso que já recebi na vida, e com um “Brigado tio, você é muito legal!

Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade, e fazemos de conta que não vemos.

Dedico este texto a todos os nossos políticos que estão em campanha prometendo mundo e fundos. Por favor, reservem um pouco de suas energias para olharem pelas nossas crianças abandonadas e por aqueles que mais precisam, virtualmente, de nós.

A algum tempo abrimos espaço aqui para nosso amigo blogueiro publicar um texto, um artigo feito por ele. Não precisa ser nada técnico, burocrático. Basta uma boa opinião. Hoje temos o prazer de publicar um texto de uma jovem senhora, profissional de RH/Facilities em nossa cidade.

Criando parcerias e caminhando junto ao desenvolvimento.


Muitos Extremenses criticam ou elogiam os parques industriais. Na verdade todos nós somos responsáveis diretamente, bem como somos afetados por este desenvolvimento.

O mercado de renda e consumo não se resume as industrias que aqui estão, precisamos de sustentação, que esse mercado gere renda para o nosso Município, uma infra-estrutura Extremense. Onde estão os empreendedores de nossa Cidade? Alguém saberia me dizer onde acho, aqui em Extrema uma gaxeta de alta temperatura? Onde acho uma Contatora?

Onde acho óleo lubrificante de máquinas de alta viscosidade, tipo hidralub?

Serviços de dedetização, limpeza de fossas sépticas, instalação e manutenção de máquinas e equipamentos, higienização predial para indústrias, conservação e manutenção de frotas automobilísticas, fabricação e venda de uniformes profissionais, serviços de cozinha industrial, manutenção de equipamentos e máquinas tipo, Fac-símile, Copiadoras, Picotadeiras, Canetas Óticas, leitora de código de barras, Impressoras de cheques, serviços de telefonia corporativo, e etc.

Onde se adquiri aqui em Extrema, material e móveis de escritórios?

Este sim é o mercado promissor, uma infra-estrutura de serviços e mercadorias para o funcionamento básico das industrias de todos os setores. Este mercado também gera empregos, renda e arrecadação ao município.

Levando em conta também, todos os serviços básicos exigidos por Lei, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho, Técnico ou Eng responsáveis autônomos, tais como: Químicos, Eng ou Técnico de Segurança, Eng ou Técnico Ambiental, Eng de Produção, Eng ou Técnico de Projetos, profissionais de prestação de serviços

Extrema não tem infra-estrutra p/servir as industrias.

Compramos formulários da JUCEMG, em Pouso Alegre, materias eletricos de alta tensão em Bragança e São Paulo. Não é justo, o dinheiro da indústria tem q circular aqui, tem que virar aqui. As lojas de materiais eletricos, tem a cabecinha durinha, durinha, não abre cadastro, não vende em grandes quantidades, e com isso trocamos toda nossa parte eletrica, e que não é pouco, em um fornecedor de Bragança...........é justo????

Um Esmeril industrial não tem, manutenção de compressores não tem.

Painel eletrico de alta tensão, não tem.

Dedetização e Higienização contratamos de Atibaia, nosso Quimico responsavel é de Conceição dos Ouros, nosso Eng Ambiental é de Três Corações, nossa Medicina do Trabalho é de Cambuí.

Totalmente errado.

Ao invés de reclamar, criticar e culpar a Administração Municipal seria bem melhor enxergar, visualizar o que um mercado vasto de oportunidades, que hoje as industrias buscam em outras cidades, Bragança Paulista, Atibaia, Campinas, São Paulo e etc.

Vamos olhar mais além, vamos visualizar nossa região. Será que não temos capacidade para atender Extrema e as cidades vizinhas? Temos sim, somos trabalhadores, ajudamos Extrema a crescer, fazemos parte desta história.

Muitos de nós fomos estudar, adquirir qualificação profissional fora de Extrema, e muitos de nós que fomos buscar fora nosso profissionalismo, hoje somos profissionais aqui, hoje desfrutamos do nosso esforço aqui. Aqui nos valorizamos e crescemos juntos, mostrando ao mercado nosso comprometimento profissional e nossa capacidade. Como muitos também tiveram a oportunidade de estudar e se qualificar aqui mesmo, e ainda tem, todo esforço e vontade têm seu reconhecimento e valor.

Vibro e torço pelo profissional, o comerciante, o empresário, enfim o trabalhador sério e comprometido com toda nossa querida Extrema, que corre atrás, que nos atende a qualquer hora do dia, que nos da informações, que nos serve, que sempre tem um sorriso estampado no rosto, quem tem educação e gentileza, quem tem bons serviços, que tem qualidade em mercadorias e produtos, e muitos que ainda são solidários e voluntários aos que precisam de atenções especiais.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." [ Albert Einstein ]

"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." [ Albert Einstein ]

Edilaine Victoretti Gomes Oliveira


Olá, bom dia a todos. A tempos oferecí espaço aqui para nosso amigo blogueiro que quiser publicar um artigo de sua autoria, sobre uaisquer assuntos. Hoje tenho o prazer de publicar um artigo muito interessante de uma jovem senhora, profissional na área de RH/Facilities em nossa cidade.

Criando parcerias e caminhando junto ao desenvolvimento.

Muitos Extremenses criticam ou elogiam os parques industriais. Na verdade todos nós somos responsáveis diretamente, bem como somos afetados por este desenvolvimento.

O mercado de renda e consumo não se resume as industrias que aqui estão, precisamos de sustentação, que esse mercado gere renda para o nosso Município, uma infra-estrutura Extremense. Onde estão os empreendedores de nossa Cidade? Alguém saberia me dizer onde acho, aqui em Extrema uma gaxeta de alta temperatura? Onde acho uma Contatora?

Onde acho óleo lubrificante de máquinas de alta viscosidade, tipo hidralub?

Serviços de dedetização, limpeza de fossas sépticas, instalação e manutenção de máquinas e equipamentos, higienização predial para indústrias, conservação e manutenção de frotas automobilísticas, fabricação e venda de uniformes profissionais, serviços de cozinha industrial, manutenção de equipamentos e máquinas tipo, Fac-símile, Copiadoras, Picotadeiras, Canetas Óticas, leitora de código de barras, Impressoras de cheques, serviços de telefonia corporativo, e etc.

Onde se adquiri aqui em Extrema, material e moveis de escritórios?

Este sim é o mercado promissor, uma infra-estrutura de serviços e mercadorias para o funcionamento básico das industrias de todos os setores. Este mercado também gera empregos, renda e arrecadação ao município.

Levando em conta também, todos os serviços básicos exigidos por Lei, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho, Técnico ou Engos. responsáveis autônomos, tais como: Químicos, Eng ou Técnico de Segurança, Eng ou Técnico Ambiental, Eng de Produção, Eng ou Técnico de Projetos, profissionais de prestação de serviços.

Extrema não tem infra-estrura p/servir as industrias.

Compramos formulários da JUCEMG, em Pouso Alegre, materias eletricos de alta tensão em Bragança e São Paulo. Não é justo! O dinheiro da indústria tem que circular aqui, tem que "virar" aqui. As lojas de materiais eletricos, tem a cabecinha durinha, durinha, não abrem cadastro, não vendem em grandes quantidades, e com isso trocamos toda nossa parte eletrica, e q não é pouco em um fornecedor de Bragança...........é justo????

Um Esmeril industrial não tem, manutenção de compressores não tem.

Painel eletrico de alta tensão, não tem.

Dedetização e Higienização contratamos de Atibaia, nosso Quimico responsavel é de Conceição dos Ouros, nosso Eng Ambiental é de Três Corações, nossa Medicina do Trabalho é de Cambuí.

Totalmente errado.


Ao invés de reclamar, criticar e culpar a Administração Municipal seria bem melhor enxergar, visualizar o que um mercado vasto de oportunidades, que hoje as industrias buscam em outras cidades, Bragança Paulista, Atibaia, Campinas, São Paulo e etc.

Vamos olhar mais além, vamos visualizar nossa região. Será que não temos capacidade para atender Extrema e as cidades vizinhas? Temos sim, somos trabalhadores, ajudamos Extrema a crescer, fazemos parte desta história.

Muitos de nós fomos estudar, adquirir qualificação profissional fora de Extrema, e muitos de nós que fomos buscar fora nosso profissionalismo, hoje somos profissionais aqui, hoje desfrutamos do nosso esforço aqui. Aqui nos valorizamos e crescemos juntos, mostrando ao mercado nosso comprometimento profissional e nossa capacidade. Como muitos também tiveram a oportunidade de estudar e se qualificar aqui mesmo, e ainda tem, todo esforço e vontade têm seu reconhecimento e valor.

Vibro e torço pelo profissional, o comerciante, o empresário, enfim o trabalhador sério e comprometido com toda nossa querida Extrema, que corre atrás, que nos atende a qualquer hora do dia, que nos da informações, que nos serve, que sempre tem um sorriso estampado no rosto, quem tem educação e gentileza, quem tem bons serviços, que tem qualidade em mercadorias e produtos, e muitos que ainda são solidários e voluntários aos que precisam de atenções especiais.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original." [ Albert Einstein ]

"No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade." [ Albert Einstein ]

Edilaine Victoretti Gomes Oliveira



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

O POVO APLAUDE. A CARREATA PASSA

Estive sábado na Praça Japão para ver e poder comentar a carreata do Dr. Luiz.

Sinceramente, foi impressionante. Nem mesmo em São Paulo uma carreata de candidato consegue juntar tantos carros. Pelos meus cálculos deveria haver ali cerca de 1.000 automóveis ou mais além de muitas motos. Considerando que garoava e estava frio, a disposição daquele povo de apoiar o candidato era alguma coisa para se refletir.

Que paixão move aquela gente toda ?

Dali do alto do Nova Extrema era possível ver o cortejo pelas ruas do Agenor, Vila Rica e já descendo da Faex e subindo a Capitão Germano. Só daí já era possível prever esta quantidade de carros, fora os que ainda estavam parados aguardando para sair.

Estou acompanhando comentários no Orkut, nos jornais. Converso com muita gente do meio político e com populares. Vejo e comentam pesquisas. Algumas até chegam às minhas mãos. Mas esta carreata realmente deu a dimensão exata de como nosso povo está envolvido com esta campanha.

Nestes mais de 1.000 automóveis deveria haver de 3.000 a 4.000 pessoas além dos populares que se postaram nas ruas e avenidas para aplaudir e acenar. Creio que mais de 2.000 pessoas saíram à porta de suas casas. Pode ser até apenas por curiosidade, mas que nos dá uma boa medida do calor da campanha, ah isto dá.

Muita gente vem me dizer que o candidato da situação chegou aqui montado em uma "Brasília Velha" e o que vi no sábado foi mais de 1.000 carros bem mais novos seguindo a “brasília velha” numa grande demonstração de carinho, apoio e reconhecimento. Minha gente, podem fazer as críticas que quiserem, mas esta verdade não dá para esconder. O Homem tem cacife político para ganhar esta eleição e tem muita gente ao seu lado.

A parte lamentável. Enquanto a situação fez um desvio com a carreata para evitar passar em frente ao comitê da oposição e assim evitar qualquer provocação, carros com adesivos da oposição tentavam se infiltrar na carreata com o objetivo de confundir os demais motoristas e desviar seu trajeto. O resultado foi que a cidade ficou tomada pela carreata. Bom para o candidato. E digo isto porque um se infiltrou a minha frente e o aconselhei a sair e não fazer provocações.

E ainda faltam dois comícios e mais uma carreata. A cidade vai ferver, o povo vai se envolver cada vez mais. Se tudo for feito dentro dos limites do bom senso nossa cidade e nossos candidatos e nosso povo estão de parabéns. Viva a democracia.

sábado, 13 de setembro de 2008

Porque precisamos de uma oposição ?

Todo político inteligente cultiva seus opositores e dispensa os bajuladores.

São seus opositores que lhe farão trabalhar cada vez mais, realizar mais projetos, evitar cometer erros e, acima de tudo, fazer um governo sério, honesto e produtivo. E fará isto com muito prazer porque a ele interessa muito mais receber um elogio da oposição do que um afago da situação. O bom governante se cerca de assessores críticos e não de puxa-sacos.

Mas para que uma oposição tenha este efeito sobre um governante situacionista é necessário antes de tudo que seja uma oposição inteligente, construtiva, parceira, fiscalizadora, atenta. Não basta ser de oposição. Tem que saber ser. O político de oposição deve sempre ter em conta que um dia ele será situação e receberá o mesmo tratamento que dispensou ao seu opositor.

Faço este preâmbulo todo para poder comentar o que está fazendo nossa oposição em Extrema nestes tempos de eleição. Muitos já me acusam de ter sido oposição e virado a casaca, mas esquecem de avaliar o que de fato a oposição fez como oposição. E olhe que eu sempre fui crítico, independente da posição.

Enquanto a situação faz uma campanha, digamos, histórica, buscando mostrar o passado de nossa cidade, o presente e propondo o futuro, a oposição faz uma campanha histérica, buscando mostrar o passado de pessoas, tentando ignorar o presente e esquecendo que o que interessa é o futuro.

As chamadas “armações”, montagens, folhetos apócrifos, calúnias, agressões. Isto tudo são características de cidades e gente subdesenvolvida. Especialmente daquelas onde as oposições são fracas ou simplesmente não existem, onde faltam lideranças natas e onde se cultua o ódio e a vingança.

Participo de uma Comunidade no Orkut, a Comunidade Extrema, onde as pessoas dão opinião, comentam, discutem idéias, defendem seus candidatos, tudo dentro da Democracia que gozamos
Mas ali também se percebe os mesmos erros. Um histerismo inexplicável. Alguns colegas da comunidade e de oposição não discutem mais idéias, mas pessoas. Não é o candidato da situação e suas propostas que estão em jogo, mas seu passado, seu familiares, seus amigos, seus apoiadores. Nem se fala mais em propostas da oposição. Ninguém defende nada. Só acusam.

Leio acusações que remontam a 20 anos, 10 anos, 4 anos e não entendo o que fazia a oposição durante todo este tempo para não denunciar, acusar aquilo que achavam errado. Se foram complacentes, tolerantes e silenciaram, foram no mínimo coniventes. Não é este o tipo de oposição que nossa cidade precisa. Precisamos de oposicionistas com tal qualidade que possam participar do governo, direta ou indiretamente. Que sejam respeitadas como tal.

Extrema precisa de uma oposição forte, formada por gente inteligente, bem informada, que tenham como princípio a verdade, a justiça, a ética e o trabalho. Uma oposição vingativa, que carrega o ódio e o simples desejo de tomar o poder, pelo poder jamais chegará ao comando de nossa cidade. E se chegar, por vontade dos eleitores , não saberá governar e morrerá na praia.

Esquecem que uma vez no poder serão situação e que terão como oposição aqueles a quem atacavam. Não deverão esperar por complacência, tolerância, colaboração e apoio, porque assim não procederam. Quem planta colhe. Que oposição futura esta oposição presente sonha enfrentar se um dia chegarem a ser governo ?

É por isto que pergunto: Porque precisamos de uma oposição ?

Não precisamos de uma oposição para levar nosso povo a uma guerra. Não precisamos de uma oposição para semear o ódio. Não precisamos de uma oposição acusativa, destrutiva. Que se anuncia perseguidora antes mesmo de ser governo.

Precisamos de uma oposição que saiba lidar com a política, que tenha argumentos convincentes , que tenha idéias e projetos para que a cidade continue se desenvolvendo. Que saiba perder para aprender a vencer. Que saiba ceder para ganhar. Precisamos de uma oposição ativa, participativa, fiscalizadora. Que se faça presente em todos os momentos, que jamais se omita, para que o governante da hora sinta-se motivado e zeloso com nossa cidade, na certeza de que não poderá falhar porque será cobrado.

Precisamos de opositores que não só se satisfaçam com o salário que recebem e com o “status”
do cargo que ocupa mas que queiram crescer politicamente, que acreditem em seu potencial e
em sua filosofia e saibam conquistar o povo com ações e não só com palavras. Que adianta uma oposição que critica as tetas onde mamam.

Precisamos de uma oposição, sim. Porque a certeza do poder trará a corrupção, o desmando,
o desgoverno. De nada adianta usar o “direitus sperneius” e ficar berrando ao povo que temos governantes a 20 anos no poder e que nada fizeram. O povo não está com esta cegueira causada
pelo ódio político. Foi o povo quem decidiu quem deveria ser seu governante e merece todo o respeito. Negar isto é negar o povo. E que saibamos, todos, respeitar a vontade desta gente na eleição que se aproxima.

Para se conquistar o poder é preciso primeiro conquistar o povo. Este é o caminho democrático.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Valeu o recado.

Felizmente, tem gente que lê a Comunidade EXtrema. Pegaram o recado e mandaram via e-mail o comentário feito no blog, agora identificado. É da jovem Larissa, filha de nosso vereador Carlinhos. "limpei" o comentário e está publicado, pois aqui não tem censura.

Bem odair, eu não concordo que extrema antigamente era essa ( limpado) toda como você disse! É claro que faltava muita coisa na cidade, mas quem vê pensa que os tucanos foram a salvação. Não nego que nos primeiros mandatos eles foram supercompetentes e realmente fizeram de extrema uma cidade melhor. Mas, os últimos anos de administração foram um desastre. O desastre foi enorme tanto que o (limpado) e sua família não frequenta a cidade! Ou passaram a frequentar nos ultimos 60 dias? Em Extrema as escolas municipais e estaduais de antigamente eram ótimas. Com professores e diretores competentes. E agora? O que você diz destas escolas? Professores qualificados há muitos, agora diretores já não digo o mesmo. Ou será que essas escolas são boas porque fornecem ótimas refeições? Como EU ouvi em julho, e juro que não acreditei no que estava ouvindo. A nossa querida praça do centro da cidade a qual frequentei - e muito - era linda, a de agora, horrorosa! Bem, quanto foi gasto para reformá-la? Pouco não foi, e ficou ridícula. Sem falar dos frequentadores. Me desculpe isso não é preconceito, mas também não é a Extrema que nasci, que minha família INTEIRA nasceu. O que adianta a cidade ter milhões em caixa? NADA é refletido para a população. Gente de fora pra trabalhar como operário nós não precisamos. E escolas, faculdades, cursos técnicos para a população se aperfeiçoar nós não temos. Você Odair, já é uma pessoa de idade, tem sua vida feita. Agora o que Extrema oferece atualmente para os jovens? Como trabalho, lazer, oportunidades... Você anda vendo na comunidade que as opiniões dos jovens são basicamente as mesmas e também vi que você anda bem desesperado. Não há motivos para tanta grosseria Odair, os tempos são outros. E, felizmente não são todos que são ignorantes. Ainda há coisas que dói ao serem lidas, mas
fico feliz que a grande maioria está por dentro! Infelizmente os mais velhos têm outra opinião, fazer o quê, ainda mais quando mistura a profissão com o cargo político. Bem, eles poderiam ter saído de cabeça erguida, se tivessem sabido a hora de parar! Poderiam ter sido a salvação, mas foram a destruição, na minha opinião. O que fizeram de ruim supera o que fizeram de bom! O Luizinho é minha última esperança de uma Extrema melhor. E Eleições são pra isso, se não tiver bom, é pra tirar mesmo. Mas infelizmente no caso da situação, muitos empregados são pressionados e obrigados a defendê-los SIM. Há muitas provas disso, até processos! Disso EU sei bem! O que eu mais queria era a cidade que eu carrego na minha identidade! Não esta! E diga para os cabos eleitorais de seu candidato (porque o candidato em si é digno de uma esperteza invejável e incapaz de vestir-se de palhaço - esse é o papel dos "laranjas") PARAREM DE APELAÇÕES! Não chega a ser engraçado como é ridículo! E se seu candidato ganhar, bom Ano Novo pra vocês habitantes por mais 4 anos! Enquanto ELES viajam, fica o resto lá da população batendo palmas para 2 caixas de fogos de artifício.


Comentário anônimo

Hoje recebí um comentário sobre algum artigo do blog e também tecendo comentários sobre minha pessoa, em particular. Lamentavelmente quem escreveu não teve a ética de se identifica, logo, não pode ser levado a sério.

Também fazia acusações pelas quais teriam que apresentar provas e o blog não pode ser tribuna de incautos. Admiro pessoas que tem opiniões bem argumentadas, linguagem educada e que possa ser publicada. Textos com palavrões ninguém suporta.

Já abri espaço aqui para quem quiser postar um texto. Sem censura. Mas por favor, se querem fazer acusações, disponibilizem provas. Reservem seus ranços e pés-atrás pra seus devaneios.
Venham com bons argumentos, informação e, acima de tudo, com educação.

Infidelidade Partidária

Este eu peguei ontem no Estadão, Fórum dos Leitores, onde de vez em quando coloco alguma coisa.

" Se vereadores e outros políticos filiados a determinado partido são capazes de "cuspir no prato em que comem", diante da infidelidade e traição aos paradigmas partidários e a seu candidato majoritário, demonstrando, pois, profunda fragilidade nos seus princípios éticos e morais, evidentemente dá para imaginar o que essa gente é capaz de fazer contra o povo e o Estado. Tomara que o eleitor perceba e os castigue nas urnas"

David Neto
drdavidneto@drdavidneto.com.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Adiantando o calendário

Já estou viajando no tempo e acordando dia 06 de outubro de 2.008.

Este será meu artigo deste dia.


MORTO O REI, VIVA O REI.

Finalmente acabou a eleição e já conhecemos nosso novo prefeito.

Hipótese 1 : Quem era oposição agora será situação e quem era situação passa ser oposição.

Hipótese 2 : Situação e oposição continuarão a ser as mesmas.


O importante é que prevaleçeu a democracia. Que o povo pode se manifestar

com tranqüilidade e escolher seus governantes.

Acabou-se o período das acusações, das ofensas, das brigas e picuinhas.

Agora, uns juntam os louros, outros juntam os cacos, mas todos juntos devem unir-se em esforços para que nossa cidade continue crescendo e se desenvolvendo. Todo cidadão responsável pode, e deve, cuidar para que estes novos governantes obtenham sucesso em seus projetos e seus objetivos, desde que mirados em nosso bem estar.

Boa sorte Prefeito Luiz e seus novos vereadores.

É AGORA QUE A PORCA TORÇE O RABO

Tenho ouvido muita gente dizer que em 1989 quando assumiu a prefeitura o Dr. Luiz também não tinha nenhuma experiência. Porque o Luizinho deveria ter para assumir agora?

Lá, em 1989, a quase 20 anos, Extrema era uma birosca nos cafundós do sul de Minas. Como brinca o matuto, era uma fartura só. Fartava tudo. Faltava escola, esgoto, água encanada, coleta de lixo, asfalto, postos de saúde, transporte. A cidade não tinha estrutura nenhuma e ainda penava com a cassação do prefeito Waldomiro Rosa. Ou seja, a cidade vivia sua pior situação. Estava como uma criança abandonada, maltrapilha e com fome. Nestas horas qualquer pãozinho com margarina faz festa. A cidade nem exigia alguém com experiência porque nada havia para administrar. Exigia alguém com coragem e disposição para enfrentar aquela difícil situação e trabalhar muito. Era um verdadeiro abacaxi para ser descascado.

O tempo passou. Muita coisa foi feita, a cidade foi crescendo, ganhando estrutura. Hoje podemos dizer que Extrema já é uma moçinha, linda, charmosa e rica, do tipo que atrai muitos noivos. Só que agora ela também está exigente. Deixou de ser uma birosca para ser a 8ª economia do Estado, o 2º PIB. Antes ela tinha alguns tostões que mal dava para pagar os funcionários. Hoje ela tem muito dinheiro, ganha bem e tem futuro.

Mas ela não chegou até aqui sozinha. Ela foi “criada” com carinho. Pessoas estiveram ao seu lado cuidando de seu crescimento. Temos muita gente na cidade que fazem parte da historia deste crescimento, isto não há dúvidas e ninguém poderá negar.

Hoje esta moçinha já anda com as próprias pernas. Ela tem seus súditos que sabem como lhe cuidar. São mais de 1.000 apaixonados que diariamente tudo fazem para mantê-la bonita, atraente, charmosa e trabalhadora. Podemos nos dar ao luxo de ficar sem prefeito por algum tempo que a cidade segue em frente. Extrema entrou em um círculo virtuoso de onde não sairá jamais e a tendência é este círculo se ampliar.

Então, quando falamos em um novo administrador para a cidade devemos, sim, pensar que esta moçinha já não precisa de um padrasto ou uma babá, mas de um Tutor, e dos bons. É preciso sim, alguém que saiba o que fazer e como fazer e que seja aceito pela moça. Esta moçinha está ciumenta e preocupada com seu patrimônio. Sabe que se errar na escolha de seu novo tutor poderá voltar para a situação de 1.989. Ninguém quer retroceder na vida.

Esta moçinha em breve será já uma senhora, e bem posta na vida. Seu orçamento vai quase que dobrar nos próximos 5 anos. Sua população dever chegar a 30, 40 mil habitantes. Sua área urbana vai se expandir ao longo da Fernão Dias.

Muita coisa precisará ser construída para atender este crescimento, que virá, sem sombra de dúvidas. Novas empresas estarão chegando. Kopenhagen, Multilazer, Medabil e agora a grande notícia de que a Fiat vai implantar um entreposto em Extrema para receber carros importados da Argentina, que serão ajustados ao mercado brasileiro e faturados para a região Sudeste. Muito mais ICMS parra nossa moçinha. Mais empregos e dos bons. Só estas empresas poderão gerar mais 2.000 novos empregos que representarão só em salários quase 2 milhões de reais injetados na economia da cidade todos os meses. Em nossa cidade só não terá trabalho quem não quiser. É uma situação que qualquer cidade deseja.

Como diz o povo: É muita areia pro meu caminhão. Ano que vem Extrema deverá estar com 1.200 funcionários públicos. Isto é uma grande empresa, com faturamento de quase 80 milhões por ano, tendo como clientes cerca de 25 mil pessoas para atender, e muito bem. Vai ser exigida, cobrada, fiscalizada.

Você, amigo leitor do blog, fala sério. Imagine-se dono ou sócio desta empresa e que tivesse que contratar um diretor para gerir ela. O que faria ? Contrataria alguém experiente, com curriculum no setor ou contrataria alguém honesto, trabalhador, mas que tem apenas uma grande vontade de mostrar que também pode dirigir a empresa ?

Este comentário não tem nenhuma intenção de fazer propaganda de um ou outro candidato. É apenas a manifestação de minha opinião, que o leitor do blog pode também comentar e opinar.

sábado, 6 de setembro de 2008

Assim dá gosto !

Gente, vai começar a circular na cidade e logo chegará às suas mãos dois "folders" ( material gráfico) de propaganda política de vereadores. Não é um santinho. Diremos que é uma "santão", pois tem mais de uma página. O que tem a ver isto ?

Muito. É material bem produzido, bem elaborado e, principalmente, traz ao eleitor planos e propostas de trabalho. Uma demonstração de quem sabe o que é ser vereador, que sabe o que um vereador pode e deve fazer.

Estas coisas nos dão a certeza de que nem tudo está perdido, pois o que temos visto em propostas de candidatos beira ao ridículo. Todos tem receitas para todos os males e prometem as curas. Mas cadê conteúdo ? Fazer como ?

Procurem ler estes dois trabalhos. Um bom exemplo para quem quer escolher seu candidato. Oxalá tenhamos outros mais tão bem elaborados e nada de simples promessas, não. Tudo alí é viável. Só é preciso muito trabalho e dedicação.

Não me lembro de ter visto algum material desta qualidade nem em São Paulo. Parabéns, senhores vereadores. Que esta teoria possa ser realidade na prática. Vamos cobrar.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

QUANDO A ÚLTIMA ARMA É A COVARDIA

Antes que alguém venha me fazer acusações já vou dizendo. Estou publicando esta carta, que copiei na Comunidade Extrema, do Orkut, por minha livre iniciativa. Faço isto porque não se pode aceitar ações covardes como esta, nem mesmo em tempos de eleições, quando aparece todo tipo de cafajestagem. Fossem pessoas com razão, com provas, viriam a publico para honrar o que estavam dizendo. Mas se usam da covardia do anonimato não merecem crédito e só fazem enxovalhar àqueles que as determinaram, que plane4jaram, que mandaram imprimir, que imprimiram e que distribuiram. Estes sim, formam uma verdadeira quadrilha e, queira, Deus, não seja esta quadrilha que deseja governar nossa cidade.

Que o povo eleitor fique alerta. Observem a bandidagem que se montou em nossa cidade em nome da tal oposição. Deste tipo de gente podemos temer não só cartas apócrifas mas ações mais perigosas

Uma oportunidade perdida

O Jornal O Regional das Alterosas, de Cambui traz esta semana entrevistas com candidatos à prefeitodas cidades de Santa Rita do Sapucaí e de Extrema e algumas coisas chamam a atenção.

Santa Rita do Sapucaí já é um pólo industrial de tecnologia e um dos candidatos manifesta a necessidade de atrair mais empresas para gerar emprego e renda. Aliás, esta parece ser a maior preocupação de todo candidato que queira desenvolver sua cidade. Também lí uma informação de que a cidade recebeu uma verba de 450 mil reais para um projeto de cidade digital, interligando toda a administração via internet.

Todo candidato a qualquer cargo político não dispensa a oportunidade de espaço na mídia para poder comunicar-se com seus eleitores e falar de seus planos. Todos, menos um. Nosso candidato Luizinho.

Não é que o tal jornal veio entrevistar nossos dois candidatos e enquanto o Dr. Luiz aproveitou ao máximo o espaço oferecido o Luizinho dispensou ? Aí a gente fica na dúvida: Será que ele já se julga eleito ? Será que não tem um programa para comentar ? Ou será que ficou acanhado ? Perdeu uma grande oportunidade.

Mas deixa para lá. O que o candidato Dr. Luiz disse todo mundo já sabe porque o programa dele tem sido levado ao eleitor com bastante freqüência, mas tinha lá uma coisa que me chamou a atenção. Falou-se em um Teleférico para a cidade. Coisa interessante, Já pensaram um teleférico baixando lá da Torre da Embratel/Rampa pela Serra do Lopo, chegando ali perto do novo Senai, correndo por sobre o rio da avenida, cruzando a antiga Fernão Dias e descendo no Parque de Eventos ? Ali tem área de estacionamento para os turistas.

Realmente uma idéia interessante.

Mas fica o exemplo. Candidato que dispensa espaço na mídia se julga eleito ou não tem o que dizer.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

OPORTUNIADE PERDIDA

O jornal O REGIONAL DAS ALTEROSAS, que não é de Extrema, mas de Cambuí, trouxe uma matéria entrevistando o candidato a prefeito Dr. Luiz Bergamin. Este, aproveitando a oportunidade, apresentou seus planos, suas idéias e seus compromissos com o eleitor.

Chamou a atenção em seu discurso a promessa da colocação de um teleférico na Serra do Lopo. Sem dúvida, isto seria um baita de um impulso ao nosso projeto turístico. Já imaginaram quanta gente viria para a cidade nos fins de semana ? Logo poderemos pensar na criação de um comércio ao turista, tipo malhas, confeções, etc. Que geraria muitos empregos, mais renda.

Mas a parte negativa da matéria ficou com o candidato Luizinho que, de acordo com o jornal, se negou a dar a entrevista. Uma pena, pois poderiamos ter tudo em uma matéria só e poder comparar, analisar, discutir.

Por enquanto o eleitor vai ficar com informação de um lado só.

E tem gente na idde falando em promover um debate entre os candidatos. Não creio que isto ocorra. Se o Luizinho não quis uma comparação via jornal que dirá em debate público. Que pena !

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Jovens na política

Senhores papais e mamães de nossa Extrema. Fiquem atentos aos seus filhos.
A política em nossa cidade está "fervendo" e a nossa democracia permite que todo mundo dê opinião, façam críticas, comentem. Isto é muito bom porque um povo politizado jamais será escravizado.

Mas tudo isto precisa ser observado com muito cuidado. Jovens, menores de idade, estão sendo levados por adultos a escreverem coisas passíveis de provas, que poderão ser exigidas perante a lei. Tenho observado que as coisas já fogem de qualquer controle. Pessoas são ofendidas, caluniadas, sem qualquer respeito pela pessoa e pela sua imagem.

Não se podem esquecer que ainda temos leis. De nada adianta um jovem se esconder atrás de um pseudônimo para atacar outra pessoa, pois a justiça pode facilmente descobrir de onde vieram as mensagens. E aí, os pais deste menor terão que responder perante a justiça por aquilo que seus filhos fizeram.

É muito bom ver a sociedade se envolver na política, defender seus candidatos, suas opiniões. Mas precisamos saber respeitar os limites legais e o bom senso. Extrema tem hoje uma juventude capaz de decidir uma eleição, tal a população de jovens.

Então, que tal deixar a paixão e a emoção de lado e usar a cabeça ?
Avaliar as propostas dos candidatos, principalmente dos vereadores.
Manter o espírito do jovem, mas votar com consciência.

Rodizio de carreatas

As carreatas políticas já se tornaram um hábito em tempos de eleições e sevem para envolver aqueles que apoiam seus candidatos e estão dispostos a trabalharem em prol deles e o povo, que
acaba se contagiando. Tudo muito democrático, muito bonito.

Mas, sempre tem um mas, tem sempre algum espírito de porco que confunde as coisas e transformam um ato de civilidade e de democracia em vandalismo e violência.

Então, para que possamos evitar maiores problemas fica uma sugestão:

Vamos fazer um rodízio de carreatas para que oposição e situação não se encontrem pela cidade
e todos possam se manifestar com liberdade, alegria e respeito.

Com a palavras os coordenadores de campanha.